Como se preparar para a Black Friday em seu delivery?

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A Black Friday em restaurante é o evento mais esperado do calendário, sendo conhecida por trazer aos consumidores promoções incríveis e preços abaixo do normal. Ela ocorre sempre na última sexta-feira de novembro e é uma boa oportunidade para que os estabelecimentos pensem em uma estratégia para conquistar mais clientes.

A data é importante para que o restaurante esvazie os estoques antes do Natal, se preparando para vender mais no fim do ano. Além disso, trata-se de um modo de fazer com que as pessoas que nunca pediram no seu estabelecimento experimentem os pratos pela primeira vez ou fidelizar clientes antigos com os descontos oferecidos.

Quer saber como preparar seu delivery para a Black Friday? Então, não perca o nosso post. Boa leitura!

Planeje-se

O primeiro ponto a ser considerado no momento de preparar o delivery para a Black Friday é investir em planejamento. Para isso, tente entender qual é o objetivo do seu negócio ao participar do evento. Aumentar o faturamento por mês, divulgar a marca ou conquistar mais clientes são algumas das opções.

Após estabelecer até onde você deseja ir, chegou o momento de traçar uma estratégia para atingir o objetivo. Caso a meta seja fazer com que o seu restaurante fique mais conhecido, uma boa opção é investir em embalagens personalizadas para o delivery, marcando presença na memória dos clientes.

Tente oferecer itens gratuitos

Uma boa maneira de despertar o interesse das pessoas pelo seu delivery é oferecer pratos gratuitos. Por mais ousada que essa dica pareça, fazer com que o prato mais vendido saia de graça levará o consumidor a consumir mais bebidas e entradas.

A recomendação é fazer uma proposta como: “os 50 primeiros clientes ganharão determinado prato de graça”. Caso você tenha uma lista de clientes fiéis, outra opção é valorizá-los, pois mantê-los é tão importante quanto conquistar novas clientelas. Assim, aproveite a data para aproximá-los ainda mais, proporcionando uma boa promoção, como um prato pela metade do preço ou sobremesa grátis.

Faça sorteios nas redes sociais

Se você usa as redes sociais, com certeza já reparou que muitos estabelecimentos fazem sorteios. A mecânica costuma ser a mesma. Para participar, a pessoa precisa marcar determinada quantidade de amigos, seguir ou curtir um perfil e compartilhar a publicação.

Tudo isso pode aumentar a visibilidade tanto da marca quanto do sorteio, incentivando uma parcela ainda maior de indivíduos a participar e conhecer o seu restaurante. Assim, invista nesse tipo de promoção e ofereça recompensas como refeições gratuitas, combo de pratos, entre outras.

Use o sorteio a favor do seu estabelecimento na Black Friday. Crie-o com antecedência e invista na divulgação. Mesmo quem não ganhar pode entrar em contato com o restaurante, tornando-se consumidor caso a proposta do negócio agrade.

Mantenha o estoque em dia

Como vimos, promoções específicas para a data são fundamentais quando o objetivo inclui aumentar as vendas e conquistar novas clientelas. Por isso, é muito importante se planejar com antecedência, mantendo o estoque em dia — tanto de embalagens quanto de ingredientes. Com isso, será possível atrair novos consumidores, além de garantir a qualidade na apresentação dos pratos, no sabor e na embalagem.

Ofereça cupons de desconto

Os cupons de desconto chamam muita atenção dos consumidores e podem ser as estrelas da Black Friday. Eles são eficientes porque é possível avaliar e controlar quantas pessoas compraram no seu restaurante durante a promoção. Para tanto, após criar a campanha de desconto, é necessário divulgá-lo.

Crie algumas artes e compartilhe os cupons nas redes sociais, como WhatsApp, Instagram, Facebook e até nos anúncios do Google. Isso pode fazer com que os cupons sejam compartilhados e alcançados por diferentes públicos. Aproveite o momento para ter uma equipe de marketing que auxilie nesse quesito.

Intensifique as promoções

Deixar para anunciar as promoções em um prazo próximo do dia da Black Friday é um erro, já que muitas pessoas não dispõem de crédito ou dinheiro à mão com tanta facilidade. Como elas costumam se preparar com antecedência, tente ofertar em tempo prévio para preparar os clientes para a despesa.

Quanto melhor for a sua oferta, maior a chance de vendas com a atração do consumidor e o fortalecimento do restaurante. Ao intensificar as promoções e proporcionar bons preços, você pode criar mais oportunidades de negócio.

Crie landing pages

As landing pages são utilizadas com o objetivo único de conversão, portanto precisam oferecer boas experiências aos consumidores no primeiro contato com o seu negócio. Com essa estratégia, você é capaz de antecipar as tendências das buscas para a Black Friday.

O comportamento do cliente no site permite que você entenda melhor seus interesses e descubra se os leads coletados proporcionam elementos que possam vincular o cliente aos produtos. Com os dados colhidos, será possível oferecer a ele a vantagem de ser o primeiro para comprar qualquer prato.

Invista na divulgação

Outro ponto essencial à preparação da Black Friday é criar um plano para divulgar as ações do seu negócio. Isso porque, para ter um bom retorno, é necessário mostrar aos clientes aquilo que o seu delivery está fazendo.

Um jeito barato e fácil de divulgar é usando as redes sociais e o e-mail marketing. Disponibilizar um material promocional nos aplicativos de entrega é outra opção interessante.

Mensure os resultados

Um passo muito importante durante a preparação para a Black Friday é analisar o resultado alcançado no último evento. Afinal, é verificando o que deu certo e o que não funcionou direito que você pode garantir mais acertos e menos prejuízos na próxima edição. Caso o seu restaurante não tenha participado da Black Friday do ano passado, prepare-se para estimar os resultados dessa vez.

Agora que você já sabe como se preparar para a Black Friday em restaurante, não deixe de seguir as nossas dicas para obter bons resultados. Além disso, faça uma análise das estratégias testadas para verificar sua taxa de sucesso. Assim, elas podem ser reutilizadas em outros momentos ou reformuladas para que tenham um melhor desempenho nas próximas vezes.

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