Afinal, utilizar aplicativos de delivery vale a pena?

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Restaurantes de todos os portes estão vendo o crescimento na demanda do delivery. Afinal, com um dia a dia corrido, muitas pessoas têm preferido fazer pedidos em casa a sair para comer no local.

Nesse sentido, há a possibilidade de se trabalhar com delivery da forma tradicional, em que a empresa utiliza seu próprio canal para que os pedidos sejam realizados. Além disso, há o uso dos aplicativos de delivery. Com eles, uma empresa como iFood ou Uber Eats é responsável pela captação de clientes, e o restaurante apenas deve produzir a comida e entregá-la ao motorista que fará a retirada.

Mas será que vale a pena utilizar um serviço como esse? Neste post, você entenderá quais são as vantagens e as desvantagens para sua empresa. Quer saber mais? Então, continue a leitura!

Quais são as vantagens dos aplicativos de delivery?

Várias são as vantagens de contar com os serviços de um aplicativo de delivery. Confira agora as principais.

Otimiza o processo de delivery

Todo processo de pedidos é otimizado, uma vez que a empresa não precisa captar informações de forma manual de seus clientes. Ou seja, a quantidade de trabalho é diminuída, pois não é preciso anotar informações sobre os consumidores, contratar entregadores ou até mesmo lidar com pagamentos em diversas formas diferentes, como cartão e dinheiro.

Diminui a quantidade de erros humanos no serviço

Em um serviço de entregas tradicional, as chances de um colaborador entender o pedido incorreto e causar frustrações nos clientes é grande. Com os aplicativos de delivery, como você viu, o processo é automático, fazendo com que as informações fiquem registradas na base da plataforma. Dessa maneira, o pedido realizado, bem como o local de entrega, serão informados diretamente pelo usuário.

Oferece maior rapidez e praticidade para o cliente

Efetuar ligações não é uma atividade interessante para muitas pessoas. Afinal, muitas querem fazer seus pedidos de forma mais prática. Com os aplicativos, o ato de falar ao telefone é evitado. Além disso, as próprias informações básicas já estão inseridas, e é possível até mesmo repetir um pedido já realizado. Ou seja, a ação leva apenas poucos segundos.

Incentiva os pedidos

Tem dias que os clientes não pensam em pedir refeições. Mas sempre há promoções e cupons que estimulam o consumo. Dessa forma, os aplicativos incentivam o aumento no número de pedidos, fazendo com que as empresas tenham mais chances de vender.

E as desvantagens dos aplicativos de delivery?

Apesar das várias vantagens, o uso de aplicativos de delivery também apresenta pontos negativos. Confira!

Falta de personalização

Os aplicativos são pensados com o intuito de serem personalizados para o cliente, e não para o seu restaurante. Por isso, a experiência final do consumidor é com a marca da empresa de entrega.

Pagamento de taxas para as empresas

A fim de que todo o sistema de entrega seja rentável para a empresa, é necessário pagar taxas para o aplicativo de delivery. Os valores são utilizados tanto em promoções e marketing quanto no próprio lucro do sistema.

Em muitos casos, entretanto, o pagamento pode ser vantajoso, já que o restaurante poderá diminuir os gastos diretos com publicidade e fazer pagamentos proporcionais ao valor recebido.

Como vimos, os aplicativos de delivery são uma ótima opção para as empresas que desejam atrair mais clientes e fazer com que o restaurante seja conhecido pela população. Mesmo os negócios com mais tempo no mercado podem ser beneficiados, já que podem evitar perder espaço para outros restaurantes que operam exclusivamente com os apps.

Você gostou deste texto? Então, aproveite para ler nossas dicas sobre como ter um delivery de sucesso e aumentar seus lucros!

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