maio 10, 2021

Entenda o crescimento do delivery na pandemia

Durante a pandemia de Covid-19, os estabelecimentos tiveram que se reinventar para se manter e continuar os negócios. As entregas foram uma saída essencial nesse processo: o crescimento do delivery na pandemia foi muito relevante e contribuiu para manter as vendas, reduzindo os prejuízos no setor de alimentação.

Neste conteúdo especial que preparamos, vamos mostrar algumas informações sobre o crescimento das entregas nos restaurantes. Continue acompanhando e entenda!

Qual foi o crescimento do delivery na pandemia de coronavírus?

Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Franchising em parceria com a consultoria Galunion em 2020, no início da pandemia, o faturamento de delivery era de 18% e saltou para 36%. O estudo foi realizado com 85 marcas que contam com 15 mil unidades espalhadas pelo território nacional.

Diversos fatores contribuem para esse cenário, como os novos canais de venda, a implementação de dark kitchens e a digitalização da interação com o cliente. Além disso, com a maior adesão ao digital e aos sistemas de gestão por 60% das entrevistadas, houve a possibilidade de inovação e ajustes em cardápios devido à maior capacidade de análise de preferências do público com o digital.

De acordo com a mesma pesquisa, houve um aumento de 42% nos serviços próprios e de parceiros logísticos, como os aplicativos de entrega de comida. Já o serviço próprio de entrega corresponde a 23% do faturamento, uma fatia menor do que a de apps de delivery, mas que também é muito relevante.

A venda de comida para levar passou por um crescimento de 56%, segundo a mesma fonte. Além disso, podemos exemplificar o aumento da digitalização do relacionamento com o WhatsApp. As vendas por esse canal, que giravam em torno de 26%, foram para 60% em 2020. Vale destacar ainda as novas modalidades de expansão, com a adesão de 45% em restaurantes no modelo dark kitchen, segundo a pesquisa.

Como ficou o mercado para os aplicativos de delivery na pandemia?

Os aplicativos de entrega de comida também passaram por mudanças na procura com a pandemia. Segundo pesquisa da consultoria Mobills, uma empresa de gestão e finanças pessoais, no início da quarentena (em março) houve queda de 16,98% nas vendas. A análise foi realizada com 160 mil usuários do aplicativo Mobills.

O cenário desfavorável nesse período pode ser justificado pela incerteza e pelo medo em relação aos tempos de quarentena. De acordo com a pesquisa, com o passar dos meses, o consumo em delivery passou a aumentar de forma gradual, alcançando patamares maiores à medida que os custos com lazer e transporte diminuíram.

Nesse contexto, o ticket médio dos aplicativos de delivery passou por mudanças. Na Rappi, por exemplo, o ticket médio em maio alcançou um aumento de 92,4% em relação a janeiro — lembrando que o app engloba entrega também de itens de farmácia e supermercado. Já o iFood, no mesmo período, teve uma elevação de 22,3%.

O que motivou o crescimento do delivery na pandemia?

Diversas razões contribuíram para os pedidos de entrega aumentarem nesse período. Os custos menores com transporte e lazer incentivam a reserva de uma parcela maior do orçamento pessoal para o delivery. Além disso, com a monotonia do isolamento, muitas pessoas sentem vontade de comer pratos diferentes e quebrar a rotina.

Quem já tinha o hábito de comer fora e um cotidiano atarefado demais para cozinhar todos os dias também aderiu ao delivery com o fechamento do comércio. Mesmo agora, com a tendência de reabertura, há quem prefira evitar comer fora, considerando ser mais seguro pedir a refeição e se alimentar em casa. Assim, podemos dizer que o delivery oferece conforto, comodidade e segurança em tempos de incerteza.

Por que as dark kitchens ganharam destaque com a pandemia?

De acordo com o levantamento feito pela revista Bares e Restaurantes em 2020, as empresas que começaram a operar em dark kitchens tiveram aumento de até 50% no faturamento. O começo dessa modalidade de negócios no Brasil ganhou destaque com a quarentena, já que a dark kitchen (ou cozinha fantasma) é um modelo de estabelecimento de alimentação que opera exclusivamente para delivery.

Trata-se de uma cozinha comercial mais enxuta, sem salão, com foco apenas em entregas. O resultado disso é a maior eficiência operacional, com custo reduzido e a perspectiva de aumentar o lucro diante da tendência de crescimento das entregas.

Como a Kitchen Central atuou nesse sentido?

A Kitchen Central fornece cozinhas comerciais otimizadas e preparadas exclusivamente para operações de delivery. Nossas dark kitchens são excelentes espaços para o preparo de alimentos que serão entregues, com uma base operacional sólida para a sua equipe trabalhar de forma eficiente.

Auxiliamos o seu negócio a expandir de maneira descomplicada e rápida por meio da disponibilização de espaços adequados e certificados. Além disso, contamos com um sistema de gestão para ajudar nossos clientes no gerenciamento dos processos do restaurante. Dessa forma, contribuímos com o crescimento do delivery por meio da oferta de locais funcionais para o preparo de refeições para entrega.

Como vimos, com a disseminação do coronavírus pelo mundo, foi preciso realizar uma verdadeira modificação no estilo de vida e respeitar o isolamento social. Nesse contexto, as entregas de comida passaram por uma relativa queda no início do isolamento, mas depois tiveram uma grande expansão.

O crescimento do delivery na pandemia é uma verdadeira oportunidade de manter os negócios e garantir a operação nesse momento de incertezas. Trata-se de uma alternativa que veio para ficar, já que estamos diante do novo normal. Nesse contexto, as dark kitchens são a modalidade ideal para expandir com investimento inicial menor do que o de um restaurante convencional — e a Kitchen Central é um ótima opção para você começar a operar em uma cozinha comercial otimizada para delivery.

Gostou de aprender sobre o crescimento do delivery na pandemia? Aproveite e entre em contato com a Kitchen Central! 


Cozinhas eficientes posicionadas em locais estratégicos

Conheça nossas Dark Kitchens disponíveis em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Economize dinheiro e acelere o seu negócio de forma lucrativa com delivery. Não perca tempo, cadastre-se agora e receba o contato do nosso time com maiores informações!

Pronto para começar a cozinhar com a gente?

Pronto para começar a cozinhar com a Kitchen Central? Venha fazer um tour nas nossas cozinhas para delivery!

Nome
Sobrenome
Telefone pessoal
Email
Nome do Restaurante
Cidade de Interesse
Tipo de Restaurante
Função

Obrigado pelo seu contato.

Muito em breve nosso time entrará em contato para entender melhor suas necessidades.