janeiro 12, 2023

Tendências delivery 2023: saiba o que está em alta

O delivery está em alta nos últimos anos e a tendência é aumentar ainda mais. O mercado de entregas evolui adicionando novas tecnologias e buscando sempre inovar as experiências do consumidor. 

Você, dono de restaurante de delivery, precisa estar atento e atualizado às tendências do mercado de entregas food service para não ficar atrás da concorrência, manter seu negócio ativo e oferecer qualidade no serviço para seus clientes.

Pensando em te ajudar, reunimos algumas tendências importantes para o mercado de delivery em 2023. Confira!

5 tendências de delivery em 2023

1. Plant-Based

A alimentação plant-based é uma das tendências delivery 2023 e está ganhando cada vez mais popularidade, marcando presença em cardápios de diversos restaurantes e em rótulos de uma grande variedade de alimentos. Mas você sabe o que é plant-based?

Ao pé da letra, o termo plant based traduzido significa “baseado em plantas”, mas esse tipo de alimentação não está relacionado apenas ao consumo de plantas, mas sim ao consumo de alimentos de maneira integral, com pouco ou nenhum tipo de processamento. 

Os consumidores têm procurado essa opção de dieta por ser saudável e sustentável, até mesmo pelo fato de usar pouco ou nenhum tipo de produto de origem animal, não agredindo o meio ambiente e os seres!

2. Quick Commerce

O quick commerce, ou Q-Commerce, significa em português “comércio eletrônico rápido” e tem como intuito ser ágil e veloz, pode ser considerado a terceira geração do comércio. O q-commerce é um modelo de venda com entregas mais rápidas. 

A diferença entre Q-Commerce e E-Commerce é que no “E” é normal esperar alguns dias da entrega após finalizar o pagamento, já no “Q” a entrega chega em algumas horas ou minutos após o pagamento.

Presente no delivery de food service, o quick commerce é muito bem representado nas entregas de comidas, em que é feito um pedido e minutos ou horas depois este está sendo entregue na casa do consumidor. No entanto, sua presença não se restringe somente nos restaurantes, mas também nos e-commerce, que facilitam a entrega de alguns produtos em poucas horas.

O Q-Commerce deve ser uma das prioridades no seu delivery devido ao fato de estar colocando o consumidor no centro, pensando em otimizar o tempo de espera do cliente e oferecendo uma entrega rápida. Além de não ficar atrás da concorrência, que talvez esteja aderindo às entregas rápidas também.

3. Cardápios e Pratos Personalizados

É importante oferecer cardápios e pratos personalizados para delivery, pois valoriza o cuidado com o seu cliente. Cardápios feitos de maneira virtual, mantendo a identidade visual de seu estabelecimento e com pratos especiais, vendidos somente no delivery, é capaz de conquistar novos clientes e até mesmo avaliar o gosto do seu público, podendo trazer tais pratos para o físico de seu restaurante.

O podcast da Kitchen Centrall comenta sobre quais os pratos tendência de 2023!

4. Sustentabilidade

Segundo uma pesquisa elaborada pela Innovapack, fornecedora de embalagens brasileiras, 74% dos brasileiros já deixaram de ir a um estabelecimento gastronômico ou pedir comida via delivery devido à falta de práticas sustentáveis destes. Por outro lado, 56,8% dos estabelecimentos consideram investir em práticas sustentáveis. 

Ser sustentável e oferecer pratos, embalagens e métodos que não agridam o meio ambiente é importante para o crescimento dos valores de seu restaurante, além de conquistar clientes conscientes que enxergam o compromisso ambiental do seu estabelecimento.

5. Dark Kitchens (cozinhas para delivery)

As dark kitchens são cozinhas especialmente feitas para delivery, não possuem um espaço físico, somente a cozinha comercial otimizada para entregas.

Utilizando o formato de Dark kitchen, o dono do restaurante não tem que se preocupar com toda a estrutura de um restaurante com salão. Receber os clientes em seus restaurantes inclui pensar em detalhes que vão desde mesas, cadeiras, arquitetura e design da loja até garçons, manobrista e um cardápio atualizado. 

Existem vantagens no delivery com as dark kitchens como o investimento inicial muito mais baixo e custos fixos reduzidos em relação às variáveis.

As dark kitchens são boas soluções para um crescimento rápido do negócio devido ao custo reduzido, o que permite direcionar mais capital à expansão e ao marketing.

É um modelo inovador que veio para ficar, pois proporciona ótimas oportunidades de crescimento com uma política que fortalece os custos variáveis, minimizando burocracias e despesas fixas. 

A Kitchen Central fornece cozinhas comerciais inteligentes e otimizadas para operações de delivery. Nossos estabelecimentos são equipados para tornar a operação eficiente e precisa, contribuindo para que o seu foco seja fazer refeições de ótima qualidade!


Cozinhas eficientes posicionadas em locais estratégicos

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