janeiro 11, 2022

6 ideias para food truck que você precisa conhecer para se inspirar

Com a rotina cada vez mais corrida, é comum que as pessoas busquem por soluções práticas para otimizar o dia a dia. Uma delas é o modo de adquirir refeições baratas e rápidas. É aí que surgem ótimas ideias para o mercado de food truck. Esse tipo de restaurante apresenta pequenas dimensões e comercializa comidas diversas em algum ponto fixo.

Se você quer empreender no ramo alimentício, investir nesse segmento pode ser uma boa ideia. Para isso, é fundamental se reinventar para oferecer diferenciais aos clientes, com o objetivo de se manter sempre competitivo.

Ficou interessado e quer conhecer algumas ideias para food truck para colocar em prática? Então, não perca o nosso post. Boa leitura!

Entre em contato!

Quais são as principais ideias para food truck?

Conhecer alguns tipos de food truck é importante para quem se interessa por esse ramo e quer apostar em ideias inovadoras. Veja, a seguir, algumas opções!

1. Comida japonesa

A culinária japonesa já faz parte das refeições de muitos brasileiros. Food trucks especializados nesse tipo de comida são uma ótima alternativa para proporcionar preparações rápidas e mais baratas do que em restaurantes tradicionais.

No entanto, fique atento: pela comida japonesa ser mais cara, a escolha do lugar onde ficará o seu food truck é ainda mais importante nessa situação. Afinal, dificilmente o seu negócio fará sucesso na saída de um estádio de futebol ou de escolas, não é mesmo?

Para montar o cardápio, ofereça opções tradicionais e que são conhecidas do público, como tempurá, yakissoba, temakis, hot holls, sashimis e sushis. Além disso, lembre-se de manter o frescor dos ingredientes e de deixá-los sempre refrigerados para evitar contaminações alimentares.

2. Cerveja artesanal

Nos últimos tempos, o perfil de consumo dos brasileiros tem mudado em relação às cervejas. Embora as marcas mais populares sejam algumas das mais consumidas, muitas pessoas preferem as artesanais.

Assim, food trucks com belo design, modernos e especializados nesse tipo de bebida podem fazer sucesso na sua região. Se quer investir, não se esqueça de oferecer cervejas de qualidade e em diferentes estilos, como Pilsen, Pale Ale, Weizenbier etc.

3. Comida mexicana

Mais do que se alimentar, várias pessoas desejam vivenciar uma experiência gastronômica e conhecer determinado país por meio dos alimentos. Apostar em um food truck temático chama bastante atenção, despertando a curiosidade dos clientes visualmente.

A comida mexicana tem se tornado uma grande atração, ganhando cada vez mais apreciadores. Por ser apimentada e bem temperada, os brasileiros abraçaram essa alimentação e, portanto, é uma excelente opção para o seu negócio.

Quando for montar o cardápio, dê preferência aos pratos que são mais rápidos de serem preparados. Afinal, quem come na rua quer praticidade. Portanto, aposte nos burritos, tacos, nachos, quesadillas, entre outras opções.

4. Hambúrguer artesanal

Com a expansão do mercado de hambúrgueres artesanais, investir nesse mercado é uma aposta certeira. Aqui, a ideia é inovar nos sabores, pois quanto mais diferentes, melhor. Portanto, inclua em seu cardápio opções vegetarianas, veganas, com diferentes tipos de molhos e queijos, com batata frita e refrigerante.

Esse é um dos lanches mais consumidos. Se você conseguir trazer ingredientes de qualidade, inovação e sabor, saiba que poderá conquistar muitos clientes.

5. Comida vegetariana

Oferecer um cardápio com alimentos orgânicos, que valorize a saúde, garantindo a boa procedência dos ingredientes e não abrindo mão do sabor, é um ponto muito positivo para o seu futuro negócio.

A culinária vegana ou vegetariana, por exemplo, mantém um bom público, que está sempre em busca de novidades. Logo, principalmente em grandes cidades, onde esse tipo de estilo de vida é mais difundido, apostar em um food truck que atenda a essas pessoas é um bom modo de explorar uma demanda crescente no mercado.

Para isso, invista em ingredientes frescos, coloridos e naturais. Ofereça pratos variados, como coxinhas, kibes, hambúrgueres, brownies, pastéis, tapiocas etc.

6. Comida de boteco

Na contramão dos pratos gourmets que vêm dominando o mercado nos últimos tempos, as comidas de boteco ainda têm um público muito fiel no Brasil. Não à toa, existem vários concursos e eventos de quitutes populares nas principais cidades do país.

Assim, juntar a praticidade de um food truck com o charme de um boteco pode ser uma boa maneira de iniciar um negócio. Assim, aposte em preparações como batata frita, bolinhos, porções, espetinhos, salgados, entre outras. A ideia é soltar a criatividade para oferecer as melhores opções aos clientes.

Entre em contato!

Como abrir um food truck?

Agora que você já conhece algumas ideias para food truck, chegou a hora de saber o que é preciso para abrir esse tipo de negócio.

Faça um plano de negócio

O plano de negócio tem o objetivo de apresentar uma visão ampla sobre a empresa e o mercado em que ela está inserida. Para fazer esse planejamento, é importante juntar todos os investimentos de maquinário, pagamento de funcionários, equipamento e material. Os principais pontos que devem ser abordados na sua cozinha comercial são:

  • qual será o faturamento mensal;
  • o montante do capital investido;
  • quais os principais produtos;
  • o que é o negócio.

Escolha um local adequado

Os food trucks podem se deslocar em vários pontos diferentes. Entretanto, a localização é um fator que influencia bastante no faturamento. No momento de fazer essa seleção, é importante levar em consideração alguns aspectos, como o público-alvo.

Além disso, fique atento às regularizações e aos aspectos legais de acordo com as licenças exigidas. Além desses pontos, procure lugares com grande fluxo de pessoas, próximos a escolas, parques etc.

Pense na estrutura e nos equipamentos

O veículo é um dos principais equipamentos a ser considerado para montar um food truck, podendo ser mini caminhão, furgão, trailer ou van. De modo geral, precisam ser equipados com geladeira e fogão industrial, exaustor, tanque para detritos e reservatório para armazenamento de água.

Como vimos, existem várias ideias para food truck, e é importante optar por aquela que tenha a ver com o seu público-alvo. Se deseja adotar o delivery no estabelecimento, lembre-se de cadastrar seu negócio nos apps de entrega e de implementar uma cozinha comercial otimizada para melhorar os resultados.

Gostou de conhecer algumas ideias para food truck e quer complementar a sua leitura? Então, saiba como a Kitchen Central pode ajudar na otimização da cozinha de um restaurante!


Cozinhas eficientes posicionadas em locais estratégicos

Conheça nossas Dark Kitchens disponíveis em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Economize dinheiro e acelere o seu negócio de forma lucrativa com delivery. Não perca tempo, cadastre-se agora e receba o contato do nosso time com maiores informações!

Pronto para começar a cozinhar com a gente?

Pronto para começar a cozinhar com a Kitchen Central? Venha fazer um tour nas nossas cozinhas para delivery!

Nome
Sobrenome
Telefone pessoal
Email
Nome do Restaurante
Cidade de Interesse
Tipo de Restaurante
Função

Obrigado pelo seu contato.

Muito em breve nosso time entrará em contato para entender melhor suas necessidades.