janeiro 12, 2022

O que você deve saber sobre o crescimento do mercado de alimentação saudável

Depois de tantos efeitos prejudiciais à saúde evidentes com uma dieta não balanceada, alimentos processados e industrializados e o fast food, a população gradativamente passa a procurar opções mais nutritivas para inserir no cardápio.

Além da busca por saúde, a causa ambiental e a preocupação estética são alguns dos motivos que levam o mercado da alimentação saudável a ser tão referenciado e produtivo para se investir. Muitos já estão saturados de alimentos nocivos e sentem na pele os diversos prejuízos da ingestão de comidas pobres em nutrientes, mas ricas em agrotóxicos, açúcares e gordura.  

O mercado de alimentação saudável tem perspectivas promissoras no momento atual e a tendência é de crescimento, especialmente com o avanço da conscientização ambiental e o aumento da escolarização de boa parcela da sociedade. Quer aprender mais sobre o assunto? Confira nosso post especial!

1. Como está o mercado de alimentação saudável hoje?

Segundo um estudo da agência de pesquisa Euromonitor, o crescimento do mercado de alimentação saudável entre 2009 e 2014 foi de 98%. De acordo com a mesma fonte, em 2019 esse mercado movimentou R$ 35 bilhões por ano em nosso país, sendo que 28% dos brasileiros priorizaram consumir alimentos ricos nutricionalmente e 22% optaram pela comida sem conservantes. 

Outra pesquisa realizada pela Euromonitor em 2017 apontou que, de 2011 a 2016, o mercado de alimentos e bebidas nutritivos cresceu uma média de 12,3% ao ano. Só em 2016, foram movimentados R$ 93,6 bilhões em vendas nesse setor.

Já o estudo NutriNet Brasil, feito pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo, mostra que houve uma tendência de aumento na escolha por comida balanceada desde o início da pandemia. Entre os 10.116 primeiros participantes, o consumo de alimentos saudáveis aumentou de 40,2% para 44,6% no período de fevereiro (quando não existia notificação de casos de coronavírus no Brasil) a maio de 2020, em que medidas de isolamento social mais restritivas haviam sido implementadas.

A principal hipótese do estudo foi de que a necessidade de ficar em casa fez as pessoas passarem a preparar mais a própria comida. Podemos acrescentar como motivo para esse comportamento o aumento da preocupação com a saúde, incentivado pela pandemia.

Em uma pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest no ano passado, 35% dos entrevistados relataram manter uma dieta equilibrada, enquanto 14% disseram que focam a alimentação nos produtos naturais. Nesse grupo, 51% das pessoas afirmaram que buscam alimentos in natura, ou seja, consumidos sem alteração; 25% procuram os menos processados; e 33% preferem comida com baixo teor de sódio, gordura ou açúcar.

2. Há perspectivas de crescimento do mercado de alimentação saudável?

O mercado de alimentação saudável inclui não só os restaurantes, mas todos os envolvidos no cultivo, na produção e no fornecimento de alimentos nutritivos. Assim, lojas, mercados, feiras especializadas e membros do setor rural fazem parte desse grupo.

O consumidor de alimentos saudáveis se destaca por ser bastante exigente e estar sempre preocupado com a procedência e o impacto gerado pela produção do item adquirido. As causas ambientais e da busca de comida nutritiva não são a mesma coisa, mas se atravessam. Afinal, um ciclo produtivo sustentável, que respeita o meio ambiente e o ecossistema, garante um alimento íntegro e de alto potencial nutricional ao cliente.

Há ainda quem esteja com foco na estética e em um estilo de vida saudável, longe do sedentarismo. O consumidor fitness também é exigente, mas está especialmente focado no índice de vitaminas, proteínas e calorias, se preocupando tanto com a parte estética quanto em prevenir doenças e manter o preparo físico.

Seja qual for a causa que sustenta a busca por alimentos saudáveis, ela tenta associar sabor, variedade e a viabilidade de preparo do alimento em uma rotina atarefada e corrida. Alguns conseguem se adaptar e preparar a comida nutritiva em casa, mas muitos itens requerem tempo para cozinhar e fica difícil encaixá-los no dia a dia. Assim, os restaurantes e lanchonetes com foco em alimentação saudável são uma grande oportunidade de investimento.

3. Quais são as principais tendências no mercado de alimentação saudável?

O mercado de alimentação saudável apresenta diversas vertentes em que você pode investir. Algumas englobam estilo de vida e outras opções estão associadas às restrições alimentares. Entenda melhor a seguir!

3.1. Dieta plant based

Plant based é a alimentação baseada em vegetais, sem derivados de origem animal ou ingredientes artificiais. Essa dieta prioriza também a ingestão de pouca gordura e muitas fibras, com foco na promoção da saúde e no aproveitamento do potencial nutritivo dos vegetais.

3.2. Alimentação à base de orgânicos

A alimentação orgânica envolve a ingestão de alimentos livres de agrotóxicos e transgênicos. Mais do que um grande potencial para a saúde, essa dieta conta também com os objetivos de valorizar o pequeno produtor rural e respeitar os ciclos da natureza. Os produtos são bastante valorizados e contribuem para favorecer um ciclo de produção que não agrida o meio ambiente.

3.3. Dieta glúten free

O glúten é um composto de proteínas presente em cereais como trigo, aveia, malte, centeio e triticale. Os doentes celíacos apresentam uma reação imunológica à ingestão desse composto, que provoca uma inflamação no intestino e pode gerar complicações.

A forma de tratar o problema é seguir uma dieta livre de glúten. Trata-se de um segmento bastante positivo para investir, já que os pacientes celíacos muitas vezes enfrentam uma carência de opções alimentares para consumirem.

3.4. Alimentação vegana e vegetariana

Segundo uma pesquisa do Ibope, cerca de 15,2 milhões de brasileiros eram vegetarianos em 2018. Esse grupo corresponde às pessoas que não comem carne e, dentro dele, há:

  • aqueles que consomem ovos e leite (ovolactovegetarianos);
  • os que tomam leite, mas não comem ovos (lactovegetarianos);
  • os que comem ovos, mas excluem o leite do cardápio (ovovegetarianos).

A tendência é de crescimento do vegetarianismo e do veganismo, devido à maior sensibilização da população quanto à indústria da carne. Outro fato que contribuiu para isso é a maior parte das pandemias terem alguma relação com o consumo da carne, o que aumenta a preocupação da sociedade em relação ao tema. 

O veganismo é um estilo de vida pautado na ética animal. Nele, a pessoa opta por não utilizar qualquer produto ou item produzido a custo de ou que implique na exploração e no sofrimento dos animais. O grupo ainda conta com poucas opções disponíveis no mercado, portanto é uma ótima possibilidade investir nesse público-alvo. 

3.5. Alimentação fitness

A proposta da alimentação fitness é auxiliar no desenvolvimento e na recuperação dos músculos. Portanto, trata-se de uma dieta associada à prática de atividade física, com o objetivo de potencializar a saúde e também com um foco estético. Os alimentos mais valorizados são: arroz integral, sucos vegetais, bebidas detox, batata-doce, frango, suplementos vitamínicos e ovo.

Esse é um movimento com muitos adeptos, especialmente devido às preocupações da sociedade em manter a boa aparência associada à qualidade de vida e à saúde.

4. Qual a importância de ficar de olho nas tendências do mercado de alimentação saudável?

As tendências no mercado de alimentação saudável ajudam a identificar oportunidades comerciais. Grupos formados por pessoas veganas, celíacas e com alergias alimentares ainda contam com poucas opções disponíveis para consumo e enfrentam verdadeiros desafios para seguirem uma dieta de acordo com suas necessidades.

Existe procura, mas a oferta de produtos é escassa. Portanto, investir nessas áreas e criar um diferencial em seus alimentos podem ser uma boa chance de ampliar a cartela de consumidores e conquistar clientes fiéis.

5. Como investir no mercado de alimentação saudável? 

Para investir no mercado de alimentação saudável, é importante tomar alguns cuidados. Veja nossas dicas sobre esse assunto a seguir!

5.1. Compreenda o seu público-alvo   

É preciso estudar muito bem o seu público-alvo, compreendendo as dificuldades que ele enfrenta no dia a dia. Algumas restrições ou estilos de vida associados à alimentação passam por diversas dificuldades. Como a comida é utilizada para socialização, nem sempre as restrições são facilmente acolhidas pela sociedade. 

Os veganos são um grupo bastante estigmatizado, assim como as pessoas com alergias alimentares, por exemplo. O senso comum adota posturas agressivas e excludentes muitas vezes, dizendo que é “frescura”, pois nem todas as pessoas compreendem a causa do bem-estar animal ou a maior sensibilidade de alguns indivíduos ao leite ou ao glúten.

É preciso ter bastante sensibilidade para trabalhar na área de alimentação saudável, pois muito dessa temática afeta e envolve a consciência das pessoas. Portanto, busque explorar uma tendência com a qual você tenha empatia e compreensão.

5.2. Tenha cuidado com a produção dos alimentos 

Talvez você já trabalhe com restaurantes e se preocupe com a higienização e o preparo adequado dos alimentos. Outro ponto a ser levado em consideração são os cuidados para evitar a contaminação cruzada, que ocorre por:

  • partículas de alimento no ar;
  • uso de talheres em comum;
  • limpeza inadequada;
  • falta de programação no cozimento de alimentos com e sem determinado ingrediente.

No caso de comidas glúten free, por exemplo, partículas de farinha no ar podem se misturar ao alimento, desencadeando riscos para a saúde do consumidor. Assim, é preciso criar um fluxo de preparo do alimento bastante rigoroso e criterioso.

5.3. Aposte no lean kitchen

O lean kitchen é uma metodologia inspirada no modelo Toyota de produção, que tem foco naotimização da cozinha e do fluxo de trabalho, com produtividade, eliminação de desperdício e promoção de qualidade e valor em todo o processo produtivo. Nele, o layout da cozinha é organizado e gerenciado para se alcançar esses princípios. 

Com o lean kitchen, a operação funciona de forma inteligente, organizada e enxuta, mas com tudo o que é necessário para o máximo desempenho acessível aos colaboradores. Isso, além de melhorar a qualidade do serviço, promove agilidade e saúde ocupacional à equipe.

5.4. Invista em delivery de comida saudável

O delivery está em crescimento e ganhando cada vez mais espaço no mercado, especialmente após a pandemia do novo coronavírus. Afinal, a realização de entregas foi a saída para os restaurantes continuarem funcionando diante da necessidade de isolamento social.

A gestão de delivery é relativamente mais simples do que o gerenciamento do salão, e os resultados são bastante promissores. Além disso, o delivery de comida saudável ainda não é tão comum se compararmos ao volume de serviços focados em fast food, sendo uma ótima oportunidade de negócio. 

6. O que aumenta as chances de sucesso no mercado de alimentação saudável?

Além das nossas dicas no tópico anterior, outra solução que tem muito potencial e é uma tendência atualmente são as dark kitchens. Essa possibilidade está alcançando muito sucesso e se mostrando uma oportunidade bastante positiva, especialmente no cenário de pandemia.

As dark kitchens são cozinhas comerciais otimizadas, preparadas exclusivamente para operações de delivery. Trata-se de uma ótima possibilidade para expandir a um custo menor do que uma ampliação convencional. Isso acontece porque as dark kitchens não têm salão e contam com uma rede de custos mais enxuta (não é necessário alugar mesas e cadeiras nem contratar garçons, por exemplo). Assim, montar uma unidade dessa modalidade é mais rápido, barato e descomplicado. 

As dark kitchens são uma ótima oportunidade para quem deseja trabalhar com delivery de comida saudável a um investimento inicial menor. O processo pode ser potencializado ainda mais com o apoio da automação para restaurantes. O uso de tecnologia tende a otimizar a produção, facilitar a gestão de pedidos, melhorar o controle por meio das métricas para delivery e simplificar a gestão financeira do restaurante.

O mercado de alimentação saudável apresenta uma tendência de crescimento e já é responsável por um bom faturamento anual. Investir nesse segmento é uma excelente alternativa para melhorar os negócios e alcançar uma fatia de mercado que ainda não é tão atendida pelos produtos disponíveis atualmente.

As perspectivas são muitas e, para potencializar o seu negócio, lembre-se de estudar bem o público-alvo, preocupar-se com a experiência do consumidor, otimizar a cozinha por meio do lean kitchen e apostar nas dark kitchens para uma expansão segura com um investimento relativamente menor.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite para deixar o seu comentário!


Cozinhas eficientes posicionadas em locais estratégicos

Conheça nossas Dark Kitchens disponíveis em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Economize dinheiro e acelere o seu negócio de forma lucrativa com delivery. Não perca tempo, cadastre-se agora e receba o contato do nosso time com maiores informações!

Pronto para começar a cozinhar com a gente?

Pronto para começar a cozinhar com a Kitchen Central? Venha fazer um tour nas nossas cozinhas para delivery!

Nome
Sobrenome
Telefone pessoal
Email
Nome do Restaurante
Cidade de Interesse
Tipo de Restaurante
Função

Obrigado pelo seu contato.

Muito em breve nosso time entrará em contato para entender melhor suas necessidades.