O que considerar ao criar a embalagem de delivery?

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A embalagem de delivery é mais que o recipiente que garante o transporte seguro dos pratos até o cliente. Ela também indica ao consumidor a qualidade do serviço que ele vai encontrar naquela experiência de compra. Por isso, o design dos recipientes para entrega é uma ferramenta estratégica dentro do processo de divulgação do seu negócio.

O cliente que está em casa, mesmo não indo ao salão, quer ter uma experiência agradável. Além da comida boa, uma embalagem bem feita e bem pensada tem suma importância em proporcionar essa experiência.

Neste artigo, vamos mostrar a você o que deve ser observado no momento da criação das suas embalagens para delivery e explicar como criar a melhor identidade visual para esses produtos. Não perca!

Quais os cuidados necessários durante a criação de sua embalagem de delivery?

Antes de aprofundarmos no processo criativo para criar um pacote que impressione o cliente, é preciso avaliar algumas questões práticas. Veja.

Material para embalagem de delivery

As embalagens para os alimentos podem ser de diferentes materiais, cada um com pontos fortes e fracos:

  • isopor: é ótimo para manter a temperatura de alimentos quentes ou frios, mas não é biodegradável;
  • plástico: é resistente, evita vazamentos, mas também não é a opção mais sustentável;
  • papel: é a alternativa mais ecologicamente correta. No entanto, modelos menos estruturados são pouco resistentes aos impactos durante o transporte;
  • alumínio: garante a conservação do calor dos alimentos e pode ser reciclada. Um ponto negativo para o delivery é que não é possível realizar a impressão da sua marca nesse material.

Estrutura

Pegue seu cardápio e avalie o tipo do alimento e sua temperatura ideal para ser servido. Se você vende pratos com diferentes acompanhamentos, o ideal é utilizar uma embalagem cuja estrutura tenha repartições.

Já as embalagens de papel cartonado conferem maior segurança ao transporte de sorvete, açaí e caldos, além de garantirem o isolamento térmico desses produtos.

Nunca se esqueça: antes de tomar uma decisão definitiva, teste várias vezes a embalagem! Peça para um motoboy rodar o bairro por 20 minutos antes de você reabrir e entender a apresentação! Pense na experiência do seu cliente, e também considere a praticidade para sua equipe.

Sustentabilidade

A maioria das embalagens de entrega é descartável, e os clientes têm se mostrado cada vez mais preocupados com o impacto desses produtos no meio ambiente. Priorizar o uso de embalagens recicláveis, reutilizáveis e biodegradáveis é um grande passo para administrar um negócio com consciência ambiental.

Além desses fatores, é preciso pensar na distância média percorrida pelo alimento e no tempo que ele permanecerá na embalagem para a criação do recipiente mais adequado.

Como criar uma identidade visual do seu restaurante na embalagem de delivery?

Depois de determinar o tipo de embalagem que melhor atende às necessidades do seu serviço de delivery, é hora de pensar no design personalizado das suas embalagens de entrega. Confira nossas dicas.

Siga a identidade da marca

A identidade visual de sua embalagem deve seguir a estratégia de marketing do restaurante nas cores e fontes utilizadas em outros materiais de divulgação. Ela também deve refletir o diferencial do seu negócio. Por exemplo, se você oferece um produto “gourmet” ou “premium”, invista em embalagens mais sofisticadas.

Deixe sua marca visível

Verifique se o nome e a logo de seu restaurante estão legíveis na embalagem. Se os recipientes forem padronizados para reduzir os custos, coloque adesivos personalizados com sua marca e os contatos do seu negócio.

Pense na praticidade do consumidor

Evite fechamentos que dificultem o acesso aos alimentos. Se possível, ofereça uma embalagem que possa ser aquecida ou armazenada na geladeira, para que o cliente possa armazenar o produto e consumi-lo quando achar conveniente.

Divulgue os canais de relacionamento

Crie uma hashtag do seu delivery e convide os consumidores a interagirem com o restaurante por meio das redes sociais.

Mostre os diferenciais do seu restaurante

Trabalha com pratos saudáveis? Adicione a tabela nutricional nas embalagens. Trocou o isopor por recipientes biodegradáveis? Destaque a novidade para os clientes.

A embalagem de delivery é uma extensão física do seu restaurante e é responsável por grande parte da experiência do cliente. Por isso, não há desculpa para não deixar esses recipientes mais funcionais e atrativos, não é mesmo?

Quer mais uma dica para melhorar a imagem do seu negócio e aumentar as vendas? Conheça o overdelivery e veja como essa técnica pode ser adotada em seu restaurante.

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