abril 26, 2022

8 estratégias para delivery de sucesso que você precisa conhecer

São muitos os desafios na gestão do restaurante, especialmente agora, com a pandemia de coronavírus. Com as medidas de isolamento, é cada vez mais forte a tendência que já existia de o movimento no salão começar a cair, enquanto os pedidos de entregas não param de crescer. Adotar estratégias para delivery de sucesso é essencial para ser capaz de atender a demanda, aumentar a margem de lucro e expandir o restaurante e a área de cobertura do serviço.

Este conteúdo especial que preparamos, traz uma série de iniciativas para aplicar no seu restaurante e otimizar o seu delivery. Continue acompanhando e entenda mais sobre o tema!

Quais são as principais tendências para o delivery em 2021?

Segundo pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a perspectiva é a movimentação de US$6,3 trilhões de dólares com delivery no mundo até o final de 2021. Diversas tendências acompanham o grande crescimento desse mercado para este ano.

A primeira perspectiva visível no mercado é o uso de plataformas mais transparentes e confiáveis, que transmitam segurança e que disponibilizam pagamento prático, rápido e online. Além disso, é possível perceber que as entregas vão ficar ainda mais ágeis e otimizadas, além de haver foco na sustentabilidade no fluxo de trabalho e nas entregas. A demanda por velocidade e adaptação continua em vigor, especialmente por causa da pandemia. 

Destacamos também que vai haver foco no omnichannel, potencializando a experiência do cliente. O delivery tende a se expandir para outros mercados e novas tecnologias, como a inteligência artificial e o Big Data, que devem ser aplicados para explorar as possibilidades do negócio, melhorar o fluxo operacional e tornar processos mais eficientes.

Quais são as melhores estratégias para delivery? 

É preciso adotar as estratégias certas para que empresas de delivery alcancem sucesso. Veja quais são as melhores alternativas continuando com a leitura!

1. Defina o local ideal de delivery

Escolher bem o local de delivery é determinante para as operações futuras. O ideal é realizar alguns testes em localidades mais próximas ao restaurante e verificar se a estratégia funciona. 

Uma boa alternativa são asdark kitchens, que são cozinhas otimizadas exclusivamente para delivery. Com elas, você tem condições de expandir o restaurante com um investimento relativamente menor do que a ampliação para um estabelecimento com salão. Afinal, não há custo com aluguel de mesas e cadeiras, a equipe é mais enxuta e não é preciso escolher um ponto movimentado (e, certamente, mais caro) para instalar a unidade.

2. Aposte na fidelização de clientes

A fidelização é mais econômica do que a conquista de clientes novos e traz muitos benefícios para o negócio. Afinal, por meio dela, você alcança fontes mais contínuas de receita, o que ajuda a conduzir as finanças em uma margem mais segura.

Nesse contexto, é importante ter um cadastro de clientes para personalizar o atendimento. Assim, você armazena as informações essenciais sobre o consumidor, e a equipe pode usar esses dados para oferecer um atendimento mais próximo e personalizado.

3. Invista em um bom marketing

Invista em estratégias de marketing online e offline para popularizar o seu delivery. As redes sociais devem ser muito bem utilizadas para promover a aproximação com o público. Uma ótima alternativa é realizar postagens, com vídeos e imagens da equipe trabalhando. Isso ajuda a inspirar confiança e fortalecer o carisma da marca. É uma boa possibilidade também ter um blog e postar conteúdos. Todo o material deve ser elaborado com muito profissionalismo e qualidade, para passar uma impressão positiva do negócio.

4. Tenha um bom atendimento

Um bom atendimento é indispensável para o delivery. Isso envolve investimento em qualidade, na cordialidade e na inclusão. As ideias sobre diversidade devem circular na equipe, evitando discriminações, que poderiam resultar em penalidades para o restaurante. A proposta é mostrar que todos são bem-vindos e fornecer um atendimento respeitoso e gentil.

5. Acompanhe o processo produtivo de perto 

O processo produtivo deve ser supervisionado com regularidade, sempre com foco na qualidade e segurança alimentar. É imprescindível garantir que o alimento chegue seguro ao consumidor

Nas entregas, os cuidados são ainda maiores, pois é preciso ter atenção à conservação e apresentação do prato, que deve passar pela viagem mantendo as características iniciais de sabor, qualidade e aparência. Por isso, é indispensável investir em uma boa embalagem de delivery e monitorar o trabalho da equipe, evitando falhas nas atividades.

6. Otimize as operações

A criação de um fluxo de trabalho ágil, otimizado e funcional é imprescindível para garantir agilidade no atendimento das demandas. Isso pode ser especialmente difícil quando a cozinha se divide entre salão e delivery, já que os horários de pico em ambos coincidem. Para resolver essa dificuldade, uma cozinha otimizada só para entregas, a já mencionada dark kitchen, pode ser um diferencial e facilitar toda a rotina. 

Lembre-se também de organizar a operação de forma inteligente, com recursos bem distribuídos e facilidade de circulação para os colaboradores. Conte com o apoio da tecnologia para gerenciar melhor as tarefas e avaliar o desempenho por meio de indicadores.

7. Mantenha a atualização do cardápio

É muito frustrante para o cliente quando uma opção presente no cardápio não está disponível ou quando um prato deixa de ser oferecido e nada é colocado no lugar. A atualização do menu diante de qualquer modificação é necessária para o sucesso do delivery.

8. Marque presença nos aplicativos

Segundo pesquisa realizada pelo SEBRAE e pela Abrasel, citada anteriormente, cerca de 72% dos restaurantes atualmente estão nos aplicativos de delivery, número que era de apenas 25% antes da pandemia. Com a necessidade do isolamento social para reduzir os índices de contágio por coronavírus, diversos estabelecimentos precisaram ficar fechados, entre eles, bares e restaurantes. Assim, aderir ao delivery foi imprescindível para tentar sobreviver à crise, e os aplicativos são um bom caminho para a marca ficar mais conhecida entre os consumidores. 

Você já deve ter alguma experiência com os aplicativos e sabe o quanto as taxas cobradas são elevadas, o que aumenta a pressão para reduzir preços. Nesse contexto, é preciso buscar formas de reduzir custos na operação para evitar a perda de lucros. Isso sem perder a qualidade, pois é essencial marcar uma presença positiva, com boas avaliações dos consumidores. Invista também em uma boa página para o restaurante nos apps, com fotos de comidas que despertem o apetite e um cardápio atraente.

Como a Kitchen Central pode ajudar com estratégias para delivery de sucesso?

A Kitchen Central conhece diversas estratégias de sucesso e pode ajudar seu delivery a crescer da melhor forma possível. Trabalhamos com o modelo dark kitchen, oferecendo cozinhas comerciais inteligentes, otimizadas e individualizadas para delivery, que são localizadas em pontos estratégicos. Contamos também com ampla experiência, conhecimento de mercado e utilizamos tecnologias avançadas para ajudar a alavancar os negócios dos nossos clientes.

É importante adotar estratégias para delivery de sucesso, a fim de melhorar os negócios e facilitar a operação. Aposte em medidas de otimização e busque facilitar o fluxo de trabalho no estabelecimento. Invista em tecnologia e na promoção de um ótimo atendimento, além de zelar pela qualidade e sabor dos alimentos.

Gostou do aprendizado? Aproveite também para entrar em contato com a Kitchen Central!


Cozinhas eficientes posicionadas em locais estratégicos

Conheça nossas Dark Kitchens disponíveis em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Economize dinheiro e acelere o seu negócio de forma lucrativa com delivery. Não perca tempo, cadastre-se agora e receba o contato do nosso time com maiores informações!

Pronto para começar a cozinhar com a gente?

Pronto para começar a cozinhar com a Kitchen Central? Venha fazer um tour nas nossas cozinhas para delivery!

Nome
Sobrenome
Telefone pessoal
Email
Nome do Restaurante
Cidade de Interesse
Tipo de Restaurante
Função

Obrigado pelo seu contato.

Muito em breve nosso time entrará em contato para entender melhor suas necessidades.