Delivery de bebidas: saiba como fazer seu negócio crescer de vez

6 minutos para ler

O delivery é um segmento que não para de crescer. O Brasil, em 2020, foi responsável por quase metade de toda a arrecadação no setor em toda a América Latina. Foram 48.77%, de acordo com levantamentos feitos pelo portal internacional Statista. Os segundos lugares ficaram com o México e a Argentina, respectivamente.

Com a chegada da pandemia de covid-19, o segmento se viu frente a uma nova realidade e ainda mais portas se abriram para quem se especializou nas entregas de alimentos e outros tipos de produtos. Nesse contexto, destaca-se, também, o delivery de bebidas, que não pode deixar de ser mencionado como um importante nicho de mercado.

Mas, afinal, como investir em um delivery de bebidas? Confira algumas dicas, a seguir, e saiba as principais informações para que o seu futuro negócio seja um tremendo sucesso em sua área de atuação. Boa leitura!

Conheça o seu público-alvo

O primeiro passo para o sucesso de qualquer tipo de negócio é conhecer bem o seu público-alvo. Afinal, ele será composto pelos seus futuros clientes e estará presente em toda a história de seu empreendimento, ajudando-o a se desenvolver e crescer cada vez mais.

A dica é fazer uma pesquisa de mercado, identificando quais são as demandas de sua região e as expectativas do cliente, e buscar diferenciais em meio à concorrência. Invista em ideias que ninguém tem e mostre que você está pronto para contribuir para as melhorias no atendimento delivery de sua área.

Invista em produtos de qualidade

O segundo passo para garantir o sucesso de um negócio é o investimento em produtos de qualidade. Isso é válido para qualquer tipo de empreendimento, e, claro, não é diferente quando o assunto é um bom delivery de bebidas.

Priorize sempre a escolha de marcas já conhecidas e queridas pelo seu público-alvo (está lembrado da pesquisa de mercado?). Invista, também, em marcas pouco conhecidas. A firmação de parcerias é uma boa pedida para ambos os lados e pode mostrar o seu comprometimento com novidades e inovação.

Saiba diversificar, mas sem perder o foco

Ainda falando sobre a gama de produtos, é fundamental que você saiba atender aos diferentes nichos de seu público-alvo, mas sem perder o foco. É possível, por exemplo, comercializar bebidas alcoólicas e ter opções, em seu menu, de alternativas livres de álcool e apropriadas para todas as idades.

No entanto, mantenha o seu foco, ou, infelizmente, você pode perder-se em seu próprio cardápio. Caso o seu delivery também seja um restaurante, por exemplo, foque em bebidas que tenham a ver com o cardápio e possam complementá-lo de alguma forma. E, claro, sempre invista nas opções que saem bastante e não abrem margens para erros!

Crie uma boa marca

Outro ponto de atenção em um delivery de bebidas está na criação de uma boa marca. É imprescindível que o seu negócio tenha uma identidade própria, que possa ser facilmente identificada pelos clientes e que gere ainda mais engajamento por parte daqueles que ainda não compõem a sua clientela!

A marca precisa aliar praticidade, objetividade e criatividade. Essa é uma tarefa um pouco difícil. Por isso, pode ser necessário (e recomendado) contar com a ajuda de especialistas no assunto. No entanto, é um investimento a longo prazo e que será fundamental para a aproximação de seu delivery com o público.

Capriche no atendimento

Outro cartão de visitas que não pode ser deixado de lado é, claro, o atendimento ao cliente. Esse é um ponto que deve ser prioridade em seu delivery, exigindo treinamentos e padronizações para que a comunicação seja eficiente, educada e inclusiva para todos os interessados.

Por isso, trabalhe as habilidades de comunicação de sua equipe e forneça alternativas para os seus clientes. Atendimento via WhatsApp, pedidos por aplicativos de delivery, telefonemas e muitas outras podem ser incluídas para fazer com que o recado seja dado e os pedidos, entregues com maestria e eficiência.

Trabalhe a logística de entrega

Ninguém gosta de uma bebida quente, não é mesmo? A menos que estejamos falando sobre chás ou cafés, o ideal é que elas cheguem ao destinatário assim como saíram da loja: geladinhas. Por isso, o investimento em uma boa estratégia logística é essencial.

Essa é uma das questões mais trabalhosas quando o assunto é a gestão de um delivery, mas ela deve ser levada a sério. Pense no processo de entrega como o toque final em um trabalho árduo e bem feito, que deve ser fechado com chave de ouro para a garantia da satisfação do cliente.

Tenha a infraestrutura necessária

Por fim, uma das chaves para o sucesso de um delivery de bebidas é a infraestrutura. Se o seu negócio entrega exclusivamente esse tipo de produto, ele deve ser organizado de modo a mantê-lo sempre em seu nível de qualidade, gelado e bem condicionado.

Se o seu delivery também é um restaurante, uma boa opção é investir em uma dark kitchen. Essa é uma tendência incrível para o setor e garante a otimização de processos em um espaço reduzido, fazendo com que o seu trabalho flua muito mais e melhor!

Nós, da Kitchen Central, contamos com toda a experiência necessária para guiá-lo nesse novo caminho. Com a gente, o seu delivery passará a rodar com muito mais eficiência, menos gastos e muito mais lucros! Oferecemos serviços de tecnologia, para que você conheça melhor os seus clientes e saiba como agradá-los, e de infraestrutura com a implementação das dark kitchens no seu negócio.

Agora que você já conhece todas essas dicas para criar ou melhorar o seu delivery de bebidas, não perca mais tempo! Coloque as recomendações em prática e veja como, pouco a pouco, o seu negócio se tornará uma grande referência de qualidade nos serviços na região em que você atua.

Gostou do artigo? Quer ficar por dentro de todas as dicas e novidades? É muito simples! Basta assinar a nossa newsletter e receber avisos periódicos sobre as novas publicações em nosso blog. Aguardamos você em nossas próximas postagens, hein?

Posts relacionados