Branding para restaurantes: saiba como gerir sua marca

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Você já ouviu falar em branding para restaurantes? Normalmente, grandes marcas valem mais que o todo o seu patrimônio físico? Isso mesmo. Marcas como Google, Coca-Cola, Apple e Facebook têm uma imagem tão forte que seus bens tangíveis, como imóveis, carros, terrenos, valem menos do que a marca em si.

Ou seja, qualquer novo produto ou serviço que elas lançarem, já nascem com grandes chances de sucesso só pela imagem que a marca representa para o público.

Mas ok, você deve estar se perguntando, legal, mas o título é branding para restaurantes, o que isso pode agregar para o meu negócio afinal? Seja pequeno, médio ou grande, atualmente, qualquer negócio deve se preocupar com a gestão da imagem da sua marca a curto, médio e longo prazo.

Caso contrário, corre o risco de brigar por preço eternamente. Então, leia esse artigo com atenção, pois aqui vamos compartilhar algumas técnicas fundamentais para que a sua marca tenha mais chances de ter sucesso em um mercado cada vez mais concorrido.

O seu produto ou serviço é baseado em preço ou valor?

Essa é uma pergunta capciosa que você precisa fazer diariamente. Observe um exemplo simples que ilustra bem o poder de uma marca: pense em um produto que você nunca comprou no supermercado ou em uma farmácia. Uma fralda talvez.

Se alguém na pressa te pedir para comprar um pacote de fraldas e por algum descuido não disser qual marca, mas for enfática ao pedir “a melhor”, chegando na drogaria, com talvez dezenas de opções na prateleira, qual você irá comprar? A que está na promoção, a que para você de alguma forma o nome lhe soou mais familiar ou a mais cara?

Arriscamos dizer que você iria na mais cara, porque tendemos a achar que o custo mais alto está ligado à qualidade (melhores insumos e ingredientes), mas qualquer uma das opções tem a ver com gestão de marca. Quer seja uma fralda ou um belo prato de restaurante, por trás sempre há uma marca com uma proposta de valor por trás.

Uma imagem que vem sendo construída através do tempo de acordo com o que se comunica dessa marca e a experiência que o consumidor tem de fato com aquela marca. Por isso a importância do alinhamento entre o que se promete e o que de fato você entrega ao consumidor. Já que ninguém gosta de se sentir enganado.

Portanto, pensar em branding de restaurantes é justamente pensar em tudo o que o seu negócio promete e entrega para as pessoas.

No caso do consumo dentro do estabelecimento, a experiência do cliente vai do início ao fim, passando pela entrada, com um caloroso bem-vindo na recepção, a interação com os garçons, o sabor e apresentação do prato até a entrega da conta. Tudo conta e faz a diferença.

Som, cor, slogan. O papel principal é comunicar a todo momento os principais benefícios e a proposta de valor da sua empresa. Ou seja, não é comida que se vende, mas uma experiência gastronômica completa e a sua marca representa tudo isso.

Mas é possível pensar em branding para restaurantes também no delivery? 

Quando estamos falando de delivery, é mais complexo vender uma experiência, especialmente se o seu serviço de entrega é terceirizado.

Basta pensar nos pontos de contato com o seu cliente. Pedido pelo site, app ou telefone (que cá entre nós, piora a experiência, com o acréscimo de telefone ocupado, pedidos tirados de forma errada, etc.), velocidade na entrega, cordialidade do motoboy, embalagem e por último a qualidade do prato.

O cliente não está no ambiente do seu restaurante, você tem pouco controle sobre os pontos de contato, mas tendo uma marca forte, respaldada por uma proposta de valor contundente e verdadeira, fica mais fácil.

Pense na embalagem, em uma simples mensagem feita a mão de agradecimento pela preferência, no treinamento ou conselho de como o motoboy pode fazer uma melhor entrega. Tem a ver com propósito e cuidado nos mínimos detalhes.

Como posso criar uma proposta de valor única e sustentável para o meu restaurante?

O propósito é o novo gourmet. Para você chegar a uma proposta de valor singular é preencher o “Golden Circle” ou o círculo de ouro, onde você responde a três perguntas básicas sobre a sua empresa:

  • O quê? O que a sua empresa faz.
  • Como? O que vocês fazem de diferente que torna a empresa única
  • Por quê? Qual é o propósito da empresa?

As três perguntas devem levar a empresa a um posicionamento claro, que traduza a sua proposta de valor para os atuais e futuros clientes. 

O mais importante é ter a clareza de que vender mais deve ser a consequência da sua proposta de valor e que de nada adianta o dono criar a proposta de valor, mas ela “residir” dentro dele.

Ela deve ser comunicada aos colaboradores e se transformar em treinamento. Ela tem que estar no sangue de todos, pois é o DNA da marca.

Também não adianta criar propostas de valor mirabolantes que não sejam executáveis ou que acabem criando uma má compreensão no público-alvo. Simplicidade é a chave.

O livro A Estratégia do Oceano Azul faz uma analogia interessante sobre a criação de valor para que as marcas saiam da concorrência sangrenta (mar vermelho) e comecem a nadar no mar azul, onde não existem concorrentes diretos e a proposta de valor é tão forte que faz com que o preço se torne praticamente irrelevante.

Ou seja, o sonho de qualquer empreendedor. Então, capriche na sua receita especial, crie uma proposta de valor imbatível e se destaque no mercado de food service! A Kitchen Central está aqui para te ajudar nessa empreitada.

Sobre a Kitchen Central 

A Kitchen Central é uma empresa de cozinhas e pontos de vendas inteligentes, em locais estratégicos de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, que utiliza inteligência de vendas especializada para expandir o seu delivery.

Nossas cozinhas e pontos de vendas inteligentes são projetados para atender a todas as necessidades do mercado delivery, diminuindo os altos custos dos espaços tradicionais e as burocracias. Como cada negócio tem suas particularidades, os layouts podem ser personalizados e adaptados de acordo com as suas necessidades. 

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