julho 12, 2020

Saiba como vender mais no iFood

Uma pesquisa realizada pelo Instituto QualiBest indica que o iFood é o aplicativo de delivery de refeição preferido dos brasileiros. Com seis em cada dez clientes utilizando essa plataforma, houve um aumento da competitividade entre os restaurantes, o que trouxe um desafio: como vender mais no iFood?

Neste artigo, você vai descobrir como tudo funciona e quais os procedimentos necessários para se cadastrar nesse aplicativo. Além disso, reunimos dicas que podem tornar o seu restaurante popular nesse app de serviço de delivery. Não perca!

Como funciona a plataforma?

O iFood é um marketplace de refeições que funciona como uma espécie de praça de alimentação virtual, em que os restaurantes podem divulgar e vender seus produtos. Essa transformação digital veio para facilitar a vida dos consumidores, que podem pedir os pratos preferidos em uma única plataforma sem a necessidade de se deslocar aos restaurantes.

Existem dois planos de assinatura. No Plano Básico, o serviço de entrega fica por sua conta e você paga uma mensalidade de R$ 100 assim que o restaurante ultrapassar o volume de vendas mensais de R$ 1800 na plataforma. Há também uma taxa de 12% em cada pedido realizado e, quando o cliente pagar a compra no próprio aplicativo, é cobrada uma taxa de 3,5%.

Em algumas regiões, o iFood oferece um serviço de entregas próprio. Se sua cidade tem essa alternativa, você pode optar pelo Plano Entrega. A mensalidade é de R$ 130 reais assim que as vendas no app ultrapassarem R$ 1800 mensais, mais uma taxa de 27% sobre cada venda realizada. Não existe fidelidade, e você pode cancelar os planos a qualquer momento.

Ponto importante: as taxas dos aplicativos são negociáveis. Isso significa que, dependendo do seu restaurante, você consegue taxas mais baixas para sua operação. Como conseguir melhores taxas? Entendendo bem como funciona o iFood!

É simples! O aplicativo quer que os clientes sejam bem atendidos para quererem voltar no app mais vezes. Se o seu restaurante faz muitos pedidos e atende bem os clientes, mais poder de barganha você vai ter.

O que preciso fazer para cadastrar meu restaurante?

Acesse a página do iFood para restaurantes e preencha o cadastro com informações sobre você e seu negócio. Baseado nessas respostas, o aplicativo vai apresentar os planos disponíveis em sua região e encaminhar o contrato para o e-mail indicado no formulário. Quando a assinatura for finalizada, a equipe do iFood entrará em contato para ajudar na inclusão do cardápio do seu negócio no app.

Como vender mais no iFood?

A popularidade do seu restaurante nessa plataforma depende das estratégias de otimização para delivery. A regra é clara: quanto mais em cima você aparece nos rankings do aplicativo, mais pessoas vão te ver! Se você otimiza o seu cardápio, você conseguirá converter essas pessoas em clientes.

Veja algumas dicas práticas a seguir.

Esteja preparado para a demanda

A qualidade dos seus pratos é a chave para o sucesso das vendas. Para isso, você precisa de uma cozinha comercial bem estruturada que atenda a alta demanda dos pedidos on-line sem abrir mão da qualidade das refeições.

Otimize o seu tempo de preparo

Se o usuário pediu alguma refeição pelo app, provavelmente quer a comida o mais rápido possível na casa dela! Se você têm um tempo de preparo médio baixo, o iFood perceberá isso e te colocará em posições melhores no ranking.

Organize melhor a linha de produção da sua cozinha e planeje o que pode ser feito fora dos horários de pico.

Capriche na descrição dos pratos

Use nomes criativos para seus pratos ou inclua subtítulos que chamem a atenção do consumidor. Os clientes querem saber o que vão encontrar ao abrir a embalagem do pedido, daí a importância de incluir também algumas informações, como o tamanho do prato, o número de porções ou os ingredientes utilizados.

Use fotos no cardápio

A fotografia de comida consegue despertar o impulso para os consumidores realizarem um pedido, por isso, não deixe de usar imagens para divulgar seus pratos. Lembre-se de que elas devem refletir o prato tal como ele será recebido pelo cliente.

Ofereça descontos e combos

O overdelivery é uma maneira de surpreender positivamente os clientes disponibilizando cupons ou kits com desconto. A oferta de combos também é um recurso que atrai os usuários do aplicativo e aumenta o valor do ticket médio dos pedidos.

Não se esqueça das avaliações

Os comentários dos clientes sobre o restaurante são uma ferramenta de marketing valiosa para seu delivery. Incentive a avaliação dos clientes e não se esqueça de responder todos os feedbacks.

Escreva bilhetes ou ofereça brindes pedindo a avaliação dos clientes!

Divulgue o seu restaurante em outras ferramentas

Use as redes sociais para informar aos seguidores que seu restaurante está no iFood. Esses canais também são uma ótima maneira de anunciar as promoções nos aplicativos de delivery ou de utilizar o marketing de indicação para promover seu negócio.

Apresentamos dicas sobre como vender mais no iFood, mas elas são válidas para qualquer serviço de entrega de comida. Agora que você já sabe como divulgar e aumentar as vendas dos seus pratos, não deixe de conferir também os cuidados na hora de escolher a embalagem de delivery.


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