Entenda o comportamento do consumidor no delivery e acelere o seu crescimento

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Comportamento do consumidor no delivery é o conjunto dos hábitos e processos que os clientes usam para escolher, consumir e descartar produtos e serviços. O dono de qualquer negócio precisa conhecer essas atitudes para adotar as estratégias de marketing mais adequadas para conquistar mais consumidores.

Neste post você vai conhecer um pouco mais a importância da avaliação desse comportamento dos clientes, como ela impacta seu delivery e o que fazer para colocá-la em prática.

Por que é importante avaliar o comportamento do consumidor no delivery?

Estudar o comportamento dos consumidores é importante porque ajuda você a entender o que influencia as decisões de compra dos seus clientes. Com esses dados, é possível preencher lacunas no mercado e identificar áreas do negócio que estão obsoletas.

O estudo dos hábitos de consumo também ajuda seu negócio a pensar na melhor forma de apresentar seus produtos, de modo que gere um impacto mais positivo sobre os consumidores. A análise desses comportamentos ajuda a identificar:

  • o que os consumidores pensam e como se sentem em relação às marcas, produtos ou serviços;
  • o que influencia os clientes a escolher entre diferentes opções;
  • o comportamento dos consumidores enquanto pesquisam e fazem uma compra;
  • o contexto de vida dos clientes (amigos, família, profissão, valores, uso de redes sociais).

O que influencia os hábitos de consumo no delivery?

Existem três categorias de fatores que influenciam o comportamento do consumidor, confira.

Fatores pessoais

Os interesses e opiniões de um indivíduo podem ser influenciados por questões demográficas, como idade, sexo, cultura e religião. Por exemplo, em algumas regiões do Brasil, a comida apimentada faz sucesso entre os consumidores, enquanto em outras localidades o alimento mais picante não tem a mesma aceitação.

Fatores psicológicos

Uma ação de marketing depende das percepções e atitudes do consumidor. Uma pessoa introvertida pode não se sentir incluída em uma campanha que mostre produtos para grupos maiores, por exemplo.

Fatores sociais

As relações com a família, amigos, nível de educação, uso das redes sociais e renda influenciam diretamente os hábitos de compra. As opiniões compartilhadas nesse círculo mostram o poder da propaganda boca a boca. 

Como esses comportamentos do consumidorinterferem no mercado de delivery?

Mudanças recentes no comportamento do consumidor têm impactado os restaurantes em todo o mundo, exigindo revisões nas estratégias de marketing para delivery. A pesquisa Brasil Food Trends 2020 destaca algumas mudanças no perfil do consumo de alimentos no país e também lembra os negócios a necessidade de acompanhar essas inovações.

A principal delas é a transformação na relação que os consumidores têm com a comida. Há cada vez mais uma valorização da gastronomia e das experiências com a alimentação, impactando diretamente a prestação dos serviços. Esses clientes estão cada vez mais repensando o consumo alimentar e avaliando os impactos que esse hábito traz à saúde e ao meio ambiente. Essa nova geração preza por um restaurante sustentável que acompanhe essas mudanças, seja no preparo, no transporte ou no relacionamento com o cliente.

Os novos hábitos de consumo também indicam uma busca cada vez maior pela praticidade e conveniência. Isso quer dizer que esses clientes baseiam suas escolhas a partir de soluções que ajudem a economizar tempo e esforço para se alimentarem. Assim, o serviço de delivery já em expansão pode crescer ainda mais.

Como fazer a avaliação do comportamento dos consumidores do seu delivery?

Veja algumas práticas que você pode adotar na gestão do restaurante para conhecer melhor os hábitos dos seus clientes.

Faça uma pesquisa de mercado

Uma das formas mais eficientes de avaliar o comportamento do consumidor são as pesquisas de mercado. Por meio dessa abordagem direta, é possível conhecer o perfil do cliente, o contexto social em que ele vive e suas principais necessidades. Você pode contratar uma equipe especializada para esse trabalho ou aproveitar as redes sociais. Crie um formulário online e compartilhe o link na bio do Instagram ou Facebook do seu delivery.

É importante que a pesquisa esteja bem estruturada, com questões que permitam avaliar como é o relacionamento do cliente com seu negócio, o grau de satisfação e os padrões de compra.

Analise os concorrentes

Também é importante avaliar a concorrência para identificar por que os consumidores compram nesses deliveries. Para isso, tente responder às seguintes perguntas:

  • Quais são meus concorrentes diretos?
  • Por que o consumidor compra do meu concorrente?
  • Quais são os recursos que atraem o consumidor aos pratos desse delivery?
  • Que lacunas esses consumidores identificam nesse concorrente?

Uma forma prática de fazer essa investigação é ler os comentários dos clientes nos serviços de delivery concorrentes nos aplicativos e redes sociais. Com base nas expectativas dos consumidores, é possível identificar oportunidades para conquistar esse público.

Incentive os feedbacks

Conheça melhor seus consumidores a partir dos comentários que eles fazem sobre o seu delivery. Além dos comentários deixados nos aplicativos de pedidos, você pode incluir uma mensagem nas embalagens dos pratos solicitando o feedback do cliente. Também é possível criar um formulário de avaliação mais detalhado solicitando sugestões para melhorar o atendimento.

Mapeie os padrões de consumo

Os padrões de comportamento de compra oferecem informações valiosas sobre os seus clientes. Com o uso de ferramentas de gestão para delivery, é possível encontrar dados que ajudem a identificar o local de onde foi feito o pedido, os pratos mais pedidos e a frequência de compra. Desse modo, você identifica as maiores demandas dos consumidores e pode pensar em estratégias para fidelizar esse público e atrair novos clientes.

Identifique fatores que influenciam o mercado

Esteja atento às mudanças no serviço de delivery. Acompanhe as pesquisas de mercado e verifique o que elas têm apontado sobre o perfil do consumidor. Identifique também a evolução do consumidor no seu delivery, comparando o comportamento dos seus atuais clientes com os anteriores. Esses dados ajudam a entender como as tendências do mercado têm impactado seu delivery. 

A análise do comportamento do consumidor é uma ferramenta importante para você entender seus clientes. Converse com os consumidores, esteja atento às frustrações e identifique as necessidades e expectativas desse público. Assim, você pode elaborar novas estratégias para aumentar a competitividade e o sucesso do seu negócio.

Quer conhecer um pouco mais a relação entre seu delivery e os clientes? Confira nosso post sobre a experiência do consumidor.

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