Engajar a equipe: como implementar uma cultura na cozinha?

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Muitos donos de restaurante têm se dedicado a encontrar estratégias de otimização para delivery com o intuito de atrair e fidelizar os clientes. No entanto, costumam se esquecer de que um dos segredos de uma experiência positiva para os consumidores é engajar a equipe.

O engajamento cria uma identificação dos profissionais com o local de trabalho. Eles conseguem reconhecer o papel de cada membro do time para o sucesso do estabelecimento. Além de mais produtivos, os funcionários mais engajados estão menos propensos a deixar o emprego. Com isso, você também diminui a taxa de turnover de seu negócio.

Grande parte da maneira como os profissionais se sentem e agem dentro do restaurante depende da sua postura, da cultura e dos valores cultivados no seu empreendimento. Portanto, você pode criar condições que podem melhorar o relacionamento e o engajamento de sua equipe.

Para ajudá-lo nessa tarefa, reunimos dicas que vão transformar o ambiente de trabalho, aumentando a produtividade e refletindo no melhor atendimento ao cliente. Vamos lá?

Dicas para engajar a equipe

Confira as estratégias a seguir e construa um ambiente de trabalho mais colaborativo e produtivo, que vai melhorar o serviço de delivery de seu restaurante.

Ensine a cultura do seu negócio

Certamente, você tem uma ideia clara da cultura de seu negócio, mas é preciso que seu time de colaboradores também conheça e vivencie essa cultura na prática.

O ponto de partida é rever a missão, a visão e os valores para definir a estratégia do restaurante sem deixar de considerar a motivação da equipe. A construção em conjunto da cultura de seu restaurante permite que todos caminhem na mesma direção para o sucesso do negócio.

Exemplo: se você tem a cultura de ter sempre o cliente em primeiro lugar, estimule isso nos seus funcionários e mostre para eles como deve ser feito na prática. As ações podem ir desde mostrar responder os comentários dos clientes em aplicativos até escrever o nome de quem pediu em cada uma das embalagens. Se você consegue passar essa mensagem para sua equipe, mais vai despertar o sentimento de dono do negócio nela.

Seja claro em relação às suas expectativas

Para escolher profissionais alinhados com o propósito da empresa, é preciso que você apresente as expectativas em relação ao trabalho do funcionário ainda no momento da contratação. A cada nova estratégia, esses objetivos também devem ser repassados à equipe.

Ao dizer claramente o que espera de cada profissional, você também permite que eles tenham uma referência para medir o próprio desempenho, o que contribui para aumentar a motivação da equipe.

Conheça a sua equipe

Para estimular o engajamento da equipe, você não deve pensar apenas nos limites da cozinha de seu restaurante. Lembre-se de que, assim como você, os funcionários são indivíduos multifacetados e têm outros interesses que não estão relacionados à carreira.

Tirar um tempo para conhecer esse outro lado dos colaboradores é importante para construir laços que reforcem o senso de pertencimento da equipe. É também uma excelente oportunidade para entender o que motiva cada funcionário.

Construa uma política de feedback constante

O profissional precisa saber que há um acompanhamento do trabalho realizado por ele no restaurante. Isso mostra que existe uma preocupação por parte do negócio com o aprendizado e crescimento de cada profissional. 

Utilize os indicadores de desempenho para avaliar a performance da equipe. Não deixe de apresentar os resultados, fornecendo um feedback positivo e construtivo, em intervalos predeterminados.

Aproveite para abrir um canal de comunicação, a fim de que os funcionários também possam trazer os próprios feedbacks. Conhecer a visão dos colaboradores permite o ajuste ou a implementação de medidas que possam contribuir para o crescimento do delivery.

Acompanhe e compartilhe as métricas

Todo negócio tem – ou deveria ter – metas para se alcançar e métricas para acompanhar a evolução ao longo do tempo. No caso de restaurantes, esses indicadores podem ser números de pedidos por dia, nota nos aplicativos, comentários de clientes, taxa de cancelamento, dentre muitos outros.

A melhoria esses indicadores vai fazer com que seu restaurante tenha mais sucesso. Se você consegue compartilhar esse acompanhamento com a sua equipe e bonificá-los quando as metas forem alcançadas, mais você conseguirá motivar seus funcionários.

Vale sempre lembrar que não necessariamente esse bônus deve envolver apenas dinheiro. Dias de folga extra, jantares para a família do funcionário, pequenas viagens… Use a sua criatividade e crie um ambiente onde o bom trabalho gera a recompensa.

Engajar a equipe resulta na redução de conflitos e falhas na comunicação. Tudo isso permite a construção de processos padronizados, que aumentam a qualidade do serviço e refletem no atendimento ao cliente. Assim, ao adotar as estratégias acima, você cria uma situação em que todos saem ganhando.

Esse assunto não termina por aqui. Queremos saber como anda o engajamento em seu restaurante. Deixe o seu comentário!

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