janeiro 27, 2022

Foodtech: o que é e qual é a importância para o delivery?

Quem quer crescer, aumentar lucro ou fazer a sua comida chegar mais longe precisa inovar. E se tem inovação, tem tecnologia, ou melhor: Foodtech. Donos de restaurantes, franqueados, investidores e até mesmo clientes, todo mundo que gosta de boa comida – seja para vender ou comer – precisa estar atento a esse tema e como ele impacta nosso dia a dia.

Se você está pensando que falar em foodtech é falar em sistemas, aplicativos e etc, não está errado, mas tem muito mais nessa matéria!

Neste artigo, você vai conferir o que é foodtech e quais benefícios ela traz para as empresas, além de conferir exemplos e cases do mercado de transformação digital para restaurantes. Acompanhe a leitura!

O que é foodtech?

Foodtech é a junção dos termos em inglês “food” e “tech”, e se refere a empresas que pesquisam e analisam alternativas diferenciadas e inovadoras relacionadas à alimentação.

Quando falamos sobre inovação e ideias de um restaurante do futuro, não estamos nos referindo apenas à etapa final de entrega do alimento. Ela pode ser aplicada tanto na produção quanto na forma como os produtos são elaborados ou distribuídos.

A ideia principal é buscar diferentes tipos de tecnologia para proporcionar automação para os processos ou oferecer uma experiência mais positiva ao público (Inteligência Artificial, por exemplo).

Quais as vantagens das foodtech para o delivery?

Agora que você já sabe o que é foodtech, confira algumas das vantagens que ela traz para o mercado alimentício.

Reduz o desperdício em diferentes etapas do processo

Essencial para inovar, economizar e se responsabilizar, a foodtech que te ajuda a reduzir o desperdício é uma das mais importantes!. Desde insights e números sobre produção vs consumo de alimentos e  tecnologias para reaproveitamento até ferramentas de conscientização, tudo isso pode ser oferecido por uma empresa de tecnologia alimentícia seja qual for a sua etapa do processo do ramo de alimentos. Dessa forma, há a oportunidade de verificar se existe desperdício e traçar estratégias que o reduzam (o que contribui para o campo social e também traz ganhos para as finanças de um empreendimento).

foodtech analisando verduras no laboratório

Otimiza a operação logística

O melhor benefício para quem tem uma cozinha para delivery! Foodtechs como a KitchenCentral também podem te ajudar a entender qual é a necessidade dos clientes e como a tecnologia pode funcionar para realizar as suas entregas mantendo a qualidade dos produtos e do atendimento.

E para melhorar o desempenho do seu restaurante nas redes sociais, temos uma matéria especial que irá te auxiliar! Com frases na bio de seu Instagram, é possível atrair mais clientes e manter sua rede engajada.

Oferece melhorias na relação com o consumidor

No momento do atendimento, por exemplo, se foi prometido um prazo de entrega e ele não foi cumprido, naturalmente o cliente ficará insatisfeito e pode recorrer às redes sociais para deixar sua reclamação e influenciar na decisão de outros clientes.

Ao buscar por alternativas que melhorem esse relacionamento, além de possibilitar um aperfeiçoamento constante no trabalho desenvolvido pelo negócio, os resultados tendem a melhorar, uma vez que isso trará reflexos diretos para o marketing boca a boca (quando os próprios clientes de seu negócio indicam outras pessoas).

Consumidora em aplicativo de compras pelo celular

Como uma Foodtech pode te ajudar hoje?

Veja alguns exemplos de tecnologias que já são utilizadas pelos empreendimentos.

Business Inteligence

Hoje, empresas dos mais diferentes ramos de atuação estão atentas quanto ao uso, coleta e tratamento de dados para facilitar a tomada de decisão. No ramo alimentício não é diferente. 

Um restaurante, por exemplo, para contar com estratégias de marketing mais alinhadas, entender o perfil de seu público e estudar ações que impactam positivamente o mercado, precisa analisar e entender qual é a realidade de seu negócio em números.

Nesse sentido, entre as principais vantagens que isso traz para a gestão de um estabelecimento, destacamos especialmente a elevação da eficiência operacional, além da possibilidade de encontrar potenciais tendências para os seus clientes, bem como detectar novas oportunidades de negócio.

Confira nossa matéria sobre gestão de equipe e brigada de cozinha

Por meio de ferramentas de Business Inteligence, a equipe terá justamente essa oportunidade: contar com os dados mais importantes para o seu negócio com o objetivo de tomar decisões rápidas e seguras.

Dessa forma, a gestão conta com os seguintes ganhos:

  • diferentes estratégias do negócio serão tomadas com base em ciência e não por achismos;
  • o time contará com respostas para perguntas específicas que contribuirão para traçar as suas estratégias;
  • oportunidade de entender quais são as preferências de seu público e quais foram as ações que mais surtiram efeito;
  • possibilidade de ajustar as campanhas com base no retorno pretendido e observado;
  • controle do estoque em tempo real, aumentando a satisfação dos clientes em relação ao cardápio;
  • entendimento do histórico do restaurante, o que permitirá uma tomada de decisão mais sólida.

A Kitchen Central oferece um software de gerenciamento em que é possível centralizar todos os pedidos de delivery em um tablet e gerenciá-los em um único fluxo de trabalho. Dessa forma, você centraliza a gestão do negócio, obtendo dados valiosos sobre as vendas, os ganhos, as marcas e os melhores locais para administrar seu restaurante de maneira eficiente. Saiba mais sobre essa tecnologia.

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial pode ser utilizada de diferentes maneiras no mercado de restaurantes. O autoatendimento, por exemplo, contribui para que as filas sejam reduzidas e o cliente tenha uma experiência mais autônoma, visto que ele tem a oportunidade de fazer e concluir a solicitação de seu pedido. Em alguns casos, pode até mesmo realizar o pagamento.

Há otimização, ainda, da retirada do pedido no estabelecimento, o que permite até mesmo uma redução de erros nas entregas dos itens (mais um fator que vai afetar de forma positiva o interesse do cliente em relação aos seus serviços).

Além disso, existem até mesmo robôs de delivery, também conhecidos como robôs entregadores ou robôs de entrega autônoma, projetados para realizar a entrega de itens como alimentos, pacotes e mercadorias de forma automatizada. Eles são uma inovação tecnológica que está sendo cada vez mais explorada em diversos setores, incluindo o de food service.

Geralmente, esses robôs são equipados com sensores, câmeras, sistemas de navegação, computadores embarcados e baterias que lhes permitem se mover de forma autônoma. Eles podem operar tanto em calçadas quanto em vias públicas e são programados para seguir rotas pré-determinadas ou se adaptar ao ambiente em tempo real, evitando obstáculos e interagindo com pedestres com segurança.

A análise de dados impulsionada pela Inteligência Artificial também otimiza restaurantes ao coletar informações sobre preferências dos clientes e eficiência operacional. Isso melhora a satisfação do cliente e aumenta a eficiência interna, resultando em um ambiente mais lucrativo e eficaz.

Representação de Inteligência Artificial através de algumas funções executadas por ela

Como as cozinhas para delivery se encaixam como Foodtechs?

As cozinhas para delivery são uma das principais tendências do setor alimentício. Já a foodtech, alia a tecnologia ao mercado de alimentação, permitindo a automatização de processos, a melhor experiência para clientes e também a redução de desperdícios, uma vez que atuam em diferentes processos.

Nesse sentido, para que o negócio possa operar sem ter a presença de clientes em seu espaço físico, existe a necessidade de contar com aplicativos e demais funcionalidades para chegar ao seu cliente e realizar a entrega conforme as suas expectativas.

A seguir, selecionamos algumas das principais vantagens da cozinha para delivery para os restaurantes.

Mais flexibilidade para o empreendimento

Conforme vimos, existe a possibilidade de utilizar ferramentas para entender um determinado perfil de clientes e basear as suas campanhas com base em dados. Dessa forma, além de trazer maior efetividade para as campanhas adotadas, isso trará melhores resultados.

Sendo assim, se houver a identificação de que determinado prato tem mais saída e que o padrão de comportamento dos clientes é mais voltado para o interesse em um item em específico, a facilidade de alterar o cardápio é muito maior, pois o cliente tem acesso a ele apenas digitalmente.

Garantia da melhor localização

A localização é um dos principais fatores de sucesso do negócio. Imagine que você deseja investir no horário de almoço. Se o estabelecimento não estiver em um centro comercial, as chances de sucesso diminuem bastante, pois as pessoas tendem a buscar empreendimentos próximos.

Por outro lado, as cozinhas para delivery têm mais flexibilidade nesse sentido devido ao sistema de entregas. Inclusive, as cozinhas para delivery da Kitchen Central estão localizadas nas áreas com o maior volume de pedidos para que você atenda mais clientes. Acesse o site da Kitchen Central e saiba mais.

Redução de custos

A redução de custos proporcionada pelas cozinhas para delivery pode ser observada de muitas maneiras. Primeiro, não é necessário contar com uma grande equipe para o atendimento aos clientes. Além disso, por não haver salão para receber os clientes, você tem a possibilidade de dividir o aluguel nos melhores pontos da cidade.

Delivery mais eficiente

O delivery é mais eficiente justamente porque é um modelo de negócios desenhado especialmente para isso, toda a unidade foi projetada para facilitar a produção e repasse dos pedidos.

O serviço de delivery revolucionou a forma como as pessoas acessam alimentos e produtos, oferecendo conveniência e praticidade inigualáveis. Com a crescente penetração da tecnologia e a ascensão de aplicativos de entrega, o processo de fazer pedidos e receber produtos em casa tornou-se extremamente simplificado. 

Consumidor em aplicativo de delivery Ifood

Quais são os principais exemplos e cases de foodtech?

Selecionamos alguns exemplos e cases de foodtech para que o seu negócio possa se inspirar neles. Confira!

Aplicativos de compras sem sair de casa

Aplicativos de delivery são uma excelente alternativa que aperfeiçoa a experiência dos clientes e facilita o dia a dia corrido, especialmente em grandes centros urbanos.

É o caso do iFood, que dispensa apresentações. Afinal, ele se tornou referência em boa parte do país no que diz respeito ao mercado de delivery, além de ser a maior plataforma da América Latina. Por meio dele, as pessoas têm a oportunidade de selecionar o segmento de sua preferência e até mesmo fazer as compras do mercado.

Aplicativos de gestão

Buscar alternativas que contribuam para a satisfação dos clientes é um dos desafios de grande parte das empresas. Para o mercado de alimentos, existem ferramentas que possibilitam uma gestão mais efetiva do negócio, contribuindo para trazer melhorias para o relacionamento e também para controlar a gestão do estabelecimento como um todo, como o lean kitchen.

Hoje, existem ferramentas que gerenciam desde o financeiro até o estoque, como o Sistema ERP (Enterprise Resource Planning) com estoque integrado, o modelo de movimentação de estoque PEPS (primeiro a entrar, primeiro a sair) e a curva ABC de produtos.

Naturalmente, a equipe tem a oportunidade de destinar um tempo maior para o atendimento de seus clientes e para estratégias que atraiam um número maior de pessoas interessadas em seus produtos.

Softwares que identificam a procedência de alimentos

Hoje, as pessoas estão muito mais preocupadas em entender qual é a procedência dos alimentos que consomem. Por essa razão, esse ponto também deve ser uma atenção de seu estabelecimento.

Quando há preferência por fornecedores que se preocupam com sustentabilidade e que têm as certificações necessárias, garantindo a segurança de seus clientes, seu espaço tende a ganhar (até mesmo na divulgação do estabelecimento).

Para isso, já existem ferramentas que cumprem com esse objetivo, trazendo para a equipe as informações necessárias sobre o tema. Sendo assim, sempre que houver o questionamento de algum consumidor, facilmente o espaço terá as respostas para garantir a tranquilidade de seu público.

Neste conteúdo, você pôde entender o que é foodtech e quais os diferenciais que ela traz para as empresas, além de conferir alguns exemplos de negócios que se destacam nesse assunto. Se você ficou interessado em conhecer um pouco mais sobre cozinhas para delivery, entre em contato com a gente e tire suas dúvidas!

Traga seu delivery para Kitchen Central

A Kitchen Central é uma empresa de cozinhas industriais e pontos de vendas inteligentes, em locais estratégicos nas cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, que utiliza inteligência de vendas especializada para expandir o seu delivery.

Nossas cozinhas e pontos de vendas inteligentes são projetados para atender a todas as necessidades do mercado delivery, diminuindo os altos custos dos espaços tradicionais e as burocracias.

Somos os parceiros ideais para ajudar você a alavancar seu negócio e estamos aqui, oferecendo total suporte para que seu negócio possa vender mais. Conte com a gente para facilitar sua jornada de trabalho, para que você consiga se dedicar na preparação dos equipamentos de seu restaurante.

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