Aprenda como fazer uma gestão de delivery eficiente

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O delivery é muito comum, principalmente no momento em que estamos vivendo. Além da praticidade e comodidade, as pessoas também optam por esse tipo de serviço por causa da segurança e custo que ele oferece aos usuários. Por isso, é muito importante fazer uma gestão de delivery eficiente para expandir ainda mais o negócio.

Um bom atendimento pode ser garantido por meio da organização dos processos e quando os funcionários estão preparados para lidar com os clientes. Para isso, é fundamental utilizar todas as táticas e ferramentas disponíveis, desde a implementação de soluções tecnológicas até o treinamento da equipe.

Mesmo que a maioria dos restaurantes foque em fazer o delivery como forma complementar, somente para aumentar a renda do salão, operadores que fazem uma gestão de delivery eficiente já viram que esse é um negócio que pode ser lucrativo e começaram a investir em cozinhas somente para essa modalidade, as chamadas dark kitchens.

Se você deseja saber como fazer uma gestão de delivery eficiente, não perca o nosso post. Boa leitura!

Use as redes sociais

Criar uma comunicação com os consumidores é fundamental. Para isso, é necessário estabelecer uma persona, conhecer o público e ser um referencial para que os clientes o encontrem com informações úteis sobre os produtos, serviços e setores.

Como existem várias redes sociais, é preciso compreender qual faz mais sentido para o seu restaurante no momento de divulgar e oferecer os produtos. Uma dica é optar pelo Facebook e Instagram, já que por meio deles você pode utilizar todas as ferramentas disponíveis: compartilhar o cardápio, fazer stories sobre os pratos, abordar as vantagens do estabelecimento, entre outros.

Quem não é visto não é lembrado, então estar presente nas redes sociais pode fazer seu restaurante alcançar novos clientes, mas também ajudar na recompra de clientes antigos.

Esteja em mais de um canal de vendas

Os aplicativos de delivery chegaram para ficar. Mesmo que muitos restaurantes achem injusto a parcela significativa que esses apps cobram, essas empresas investem milhões de reais mensalmente para atrair novos usuários. Alguém vai vender para eles. Pode ser você.

Mesmo que não exclusivamente nos aplicativos, negocie e coloque sua loja nesses apps. Com mais canais de vendas, possivelmente mais pessoas vão te ver. Lembre que seus custos fixos não vão aumentar por causa desses apps, você só vai ganhar menos nos produtos que eles te ajudarem a vender.

Crie uma estratégia de fidelização

O aumento da quantidade de pedidos no delivery não ocorre de um dia para o outro. Após criar um meio de divulgação do serviço, também é importante estimular os consumidores a fazerem outras compras. Para fidelizá-los, é fundamental oferecer uma experiência única e comida de qualidade, dentro e fora do estabelecimento.

Portanto, é necessário se preocupar com toda a jornada dos clientes, desde quando fazem o pedido pelo WhatsApp, aplicativo, site ou telefone até a hora em que recebem e abrem o produto. Tudo faz parte da experiência, e o resultado é a satisfação das pessoas.

Então, o que fazer para alavancar as vendas? Uma opção é investir em benefícios exclusivos que incentivem os pedidos, como sobremesa de cortesia, cashback, bônus, descontos, brindes e frete grátis.

Invista em boas fotos

Quando se diz que as pessoas comem com os olhos, não é somente um ditado popular, mas uma realidade. Ao se tratar de alimentação, é comum escolhermos aquilo que parece mais saudável, bonito e apetitoso. Por isso, investir em boas fotos é essencial.

Imagens bonitas, feitas com equipamentos de qualidade, auxiliam na produção de um conteúdo relevante para os consumidores se sentirem mais atraídos por seus pratos. Isso também é importante para as ações off-line, como o cardápio que é entregue no restaurante e os panfletos distribuídos pelo motoboy.

Logo, é fundamental ressaltar que um prato bonito e saboroso pode atrair e despertar o desejo de um consumidor recorrente, aquele que procura e indica os seus produtos. Assim, lembre-se sempre de investir na boa divulgação.

Faça a gestão de clientes

Um atendimento de qualidade deve levar em conta a gestão de clientes, que está ligada ao relacionamento que o negócio tem com os consumidores. Assim, tente manter a lista de clientes com os dados atualizados, acompanhando o modo como se comportam, o histórico de compras e o ticket médio de cada um.

Com isso, você faz uma segmentação do público, planejando algumas ofertas que possam ser interessantes (via telefone, e-mail ou WhatsApp). Também é possível disponibilizar descontos ou prêmios aos consumidores que mais compram e planejar uma ação que eleve o valor do ticket médio padrão. Uma boa dica é investir em um software de gestão para restaurantes.

Estruture o sistema interno para atender a demanda

Além de estar em todas as redes e aplicativos de entrega, é importante estruturar a equipe para o bom atendimento, sendo eficiente nesses canais. Por isso, estabeleça por onde os pedidos serão aceitos, sem deixar os consumidores em dúvida se a sua solicitação foi passada para a cozinha ou não.

Caso o seu estabelecimento aceite pedidos somente pelo aplicativo, é fundamental esclarecer essa orientação nas redes sociais, por exemplo. Além disso, caso seja possível, tenha alguém de prontidão para responder os comentários e as mensagens sobre as dúvidas.

Mantenha a boa qualidade dos pratos

Vários consumidores que usam o serviço de delivery são pessoas que provavelmente já foram ao restaurante pessoalmente. Logo, sempre existem comparações entre as refeições recebidas em casa e aquelas servidas no estabelecimento. Uma decepção que os clientes podem ter é em relação à baixa qualidade dos produtos do delivery.

Por isso, tente garantir o padrão da cozinha e tenha certeza de que os pratos não perderão suas características durante o transporte.

Faça um relatório de vendas

Fazer uma análise de vendas e de faturamento é muito importante para verificar o desempenho e desenvolver algumas metas. Com um sistema de gestão para restaurante eficiente, você poderá acompanhar as vendas do seu restaurante. A partir disso, é fácil implementar melhorias para alavancar ainda mais as vendas.

Agora que você já sabe como fazer uma gestão de delivery eficiente, não deixe de investir em nossos serviços. Aqui na Kitchen Central, você encontrará um software feito para cozinheiros, chefs e restaurantes que é conectado automaticamente a múltiplos aplicativos de delivery, de modo a facilitar a gestão e o crescimento do número de pedidos.

Gostou deste post, mas tem alguma dúvida sobre o nosso software? Então, entre em contato conosco. Será um prazer respondê-lo!

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