Delivery de bar: o guia para ter sucesso nesse mercado

11 minutos para ler

O delivery de bar é uma alternativa para os empreendimentos dessa modalidade, sendo a oportunidade de manter vendas e garantir a continuidade das atividades.

Porém, para ter sucesso no delivery de bar, é importante adotar boas estratégias para fornecer um serviço de alto nível.

Por isso, confira nossas dicas a seguir para ter um programa de entregas de elevada qualidade no seu bar!

Como ter sucesso no mercado de delivery de bar?

O delivery de bar conta com algumas especificidades e certos cuidados em relação à gestão do restaurante com salão. Além disso, em meio à pandemia e participação cada vez maior das entregas nas atividades do estabelecimento, o modelo de negócio precisa passar por algumas avaliações e revisões. Temos várias dicas para ter sucesso no mercado de delivery de bar. Prossiga com a leitura para aprender mais sobre o tema!

Proporcione agilidade na entrega

A agilidade na entrega no delivery de bar depende de muitos fatores. Tudo começa por um preparo rápido do alimento, com todo um fluxo de produção estabelecido com precisão e a velocidade necessários, sem abrir mão da qualidade e segurança. Isso depende, também, de ter os recursos que são aplicados na produção com boa disponibilidade e um número de funcionários adequado para as operações.

Além disso, nos horários de pico, o tempo entre um pedido e outro é bem menor, porque, no geral, as pessoas tendem a realizar refeições em horários um pouco próximos. Por isso, você deve ter uma quantidade adequada de entregadores disponíveis para o atendimento das solicitações. Contar com os serviços de entrega de aplicativos de delivery também é uma boa oportunidade, porque amplia a frota de entregadores, além de maximizar a divulgação do seu bar.

Tenha uma boa organização interna

Ter uma boa organização interna é essencial para o sucesso com o delivery de bar. Todo o fluxo de produção deve ser mapeado e gerenciado de forma adequada, para minimizar os entraves, atrasos e desencontros de informação.

Lembre-se de avaliar bem se a cozinha tem a capacidade necessária para o atendimento da demanda, ou se há indicativos de que é hora de uma ampliação. Isso é relevante porque um dos problemas mais comuns nos estabelecimentos de alimentação que fazem delivery é a grande sobrecarga da cozinha com os pedidos de entrega quando o salão também está cheio.

Mesmo com uma disponibilidade menor de capital para investir na expansão do bar, há alternativas mais econômicas e viáveis para empreender esse processo. As dark kitchens, por exemplo, são cozinhas comerciais otimizadas, projetadas exclusivamente para operações de delivery.

Como esses locais não têm salão, contam com um custo de manutenção muito menor, bastando a canalização de recursos em uma equipe mais enxuta (pois não é preciso ter garçons), o estoque de alimentos e aluguel. São cozinhas equipadas e montadas, prontas para início das atividades. Assim, no bar, os colaboradores podem cuidar do atendimento ao cliente no salão, enquanto o time da dark kitchen ocupa-se das entregas.

Uma boa organização interna exige, também, uma cuidadosa gestão de equipe com o objetivo de criar um bom relacionamento entre os funcionários e incentivar a colaboração. Dessa forma, busque fortalecer a sinergia do time e estimular os esforços em apoio mútuo.

Garanta a segurança das bebidas

Você já sabe que, para trabalhar com o ramo alimentício, é muito importante dedicar muita atenção à segurança dos alimentos. Com as bebidas, isso também é primordial, além das condições de armazenagem e transporte precisarem de um controle rigoroso, para assegurar a qualidade e o sabor.

No serviço de delivery, é necessário ter todos os cuidados para garantir que o alimento chegue em boas condições de consumo para o cliente. Isso envolve cuidados com conservação, segurança, higiene e qualidade. A embalagem de delivery deve ser resistente e com as propriedades essenciais para preservar o sabor e manter o alimento protegido de contaminações.

Faça uma boa divulgação do serviço

O delivery de bar precisa de uma boa divulgação. Nesse contexto, é apropriado investir nas estratégias convencionais, mas também no marketing digital. Dessa maneira, ao abrir o delivery de bar, fale com clientes que já têm uma confiança no seu bar e são um público em potencial para o delivery também. Além disso, distribua panfletos e faça uma divulgação local.

Já na estratégia digital, aposte no poder das redes sociais. Você pode fazer vídeos da equipe trabalhando para mostrar como o delivery de bar funciona e promover a sensação de proximidade e empatia no visitante da página que, às vezes, não tem o conhecimento do estabelecimento físico. Além disso, aproveite recursos como os blogs e as imagens em redes sociais, por exemplo, o Instagram.

Invista na fidelização de clientes

Os clientes gostam de receber atendimento de delivery personalizado e atento às preferências que eles têm. Para o delivery de bar ter sucesso, é imprescindível criar um cadastro de clientes e registrar as preferências e informações básicas. Esse banco de dados, além de agilizar as operações, torna-se uma importante fonte de consulta para a equipe realizar um serviço melhor, mais individualizado e adequado às singularidades de quem opta pela sua marca.

Além disso, é importante capacitar a sua equipe, buscando o fortalecimento de competências para que os colaboradores ofereçam o melhor serviço e atendimento possíveis. Para isso, realize treinamentos com regularidade e estimule uma cultura de foco na experiência do cliente. Isso contribui para a satisfação dos consumidores e para a fidelização.

Busque diferenciação da concorrência

Há muitos deliveries de bar pela cidade, um leque grande de opções. É preciso dar um motivo real para o consumidor procurar o seu negócio. Esse ponto é relevante porque, para se sobressair, atendimento de ponta e itens de qualidade são imprescindíveis, mas é preciso, também, um diferencial.

Uma questão relevante a considerar é o atendimento de vários nichos de mercado, as diversas pessoas com cuidados especiais na alimentação e que não são atendidas pela maioria dos serviços de entregas de alimentos e bebidas. Veganos, vegetarianos, pacientes celíacos, pessoas com diabetes, indivíduos com intolerância à lactose são alguns exemplos. Dar abertura para o atendimento a esses grupos, com opções saborosas e acessíveis, é a possibilidade perfeita para construir uma clientela não só fiel, mas, também, promotora do seu bar.

Além disso, outros pontos que são diferenciais revelam-se nas sutilezas que vêm juntas ao serviço oferecido no delivery de bar. Um bilhete à mão na data do aniversário, embalagens de qualidade e que são, também, delicadas, bonitas e elegantes, uma mensagem junto à encomenda, apresentando a cultura da organização e o quanto o pedido contribui para a sua empresa seguir em frente, são alguns exemplos. É preciso ter criatividade para mostrar a humanidade da companhia, pois isso aproxima as pessoas e cria vínculo.

Esteja presente nos aplicativos de delivery

Aplicativos de delivery são boas alternativas para ampliar as oportunidades de negócio. Eles contam com uma grande força e popularidade entre o público. Além disso, estar na rede de opções dos apps promove uma confiança inicial no seu delivery de bar, o que aumenta a probabilidade de a pessoa fazer um primeiro pedido para experimentar seus produtos.

O processo de entrada em um aplicativo de delivery é rigoroso e cuidadoso, o que significa que você pode confiar nele. Vários pontos são avaliados e negociados nesse momento. Mesmo que o preço cobrado seja elevado, as taxas de entrega de delivery podem diminuir com o tempo, pois, à medida que o seu bar ganha relevância no app, os gestores do programa oferecem melhores condições de participação.

Faça uma boa engenharia de cardápio

A engenharia de cardápio deve ser realizada com qualidade e precisão, para que o menu seja otimizado para a conversão. Para isso, o material deve ser montado de forma sintética e objetiva, com base em análises estratégicas de dados, como ticket médio, valor investido no preparo de cada refeição e itens mais pedidos pelo público.

Organize o menu por tipos de pratos e bebidas e utilize fotos de comidas atraentes, que despertam o apetite do consumidor. Além disso, faça um bom controle de informação, revisando o cardápio periodicamente e realizando as alterações necessárias para não frustrar as expectativas do consumidor.

Conte com um espaço exclusivo para a gestão de delivery

Dividir a cozinha do bar entre o salão e as entregas fica realmente difícil, especialmente nos horários em que a demanda aumenta. No começo do delivery de bar, o problema pode não ser tão grande. Porém, com os avanços no serviço, uma ampliação pode ser necessária. Afinal, se a empresa não investe nisso, ela corre o risco de atrasar pedidos, tanto no bar quanto no salão. Ou seja, ela não dá conta de fazer as duas coisas com eficiência.

Conforme mencionamos, as dark kitchens são ótimas possibilidades para ampliar o negócio e ter uma cozinha comercial otimizada exclusivamente para delivery. O resultado disso é alívio da carga sobre o bar, com as cozinhas operando de forma mais eficiente, agilizando os pedidos e garantindo alto padrão de qualidade. O processo é realizado com um investimento inicial bem menor, pois não conta com salão e demanda um número menor de funcionários. A cozinha já vem equipada e pronta para funcionamento.

A Kitchen Central oferece cozinhas comerciais otimizadas para operações de delivery, proporcionando condições para o seu restaurante se expandir de maneira ágil e descomplicada, ampliando a capacidade de atendimento. Nossas dark kitchens são estruturadas com excelência e monitoradas de acordo com todas as normas sanitárias, o que garante qualidade e eficiência na sua produção.

Como oferecer delivery de bar no seu estabelecimento?

Para oferecer delivery de bar no seu negócio, é preciso contar com os equipamentos essenciais de cozinha do restaurante. Dispositivos como geladeira, freezers potentes, armários refrigerados, cortinas de ar e sistemas de climatização auxiliam na adequada conservação das bebidas e alimentos. Já itens como a mesa inox e o balcão funcionam como suporte para o trabalho dos funcionários.

Outros elementos, como batedeira, fogão, centrífuga, forno industrial, liquidificador, picadores de legumes, processador de alimentos, panelas e talheres, ajudam no preparo das refeições, facilitando a rotina dos colaboradores. Assim, o time fica instrumentalizado com o ambiente e as ferramentas necessárias para a realização de um trabalho completo e de qualidade. Lembrando que, em uma dark kitchen, você conta com essa estrutura já preparada, sendo que o seu investimento será canalizado no aluguel, na mão de obra e nos ingredientes.

O delivery de bar é uma iniciativa essencial para melhorar os rendimentos na pandemia e fortalecer os negócios. Com a população mais recolhida em casa devido à COVID-19, essa alternativa ajuda a ampliar a cartela de clientes e manter as atividades mesmo em meio à crise.

Neste guia especial que preparamos, mostramos diversas estratégias positivas para ter sucesso nesse investimento. Lembre-se, também, de avaliar os resultados das estratégias aplicadas, verificando questões como o interesse dos consumidores no serviço, o nível de procura e o retorno financeiro da proposta.

Utilize indicadores de desempenho para tornar suas análises ainda mais completas. A cada proposta implementada, avalie os resultados obtidos e faça as adaptações necessárias, sempre focalizando na alta qualidade dos serviços e no alto padrão das bebidas e refeições.

Além disso, destacamos que uma dark kitchen é uma ótima proposta para implementar o delivery de bar com sucesso, sem sobrecarregar a equipe que atende o salão, criando uma estrutura mais planejada. As cozinhas comerciais otimizadas estão em alta, são uma ótima oportunidade de negócio e Kitchen Central é a parceira ideal para a expansão do seu restaurante.

Gostou de aprender sobre o delivery de bar? Aproveite e compartilhe este post com seus colegas nas redes sociais!

Posts relacionados

Deixe um comentário