maio 03, 2020

Cozinha comercial: entenda como montar uma cozinha otimizada para produção rápida e de qualidade

Com a expansão do mercado de delivery, os restaurantes precisam se adaptar ao esquema de produção em massa sem comprometer a qualidade dos pratos e o tempo de entrega dos pedidos, proporcionando uma melhor experiência aos clientes. Por isso, a maneira ideal para garantir a funcionalidade do preparo de alimentos para entrega é a cozinha comercial.

Nos horários de maior demanda, por exemplo, só uma cozinha preparada consegue operar como as indústrias, com uma linha de produção organizada e pronta para atender rapidamente aos pedidos, evitando erros durante o processo. Essa precisão garante a satisfação dos consumidores e, consequentemente, o sucesso do seu negócio.

A seguir, apresentaremos outros motivos para você investir em uma cozinha comercial e o que é preciso para montar a sua de acordo com as necessidades do seu restaurante. Por fim, vamos mostrar como esse tipo de cozinha pode ajudar no serviço de delivery. Não perca!

Por que investir em uma cozinha comercial?

Uma cozinha profissional de sucesso vai muito além dos utensílios que a compõem. Seu modo de organização otimiza o desempenho de toda a equipe no preparo dos pedidos.

Além de permitir o atendimento da alta demanda de preparo característica do delivery e contribuir com a diminuição do tempo de produção dos pratos, a cozinha organizada reduz o desperdício de insumos – e, consequentemente, o seu CMV. Isso porque tais espaços contam com uma área específica para o armazenamento, permitindo um melhor acompanhamento do fluxo de ingredientes no seu estoque.

A cozinha comercial também pode aumentar a motivação da equipe. Afinal, todo profissional gosta de trabalhar em um ambiente que ofereça a infraestrutura adequada ao cumprimento das atividades.

Essas cozinhas não apenas aumentam a capacidade de produção do restaurante e o otimizam para delivery, mas podem fortalecer a relação do seu negócio com os consumidores. A diminuição de erros durante o processo de produção dos pedidos e o menor tempo de preparo são fatores que levam a uma boa avaliação dos consumidores nos aplicativos de delivery, o que melhora o posicionamento do restaurante nesses apps.

Em que pensar na hora de montar sua cozinha comercial?

Cada restaurante tem necessidades próprias, de acordo com a especialidade. No entanto, existem alguns pontos que devem ser observados por todos no momento de montar a cozinha ideal. Vamos a eles?

Layout

Se a cozinha de um restaurante tradicional costuma ser proporcional ao tamanho do salão e ao número de mesas, no serviço de delivery o espaço deve ser o suficiente para atender à produção de pratos em larga escala.

Outra recomendação importante é que a cozinha seja idealizada a partir de sessões, como: limpeza, armazenamento, preparo de alimentos, cozimento de refeições e serviço. No caso da cozinha para delivery, deve-se reservar uma área específica para o empacotamento dos pratos.

Já o arranjo dos utensílios precisa seguir o modelo de uma linha de produção em um único sentido, tanto para facilitar o fluxo dos funcionários durante o preparo dos alimentos quanto para agilizar a finalização do pedido.

O cardápio pode ajudar nesse processo. Faça uma lista com todos os pratos que você oferece e inclua os ingredientes específicos para cada preparo. Em seguida, anote as etapas para criar cada item do menu, incluindo os acessórios utilizados e quando o equipamento deve ser usado. Essas informações ajudam você a decidir onde posicionar as estações de preparo.

Ergonomia e tecnologia

Uma cozinha profissional ergonômica ajuda a manter o fluxo de trabalho. Bancadas em alturas acessíveis e equipamentos ao alcance das mãos são outras medidas que minimizam o risco de acidentes ou desperdício de alimentos.

A cozinha do restaurante deve contar ainda com o auxílio da tecnologia. Uma plataforma única para o gerenciamento dos pedidos vindos de diferentes aplicativos de delivery ajuda a gerenciar a ordem dos preparos, por exemplo. Adicionar um cronômetro para acompanhar o tempo de preparo em cada pedido também auxilia a verificar o desempenho da linha de produção.

Divisão de tarefas

O trabalho em equipe dentro de uma cozinha comercial funciona a partir da divisão de tarefas. Em um restaurante de sanduíches, podemos imaginar um colaborador responsável pelos molhos e saladas, outro cuidando das batatas e dos acompanhamentos, um terceiro se dedicando ao preparo dos pães e das carnes e um último funcionário pronto para embalar o pedido.

Independentemente do tamanho da equipe, o importante é definir o papel de cada membro desempenhando uma atividade específica para agilizar o preparo dos pedidos.

Exigências legais

Cozinhas de restaurante devem atender a legislações específicas, como a Resolução 216 da Anvisa, que regulamenta as boas práticas para o setor alimentício. Também é preciso atentar às exigências dos órgãos de fiscalização estaduais e municipais, como o Corpo de Bombeiros e a Vigilância Sanitária.

Como uma cozinha comercial pode ajudar no serviço de delivery?

As Dark Kitchens são uma tendência entre os donos de restaurante que decidiram investir no promissor mercado do delivery. Também chamados de restaurantes virtuais ou cozinhas fantasmas, esses estabelecimentos só operam no mundo digital por meio dos aplicativos de entrega de comida.

Com isso, não existem os custos para receber o cliente no local. Consequentemente, o investimento para abrir e manter o negócio é muito menor. Outra característica comum entre os donos de restaurantes que se dedicam ao preparo de pratos para entrega é o uso de uma cozinha comercial compartilhada.

Trata-se de uma estrutura preparada para a produção culinária de modo dinâmico e rápido, que garante qualidade e higiene. Nela, diferentes restaurantes podem operar, cada um com sua especialidade e uma cozinha individual para o preparo dos pratos. Esse modelo é extremamente lucrativo tanto para você quanto para o cliente.

O consumidor ganha com a qualidade e o tempo de atendimento, portanto você consegue fidelizá-los e atrair novos clientes. Isso porque as Dark Kitchens são montadas em pontos estratégicos da cidade e com grande demanda dos serviços de delivery, o que aumenta sua área de atuação.

Você conhece a Kitchen Central?

Se você gostou do conceito das Dark kitchens, precisa conhecer a Kitchen Central, uma empresa nacional que atende a todos os principais polos de delivery. Oferecemos cozinhas comerciais totalmente preparadas para o serviço de delivery, que podem ser adaptadas às necessidades do seu negócio.

Com um baixo investimento inicial, você tem acesso ainda ao nosso software, que está conectado aos principais aplicativos de pedidos. Ao centralizar todos os canais em uma única ferramenta, não é preciso mais operar por diferentes sites ou aplicativos, o que permite se concentrar no preparo e na qualidade dos pratos.

Montar uma cozinha comercial é a solução ideal para otimizar a produção do seu delivery. O espaço apropriado para o preparo dos alimentos ajuda a melhorar a qualidade dos pratos e reduzir o tempo de produção dos pedidos. Vimos que não é uma tarefa fácil, mas a boa notícia é que você pode contar com o serviço de cozinha comercial da Kitchen Central.

Quer uma cozinha inteligente, individualizada e com custos operacionais reduzidos? Entre em contato conosco. Podemos ajudar você a otimizar seu delivery!


Cozinhas eficientes posicionadas em locais estratégicos

Conheça nossas Dark Kitchens disponíveis em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Economize dinheiro e acelere o seu negócio de forma lucrativa com delivery. Não perca tempo, cadastre-se agora e receba o contato do nosso time com maiores informações!

Pronto para começar a cozinhar com a gente?

Pronto para começar a cozinhar com a Kitchen Central? Venha fazer um tour nas nossas cozinhas para delivery!

Nome
Sobrenome
Telefone pessoal
Email
Nome do Restaurante
Cidade de Interesse
Tipo de Restaurante
Função

Obrigado pelo seu contato.

Muito em breve nosso time entrará em contato para entender melhor suas necessidades.