Como criar um cardápio online atrativo?

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Já é comum que os restaurantes disponibilizem um cardápio online para os serviços de delivery. Entretanto, é necessário tomar uma série de cuidados para que os consumidores realmente se interessem pelos pratos e realizem os pedidos.

Caso contrário, mesmo que a pessoa tenha chegado à página da sua empresa ou às redes sociais e aplicativos de entrega, deixará de fazer o pedido, diminuindo os lucros do restaurante.

Para que isso não aconteça, a seguir você verá o que é um cardápio digital, qual é sua importância e as melhores dicas para prepará-lo. Quer entender melhor? Então, veja o que fazer. Boa leitura!

Em que consiste um cardápio digital?

Quem deseja pedir uma refeição normalmente encontra diversas opções de pratos e estabelecimentos. Então, quais fatores farão com que a pessoa decida pelo seu restaurante? Além da avaliação nos aplicativos e do famoso boca a boca, a elaboração do cardápio online é decisiva.

Ele é parecido com o cardápio tradicional, mas é possível fazer testes de novas receitas e acompanhar o retorno em tempo real, assim como alavancar a venda de alguma refeição específica, simplesmente alterando a ordem dos pratos dentro do seu cardápio digital.

Qual é sua importância para o restaurante?

Maior funcionalidade

Com o cardápio online, os clientes podem pesquisar os pratos a qualquer momento. Além disso, os aplicativos de entrega contam com as melhores ferramentas para que o restaurante consiga se destacar no mercado.

Impulso nas vendas

Muitas vezes, os restaurantes virtuais precisam contar com o boca a boca, a divulgação nas redes sociais (principalmente em grupos) e os folhetos, o que diminui a eficácia das ações.

Mas com um bom cardápio online e utilizando aplicativos de entrega, por exemplo, a empresa ganha maior visibilidade e pode aumentar o número de vendas, já que são as próprias plataformas são responsáveis por captar os clientes. Assim, o restaurante precisa se preocupar apenas em produzir as refeições.

Apelo visual

No cardápio tradicional, nem sempre todos os pratos e bebidas têm imagens, já que a área do material impressa é limitada. Quando se trata do cardápio virtual, por outro lado, o melhor conselho é inserir fotografias reais da refeição, que sejam tiradas com carinho, no cardápio digital.

É comum encontrarmos restaurantes que fazem fotos pouco atrativas, nas quais os alimentos estão caindo do prato ou mesmo inseridos de forma descuidada. Mas vale ressaltar que a finalização é o que dará a vontade de realizar o pedido e comê-lo.

Como construir o passo a passo?

Cardápio específico

Ser específico no cardápio é uma das melhores formas de otimizar os recursos do restaurante. Em vez de ser generalista, trabalhe com pratos que realmente remetem à sua marca, já que as pessoas dificilmente pedirão sushi em um lugar conhecido pelas pizzas comercializadas.

Se o seu cardápio online tem diversas opções de tipos de culinária diferentes, vale a pena estudar uma quebra e a criação de novas marcas. Pode ser mais interessante fazer uma nova marca que passe confiança quanto à qualidade e credibilidade da empresa, como Pizza Kitchen, Sushi Kitchen e Kitchen Massas.

Cardápio enxuto

Quando o restaurante trabalha com um cardápio longo, deve contar com todos os itens necessários para a produção. Na falta deles, o prato fica inativo no sistema, o que não é interessante.

A grande quantidade também tende a diminuir a conversão: pessoas que entram no cardápio do restaurante, mas não fazem nenhum pedido. Por isso, recomenda-se trabalhar com uma quantidade próxima a dez pratos.

Pratos desenvolvidos para delivery

Muitos restaurantes tentam replicar no delivery os mesmos pratos comercializados no ponto comercial. O problema disso é que nem todos os itens oferecem a mesma experiência, já que em muitos casos eles precisam ser consumidos imediatamente ou chegam desconfigurados à casa do cliente (ou ao local de consumo). Se você tiver dúvidas, faça testes.

Agora que você sabe como criar um cardápio online, chegou a hora de entender como é possível atrair e fidelizar os consumidores para que seu negócio continue ativo por mais tempo. Estudar e contar com os melhores parceiros são atitudes fundamentais.

Nesse sentido, veja agora como criar uma estratégia de marketing para restaurantes digitais. Esperamos por você!

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