maio 05, 2021

Base de dados de vendas: dicas de como usar para vender mais

A base de dados de vendas é uma solução essencial para o restaurante. Ela processa informações provenientes de diversas fontes e ajuda a avaliar o cenário atual da empresa, assim como as possibilidades e tendências futuras. O objetivo do sistema é realmente proporcionar condições do restaurante operar com inteligência, precisão e qualidade, sempre com decisões baseadas em dados.

Quer aprender mais sobre o assunto e saber como um software pode contribuir para as vendas e as decisões no seu estabelecimento? Confira o nosso post e entenda mais sobre o tema!

Como funciona a base de dados de vendas e qual a sua importância?

A base de dados de vendas funciona a partir da coleta de um grande volume de informações dos processos internos e externos da empresa. Esses dados são reunidos, processados e analisados, com o objetivo de ampliar a visão sobre o negócio e estruturar estratégias de vendas mais certeiras no restaurante. Esses registros podem vir das interações com clientes, de procedimentos internos e até de interações com o mercado externo.

É bom lembrar que os dados podem aparecer de forma estruturada, ou seja, podem ser organizados da mesma maneira, ou não estruturada, sendo menos facilmente processados pelos recursos tecnológicos. A base de dados de vendas é um software que sistematiza todos esses processos, realizando cruzamentos e associações para auxiliar o gestor na condução do negócio.

Assim, essa é uma ferramenta essencial para ter sucesso com o restaurante. Ela instrumentaliza os profissionais e gestores com os conhecimentos necessários para entender melhor o perfil do consumidor, para criar estratégias de marketing mais efetivas e direcionar o time de vendas. Além disso, ajuda no lançamento de produtos e na identificação de tendências.

Por exemplo, se você conta com um sistema para processar as informações relativas às atividades, é possível saber qual prato vende mais e criar promoções com esse artigo. Outra prática viável é fazer o lançamento de novas receitas, com apoio das informações coletadas no software. Dessa forma, a transformação digital para restaurantes proporciona condições para potencializar os negócios e expandir.

Como usar a base de dados de vendas para vender mais e fazer mudanças para alcançar metas?

Os dados podem ser usados para vender e para aplicar estratégias mais efetivas no restaurante. Veja mais sobre como fazer isso a seguir!

Use insights de dados de atividades para informar o treinamento de vendas

A equipe de vendas precisa estar muito ciente de quais são as necessidades e preferências do cliente. Consultando a base de dados, o vendedor pode saber, por exemplo, qual o prato mais pedido pelo consumidor, preferências que o cliente tem em relação a ingredientes e diversas outras informações. Isso ajuda a personalizar a venda, promovendo a fidelização.

O software, além de ajudar no dia a dia dos vendedores, contribui para a criação de treinamentos direcionados, o que fortalece a base de conhecimentos da equipe. Com isso, é possível ter um atendimento melhor e mais preciso.

Analise dados para revelar tendências

A previsão de tendências é muito positiva para o restaurante, contribuindo para o negócio se sobressair em relação à concorrência. Porém, o ideal é que esse processo seja feito com base em dados sistematizados, para evitar erros e investimentos em práticas que não vão ter bons resultados. A base de dados de vendas percebe padrões de comportamento do público, de forma a favorecer a análise pelos gestores. Com isso, o negócio é direcionado de forma mais estratégica e inteligente.

Desenvolva um perfil de cliente ideal

Conhecer bem o público é essencial para direcionar as ações no restaurante. Montar um perfil de cliente ideal do estabelecimento contribui para a segmentação das estratégias de marketing e venda e para a criação de promoções e pratos personalizados.

A base de dados de vendas permite conhecer os consumidores em suas principais necessidades e preferências. Assim, é possível delimitar quais estratégias são mais certeiras para os anseios e escolhas do consumidor.

Sabemos que, para quem já trabalha com um restaurante, há algumas ideias em relação a esse assunto que surgem de forma um pouco intuitiva. Porém, com o software, vai ser possível ter dados sistematizados e fáceis de interpretar.

Como a base de dados de vendas e as dark kitchens podem contribuir para o delivery?

A base de dados de vendas possibilita promover melhorias no restaurante e tomar decisões com mais segurança. Por exemplo, um software ajuda a perceber que as dark kitchens são um modelo de negócio em expansão no mercado. Isso acontece especialmente porque o delivery se expandiu com a pandemia de coronavírus.

As dark kitchens são cozinhas comerciais otimizadas, preparadas exclusivamente para operações de delivery. É uma proposta com investimento inicial relativamente menor que o restaurante convencional, pois dispensa os diversos custos que um salão proporciona.

Com a base de dados e as dark kitchens, você pode potencializar seu delivery em termos de qualidade e agilidade, pois o restaurante com salão atende só às demandas do estabelecimento e a dark kitchen fica dedicada aos pedidos de delivery. Além disso, o custo de manutenção da cozinha comercial exclusiva para entregas é bem menor, além de ser uma ótima estratégia para manter as vendas em meio ao cenário de incertezas e do isolamento social.

Como criar sua base de dados de vendas?

Para criar sua base de dados de vendas, é importante escolher um bom software para armazenar e processar a informação. A equipe deve ser capacitada para o uso da solução e também é necessário realizar reuniões com regularidade, para a discussão de estratégias associadas ao negócio.

A Kitchen Central fornece cozinhas comerciais otimizadas e inteligentes, preparadas exclusivamente para operações de delivery. Contamos também com um software próprio que se conecta a todas as plataformas (Rappi, Uber Eats, Ifood, 99Foods) integradas em um pequeno sistema, gerando diversos benefícios para o seu negócio.

A tecnologia contribui para você gerir o restaurante, planejar a demanda e maximizar sua margem de lucro. Disponibilizamos, juntamente, ferramentas e suporte, para você ter acesso aos clientes de forma prática e descomplicada. Assim, nossa solução traz a centralização de dados e promove insights de vendas.

Um software ajuda a otimizar as vendas e a fortalecer o negócio, por meio da reunião, integração e sistematização de dados, proporcionando condições para avaliações cuidadosas e decisões certeiras. Com esse sistema, o restaurante vai ter a possibilidade de se expandir de forma eficiente e escalável, com dados centralizados e capacidade decisória fortalecida. A base de dados de vendas contribui para potencializar os negócios, facilitar a gestão e prever tendências de mercado.

Gostou do conteúdo? Aproveite e confira também nosso artigo especial sobre engenharia de cardápio!


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