janeiro 15, 2020

Delivery de sucesso: saiba como melhorar processos e aumentar os lucros!

O setor de delivery no Brasil está crescendo muito. Prova disso é que as entregas por aplicativos estão mais que dobrando a cada ano. Se observarmos o caso do iFood, que em março de 2019 chegou aos 17,4 milhões de pedidos processados, estamos falando de uma expansão de 125% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Diante de um número tão expressivo, o que fazer para manter um delivery de sucesso e aumentar a sua participação nesse mercado tão lucrativo?

Se deseja aumentar as vendas e obter um rápido crescimento com as entregas, é preciso buscar constantemente a excelência dos seus serviços e produtos, pois o consumidor está cada vez mais exigente.

Neste post, apresentamos as principais dicas para você conquistar resultados melhores em seu restaurante por meio de um delivery mais atrativo e eficiente. Continue a leitura e confira!

Tenha um bom planejamento para ter um delivery de sucesso

Em primeiro lugar, é preciso ter muito bem definido se o delivery é um braço do seu restaurante ou se ele é trabalhado de maneira independente.

O fato é que nas duas situações o planejamento deve estar presente. Sobretudo no primeiro caso, afinal, uma estrutura planejada para atender o salão, dificilmente atenderá um alto volume de entregas com qualidade. Um bom planejamento contém respostas para algumas perguntas, como:

  • O horário de pico do delivery é o mesmo do salão?;
  • Quando a cozinha está sobrecarregada você prioriza os clientes on-line ou os presentes?;
  • Você acha possível faturar mais no delivery do que no salão?;
  • Você consegue praticar um preço mais agressivo no delivery com a estrutura de custos do salão?

Utilize embalagens de qualidade

Uma das maiores preocupações dos estabelecimentos que têm um delivery de sucesso é a qualidade da comida no momento em que ela chega à residência do cliente. Isso porque podem acontecer alguns contratempos, como massas com o molho vazando da embalagem, pizzas com todo o recheio misturado e entregas de bebidas fora da temperatura ideal. Infelizmente, nada disso passa despercebido pelos consumidores.

Nesse caso, não tem como escapar: é muito importante investir em embalagens adequadas para os produtos que o seu restaurante entrega. Para tanto, faça parcerias com empresas especializadas em criar compartimentos que se adequem aos seus produtos. As embalagens devem preservar ao máximo as características dos pratos e mantê-los na temperatura certa pelo tempo que for preciso para a entrega.

Tenha um menu exclusivo para o delivery de sucesso

Outro ponto importante é que nem sempre os pratos que vendem bem no salão são aqueles que farão sucesso no delivery, especialmente porque alguns pratos são feitos para consumo imediato. Por isso, é fundamental ter um menu construído com exclusividade para o delivery.

Todos esses cuidados mostram que a experiência do cliente é algo bastante valorizado em seu negócio, exatamente como deve ser. Tenha em mente que a preocupação com esse tipo de detalhe é um poderoso fator de fidelização e recorrência.

Dê foco aos produtos mais vendidos para ter um delivery de sucesso

Sempre existirão aqueles produtos que são os mais pedidos, os famosos carros-chefes da casa. Uma vez que eles são capazes de gerar mais receita em função da quantidade, o ideal é dar uma atenção maior a esses itens.

No entanto, não se acomode! Faça um levantamento ou uma pesquisa sobre o que pode ser melhorado nesses produtos, a fim de que eles estejam em constante evolução e cada vez mais aprimorados. Também direcione o seu marketing e suas propagandas para esses itens e divulgue-os com maior frequência nas principais redes sociais. Isso contribui para que a sua marca ganhe notoriedade.

Aposte em estratégias de diferenciação

Muitos empreendedores do ramo já perceberam que um serviço de delivery tem potencial para ser uma verdadeira mina de ouro, embora saibam também que a concorrência é acirrada. Diante disso, um dos objetivos mais relevantes da sua empresa deve ser procurar oferecer ao público algum motivo diferente para que ele use o seu serviço.

Uma boa dica é estudar os serviços de entrega que competem com o seu e descobrir uma demanda que eles não são capazes de atender. Por exemplo, tempo de entrega, preço, qualidade da comida etc. Essa pode ser exatamente a oportunidade que você buscava para expandir a sua atuação.

Mesmo com tantas opções disponíveis para pedir comida, vários estabelecimentos ainda não têm um planejamento para encantar os clientes. Diante de tantas possibilidades, obviamente o cliente sempre escolherá aquela que mais o beneficia, procurando por preço acessível e/ou boa qualidade do produto. Vale destacar que entrega rápida já não é mais um ponto de diferenciação, é uma exigência do consumidor. Assim ficam aqui duas perguntas: Qual a sua proposta de valor? Como você a comunica para os consumidores?

Fortaleça a sua rede de contatos

O mercado de delivery muda muito rápido, e por isso, ter informação é fundamental para acelerar o processo de crescimento e minimizar possíveis erros na operação. Se você pretende ter domínio sobre tudo o que acontece nesse mercado, não hesite em fortalecer a sua rede de contatos.

Para tanto, procure conhecer novas pessoas, tenha a cabeça aberta para aprender novas soluções e para inovar nos seus serviços e produtos. Lembre-se que o consumidor hoje busca por novidade, comodidade, agilidade, preço, qualidade, tudo isso junto…

Manter um relacionamento próximo e de confiança com outros restaurantes, parceiros e fornecedores é fundamental para estar sempre um passo à frente nas suas operações.

Aumente o delivery sem ter que investir muito

Uma boa opção para melhorar os processos e expandir a entrega sem tantos recursos é fazer parcerias com cozinhas comerciais, como a Kitchen Central, que oferece espaços individualizados e otimizados para delivery em todo o Brasil.

Essas cozinhas, de grande escala, estão presentes em todos os principais polos de delivery do nosso país, oferecendo tecnologia e suporte para que você tenha acesso aos clientes da maneira mais simples possível.

São espaços que ajudam seu restaurante a conectar-se com mais consumidores e a se expandir de forma rápida e descomplicada. As cozinhas foram construídas com o objetivo de tornar a operação eficiente, sem a necessidade de lidar com diferentes tablets e/ou sites de aplicativos, de forma que o seu foco esteja apenas em fazer pratos de ótima qualidade.

Se você gostou das nossas dicas para manter o seu delivery de sucesso, deixe seu comentário no post! Sua opinião é muito importante para nós!


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