Como criar um cartão fidelidade para reter mais clientes?

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Você sabia que a aquisição de novos clientes pode custar de cinco a sete vezes mais do que manter os clientes atuais? Essa é uma afirmação atribuída ao guru do marketing, Philip Kotler, mas não é preciso refletir muito para se chegar a conclusão de que convencer alguém que nunca experimentou o seu produto ou serviço demanda mais esforço pelo simples fato de que há uma desconfiança natural com tudo que é novo, ainda mais quando demanda um investimento financeiro.

Por isso, programas de fidelidade são comuns entre empresas de todos os tamanhos, e podem envolver uma grande complexidade, como é o caso dos programas de pontos ou milhas dos cartões de crédito e das companhias aéreas, ou extremamente simples, como os cartões de fidelidade que iremos apresentar nesse post. Então, se você nunca pensou em uma forma de fidelizar seus clientes ou quer melhorar os incentivos de retenção de consumidores atual, fique conosco até o final!

Retenção e fidelização de clientes. Como começar? 

Programas de pontuação e fidelização, como já foi dito, são amplamente utilizados por grandes empresas, mas para começar, basta um cartão simples, como os “antigos” cartões de apresentação. Na frente, pode ter o logo do seu negócio de food service com os seus contatos, como whatsapp e perfis nas redes sociais, e atrás espaços específicos para serem carimbados ou marcados, de acordo com a quantidade de vezes que o cliente tem que consumir no seu estabelecimento para ganhar uma cortesia. 

É interessante que a cortesia que o cliente irá ganhar já esteja descrita no próprio cartão, e que a cada novo pedido o carimbo, adesivo ou a marcação que será feita tenha uma espécie de garantia anti-fraude, como uma rúbrica do gerente do negócio, por exemplo. 

Também é extremamente importante que se faça um cálculo básico de quanto você terá que investir nessa ação e quanto isso irá consumir da sua margem. O “brinde” tem que se pagar a partir do consumo prévio do cliente, por isso, muitas vezes é necessário que se estabeleça um pedido mínimo dentro de um determinado tempo para que ele ganhe o benefício da promoção.

Feito esse planejamento prévio, provavelmente a gráfica mais próxima faça esse trabalho de impressão. Aí é imprimir a quantidade que desejar e monitorar constantemente se essa ação está trazendo o retorno esperado, que é manter seus clientes comprando com regularidade.

Cartão de fidelidade iFood

Se você já é parceiro do ifood, fica ainda mais fácil. A empresa já disponibiliza um programa de fidelidade para os seus parceiros dentro do próprio aplicativo. Você pode estipular o número de pedidos que o consumidor deve fazer em um determinado período para estar apto a receber um desconto se cumprir a meta. 

Os descontos mais comuns dados no app são R$20 a cada três pedidos ou R$30 a cada cinco. Para criar a promoção você deve buscar por “programa de fidelidade” no painel do parceiro e cadastrar a sua promoção.

Já os clientes encontrarão o seu restaurante dentro do aplicativo indo em “perfil”, “fidelidade” e em seguida, “ver lojas com fidelidade”. Lá ele encontrará todos os restaurantes da região que participam do programa e assim que ele fizer o primeiro pedido em um desses restaurantes, automaticamente já estará participando da promoção. 

Sobre a Kitchen Central 

A Kitchen Central é uma empresa de cozinhas e pontos de vendas inteligentes com unidades em locais estratégicos de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, e utiliza inteligência de vendas especializada para expandir o seu delivery.

Nossas cozinhas e pontos de vendas inteligentes são projetados para atender a todas as necessidades do mercado delivery, diminuindo os altos custos dos espaços tradicionais e as burocracias. Como cada negócio tem suas particularidades, os layouts podem ser personalizados e adaptados de acordo com as suas necessidades.

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