Cross e up selling: o que é e como pode ajudar no seu negócio?

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Você sabe o que é cross e up selling? O marketing tem dezenas ou talvez centenas de termos, a maior parte em inglês, para descrever técnicas de administração, comunicação e vendas.

Dependendo da sua experiência e da maturidade do seu negócio, é provável que você já pratique e domine algumas delas sem ao menos se dar conta, mas não tem problema. 

Para te introduzir nesse mundo de estratégias, preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre essas duas técnicas mais conhecidas e como aplicá-las ao seu dia a dia. Então, fique com a gente até o final que vamos explicar direitinho o que são, além de oferecer dicas e sugestões.

Cross selling e up selling: descubra o que é e venda mais aplicando no seu negócio!

Os grandes sites de e-commerce usam e abusam de cross selling e up selling. Se você tem o hábito de comprar online, provavelmente já se deparou com essas situações ou similares: na hora de comprar um tênis de corrida da sua marca predileta, em alguma área da página em que você está verificando o valor do tênis, as cores e o tamanho disponíveis, aparece uma sugestão de para também comprar junto com o calçado um par de meias. Isso é chamado de cross selling.

Uma outra situação hipotética: você está comprando o mesmo tênis, que escolheu depois de uma longa pesquisa, no qual comparou em outros sites o preço e a disponibilidade. Antes de colocar o produto no carrinho de compras, a página sugere que você leve um modelo superior ao que você escolheu. Talvez um modelo mais recente, ou com uma tecnologia mais avançada. Logicamente, o valor desse outro modelo é mais caro, mas ele faz você pensar se não vale a pena investir um pouco mais para levar um par de tênis melhor. Já esta técnica é chamada de up selling. 

Ou seja, o cross selling e o up selling são técnicas de vendas que consistem em oferecer produtos ou serviços além do produto original, com o objetivo de aumentar a receita total. É frequentemente usado por varejistas que oferecem itens de diferentes categorias em lojas online, nas quais produtos complementares são oferecidos com base na pesquisa do cliente. Saber fazer as sugestões e combinações perfeitas para o momento da compra do seu cliente faz com que você aumente o faturamento do seu restaurante, e o mais interessante é que com o marketing online fica mais fácil criar essas sugestões. Seja pelo feedback dos clientes, ou por meio de dados de ferramentas como o painel do parceiro do iFood.

Como aplicar cross selling e up selling a um negócio de food service?

Aqui entra o que falamos no início do texto. É muito provável que você já aplique essas técnicas no seu negócio de venda de alimentos e bebidas. Por exemplo, atualmente, é comum que hamburguerias disponibilizem uma série de combinações possíveis para que seus clientes montem seus hambúrgueres como preferirem. A escolha do tipo de carne, adição de mais hambúrgueres no mesmo sanduíche, com mais queijo, bacon. Isso sem falar nos combos que adicionam bebida e acompanhamentos. Uma infinidade de opções que no final das contas faz com que o cliente acabe pagando mais do que a sua primeira opção de refeição.

Seja lá qual for o tipo de comida que você oferece: japonesa, mexicana, italiana, brasileira, pizza, hambúrguer, churrasco, frutos do mar… Em absolutamente todas dá para aplicar essas táticas usando a criatividade para vender mais. Abaixo seguem alguns exemplos simples, porém úteis para que você aumente a receita do seu restaurante.    

Exemplos de cross selling e up selling para restaurantes

  • Combos com bebida e acompanhamentos
  • Entradas
  • Sobremesas diversas
  • Harmonização de bebidas alcoólicas 
  • Ofertar pratos mais requintados
  • Pratos sazonais (inverno x verão)
  • Combos inspirados em datas comemorativas

Como a Kitchen Central pode te ajudar a aplicar cross selling e upselling?

A Kitchen Central é uma empresa de cozinhas e pontos de vendas inteligentes, em locais estratégicos de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, que utiliza inteligência de vendas especializada para expandir o seu delivery.

Nossas cozinhas e pontos de vendas inteligentes são projetados para atender a todas as necessidades do mercado delivery, diminuindo os altos custos dos espaços tradicionais e as burocracias. Como cada negócio tem suas particularidades, os layouts podem ser personalizados e adaptados de acordo com as suas necessidades. 

Contamos com tecnologia proprietária, que armazena todos os dados dos seus clientes, bem como concentra somente em uma tela todos os pedidos dos aplicativos que você utilizar para delivery. Dessa forma, fica mais fácil obter insights para te ajudar a aplicar cross selling e up selling no seu negócio. Além disso, nossos consultores estarão à disposição para te ajudar. 

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