Como otimizar as vendas no delivery para garantir melhores resultados?

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As vendas no delivery foram aceleradas com a pandemia da covid-19 e as restrições impostas para conter as contaminações. Essa tendência deve continuar em ritmo acelerado à medida que restaurantes têm investido cada vez mais para ampliar os atendimentos e a lucratividade dos negócios.

Para conquistar um espaço nesse mercado, seu delivery tem o desafio de enfrentar a alta concorrência e os custos operacionais que fazem parte da gestão de restaurantes. Pensando nisso, reunimos aqui as principais perguntas dos donos de delivery para aumentar os pedidos e otimizar os resultados. Vamos lá?

Como estudar a concorrência?

Investigar outros deliveriesé importante não apenas para que você conheça seus concorrentes. Essa pesquisa também produz informações relevantes sobre o comportamento e a preferência dos consumidores. Para essa pesquisa, concentre-se nas operações de delivery que fornecem produtos similares ao seu.

Tente observar os seguintes fatores: tipos de pratos oferecidos, preço cobrado, qualidade dos produtos, características da embalagem, marketing nas redes sociais, alcance do delivery e perfil do consumidor.

Devo investir em ações de marketing?

As estratégias de marketing são uma etapa essencial para o sucesso do seu delivery. Que tal aproveitar a característica do próprio negócio, investindo em ações no ambiente online? Recursos do marketing digital, como a produção de conteúdo e a publicidade nas redes sociais, podem atrair os clientes para seu delivery. Quer outro exemplo? Por meio das ferramentas de buscas, o Google Ads pode garantir que clientes em potencial dentro da localização do seu restaurante encontrem rapidamente seu negócio.

Aproveite sua presença online nas redes sociais e ofereça aos clientes diferentes caminhos para os consumidores se conectarem com o seu negócio. Faça parcerias com influenciadores digitais locais para que eles ajudem a promover seu delivery. Se possível, vincule todos os seus canais nas redes sociais ao seu menu. Oferecer aos clientes uma rota direta do Facebook ou do Instagram para a sua marca é uma ótima oportunidade para aumentar os pedidos.

Como melhorar o atendimento ao cliente?

O serviço de delivery não consiste apenas em receber o pedido, prepará-lo e enviar para a entrega. É preciso oferecer ao cliente a melhor experiência possível, seja pela qualidade dos pratos, seja pela excelência no atendimento. Confira, a seguir, 4 dicas para melhorar o atendimento de seus consumidores.

1. Conte com uma plataforma multicanal para os pedidos

Consumidores buscam praticidade e conveniência. Por isso, é importante que seu negócio esteja presente em diferentes canais de atendimento. O ideal é que você conte com uma plataforma que integre esses canais para aumentar as vendas no delivery. O uso eficiente da tecnologia também pode melhorar o serviço e a experiência, tanto para você quanto para o cliente.

2. Crie uma estratégia de relacionamento

O primeiro contato do cliente com o delivery é virtual. Por isso, é fundamental que o cardápio tenha um layout amigável, com todas as informações importantes. Certifique-se de deixar sua marca em destaque, pois assim eles passam a associar o bom atendimento ao seu serviço.

Na interação com esses consumidores, mantenha a cordialidade. Saudações educadas nas embalagens também são bem-vindas. Além disso, procure tratar seus clientes mais recorrentes pelo nome, para estreitar o relacionamento.

3.Promova ofertas exclusivas

Os consumidores adoram pechinchar e valorizam um negócio que ofereça boas condições de compra. Veja algumas ideias para incentivá-los a aumentar o número de pedidos:

  • dê um desconto no “prato do dia”;
  • ofereça uma sobremesa ou bebida nos pedidos com mais de uma refeição;
  • faça promoções nas redes sociais, como quem compartilhar o post ganha um desconto;
  • crie programas de fidelização.

4. Peça feedback

Incentive os consumidores a deixarem comentários nos aplicativos de delivery e nas redes sociais. Com essas informações, você pode alinhar suas estratégias de marketing para otimizar as vendas e melhorar o atendimento. Lembre-se de não deixar os clientes sem resposta e mantenha a simpatia mesmo diante das críticas negativas.

Outra solução inteligente é elaborar um formulário online para as pessoas que seguem as suas redes sociais. Além de um feedback gratuito, você também pode pedir permissão a quem respondeu para utilizar os dados de contato informados. Aproveite o e-mail ou telefone deixado para usar em futuras ações de marketing.

O que fazer para melhorar o serviço de entrega?

A eficiência na entrega depende de dois quesitos: qualidade da embalagem e do serviço de transporte dos pedidos. Para evitar qualquer experiência negativa com a embalagem de delivery, certifique-se de adotar materiais de boa qualidade, resistentes ao transporte e com controle de temperatura. Capriche também na apresentação, para diferenciar seus produtos da concorrência. 

Para as entregas, você pode contratar um motoboy terceirizado ou contar com um motorista próprio. Faça as contas para descobrir qual é a alternativa com melhor custo-benefício para seu negócio. Não se esqueça de considerar ainda o tempo de entrega durante os horários de pico desses profissionais e a qualidade do atendimento desses entregadores.

Como otimizar as operações?

Se você quer melhorar o serviço do seu delivery, otimizando a gestão e a lucratividade do seu negócio, é hora de investir em uma dark kitchen. Também conhecida como cozinha fantasma, cozinha virtual ou cozinha em nuvem, ela é uma cozinha comercial profissional dedicada exclusivamente à produção de comida para delivery. Além disso, esse modelo de negócio traz mais agilidade no preparo dos pratos e permite a expansão dos atendimentos. 

A Kitchen Central é a parceira para o seu investimento em uma dark kitchen. Fornecemos cozinhas comerciais inteligentes otimizadas para delivery para colocar seu negócio em uma posição de destaque frente à concorrência. Oferecemos ainda:

  • espaços individualizados — nossas cozinhas podem ser adaptadas de acordo com as necessidades do seu negócio;
  • infraestrutura de cozinha comercial — nossos espaços contam com coifa, sistema de insuflamento e exaustão de ar, vestiário, área de descanso para a equipe e um centro de expedição dos pedidos adaptado para o delivery;
  • trazemos tecnologia à sua cozinha, para você usar a inteligência de negócios em seu restaurante;
  • expertise de mercado — nossos especialistas usam dados do seu delivery para otimizar as operações do seu negócio;
  • cozinhas em todo o Brasil, estrategicamente localizadas nas regiões de maior demanda;
  • serviços de apoio — temos uma equipe para limpeza diária, controle de acesso, segurança com monitoramento eletrônico, coleta de lixo e internet wifi.

Com todos esses recursos disponíveis na dark kitchen, você pode dedicar-se exclusivamente a ações que podem fazer o seu negócio crescer, otimizando as vendas no delivery. Para isso, conte com a ajuda da Kitchen Central.

Entre em contato conosco, conheça mais sobre os nossos serviços e agende uma visita!

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