setembro 04, 2022

Como criar um cardápio online atrativo?

Já é comum que os restaurantes disponibilizem um cardápio online para os serviços de delivery. Entretanto, é necessário tomar uma série de cuidados para que os consumidores realmente se interessem pelos pratos e realizem os pedidos.

Caso contrário, mesmo que a pessoa tenha chegado à página da sua empresa ou às redes sociais e aplicativos de entrega, deixará de fazer o pedido, diminuindo os lucros do restaurante.

Para que isso não aconteça, a seguir você verá o que é um cardápio digital, qual é sua importância e as melhores dicas para prepará-lo. Quer entender melhor? Então, veja o que fazer. Boa leitura!

O que é um cardápio digital?

Quem deseja pedir uma refeição normalmente encontra diversas opções de pratos e estabelecimentos. Então, quais fatores farão com que a pessoa decida pelo seu restaurante? Além da avaliação nos aplicativos e do famoso boca a boca, a elaboração do cardápio online é decisiva.

Ele é parecido com o cardápio tradicional, mas é possível fazer testes de novas receitas e acompanhar o retorno em tempo real, assim como alavancar a venda de alguma refeição específica, simplesmente alterando a ordem dos pratos dentro do seu cardápio digital.

Qual é a importância do cardápio online para o restaurante?

Nos dias de hoje, o cardápio online é fundamental para qualquer tipo de restaurante, até mesmo os tradicionais. Veja, a seguir, os motivos.

Maior funcionalidade

Com o cardápio online, os clientes podem pesquisar os pratos a qualquer momento. Além disso, os aplicativos de entrega contam com as melhores ferramentas para que o restaurante consiga se destacar no mercado.

Impulso nas vendas

Muitas vezes, os restaurantes virtuais precisam contar com o boca a boca, a divulgação nas redes sociais (principalmente em grupos) e os folhetos, o que diminui a eficácia das ações.

Mas com um bom cardápio online e utilizando aplicativos de entrega, por exemplo, a empresa ganha maior visibilidade e pode aumentar o número de vendas, já que são as próprias plataformas são responsáveis por captar os clientes. Assim, o restaurante precisa se preocupar apenas em produzir as refeições.

Apelo visual

No cardápio tradicional, nem sempre todos os pratos e bebidas têm imagens, já que a área do material impressa é limitada. Quando se trata do cardápio virtual, por outro lado, o melhor conselho é inserir fotografias reais da refeição, que sejam tiradas com carinho, no cardápio digital.

É comum encontrarmos restaurantes que fazem fotos pouco atrativas, nas quais os alimentos estão caindo do prato ou mesmo inseridos de forma descuidada. Mas vale ressaltar que a finalização é o que dará a vontade de realizar o pedido e comê-lo.

Como construir o passo a passo?

Agora que você já sabe o que é um cardápio online e qual é a importância que ele tem para os restaurantes, confira abaixo como construir o seu.

Cardápio específico

Ser específico no cardápio é uma das melhores formas de otimizar os recursos do restaurante. Em vez de ser generalista, trabalhe com pratos que realmente remetem à sua marca, já que as pessoas dificilmente pedirão sushi em um lugar conhecido pelas pizzas comercializadas.

Se o seu cardápio online tem diversas opções de tipos de culinária diferentes, vale a pena estudar uma quebra e a criação de novas marcas. Pode ser mais interessante fazer uma nova marca que passe confiança quanto à qualidade e credibilidade da empresa, como Pizza Kitchen, Sushi Kitchen e Kitchen Massas.

Cardápio enxuto

Quando o restaurante trabalha com um cardápio longo, deve contar com todos os itens necessários para a produção. Na falta deles, o prato fica inativo no sistema, o que não é interessante.

A grande quantidade também tende a diminuir a conversão: pessoas que entram no cardápio do restaurante, mas não fazem nenhum pedido. Por isso, recomenda-se trabalhar com uma quantidade próxima a dez pratos.

Pratos desenvolvidos para delivery

Muitos restaurantes tentam replicar no delivery os mesmos pratos comercializados no ponto comercial. O problema disso é que nem todos os itens oferecem a mesma experiência, já que em muitos casos eles precisam ser consumidos imediatamente ou chegam desconfigurados à casa do cliente (ou ao local de consumo). Se você tiver dúvidas, faça testes.

Quais são as dicas para escalar as vendas?

  • Mantenha uma boa oferta no topo do cardápio.
  • Trabalhe com um cardápio enxuto, que agrade a solteiros, casais e famílias (combos).
  • Descreva bem seus pratos para gerar menos dúvida possível.
  • Evidencie os produtos mais vendidos.
  • Utilize até 4 categorias.
  • Elimine os pratos que vendem menos.

Dica extra: Cada prato deve ter ficha técnica com quais ingredientes e insumos são utilizados na sua preparação. Saber o custo de cada produto facilita a precificação e a aplicação de estratégias de marketing como descontos. Afinal, ninguém quer vender mais com margem zero, né? 

Utilize a estratégia de SEO no seu cardápio

O SEO é a otimização de palavras-chave para os mecanismos de busca, como o Google. Essa estratégia pode e deve ser aplicada dentro da sua loja no iFood, de modo a utilizar palavras e expressões que façam parte do seu nicho de mercado e que performem melhor no sentido de fazer com que a sua marca apareça entre as primeiras em uma busca por um produto carro-chefe do seu restaurante, por exemplo. 

Gostou das nossas dicas? Então aproveite para entender como é possível atrair e fidelizar os consumidores para que seu negócio continue ativo por mais tempo.

Preparamos um conteúdo sobre como criar uma estratégia de marketing para restaurantes digitais. Esperamos por você!


Cozinhas eficientes posicionadas em locais estratégicos

Conheça nossas Dark Kitchens disponíveis em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Economize dinheiro e acelere o seu negócio de forma lucrativa com delivery. Não perca tempo, cadastre-se agora e receba o contato do nosso time com maiores informações!

Pronto para começar a cozinhar com a gente?

Pronto para começar a cozinhar com a Kitchen Central? Venha fazer um tour nas nossas cozinhas para delivery!

Nome
Sobrenome
Telefone pessoal
Email
Nome do Restaurante
Cidade de Interesse
Tipo de Restaurante
Função

Obrigado pelo seu contato.

Muito em breve nosso time entrará em contato para entender melhor suas necessidades.