junho 19, 2020

Gestão de fornecedores: entenda a importância para seu restaurante

Você deseja levar qualidade e produtos diferenciados aos seus clientes? Então, uma boa dica é repensar as práticas do seu restaurante. Fazer uma boa gestão de fornecedores é muito importante para proporcionar mais variedades de produtos aos consumidores.

Esse processo é voltado não somente para a análise, mas também para o controle de todas as atividades operacionais que envolvem a relação entre o restaurante e seus fornecedores, permitindo que o gestor tenha uma facilidade maior para gerir o negócio. Além disso, outros benefícios incluem:

  • a qualidade do produto entregue
  • o atendimento de prazos
  • os preços mais competitivos
  • e o maior valor agregado.

Se você deseja saber quais são as melhores práticas para realizar a gestão de fornecedores, não perca o nosso post. Boa leitura!

Mapeie as necessidades do seu restaurante

Antes de encher o estoque, é muito importante definir quais são os produtos que representam grande parte dos seus gastos diários e quais são ocasionais, de acordo com os eventos, as estações, a demanda, entre outros.

Caso você venda empada, folhado e pão de queijo, o recomendado é avaliar se vale a pena comprar leite, frango, queijo e polvilho para preparar os alimentos ou se o melhor é adquirir produtos prontos. Assim, é fundamental fazer uma lista com os itens que você pretende vender.

Entenda bem como está a saída dos produtos e preveja quanto de cada material está gastando. No delivery, estude bem quais são os itens que mais vendem no seu cardápio online e retire os que não performam bem. Com isso, você conseguirá diminuir o seu CMV e ter um melhor tempo de preparo, que significa melhor posicionamento nos apps e, consequentemente, mais vendas.

Avalie a prestação de serviços dos fornecedores

Antes de fechar a parceria com um fornecedor, é essencial verificar a sua reputação no mercado. Para isso, pesquise feedbacks e opiniões na internet, converse com colegas do setor e procure o resultado das avaliações anuais pelas quais esse tipo de negócio deve passar.

Você pode pedir à empresa as licenças e os certificados de inspeções que ela apresenta, já que é fundamental que estejam de acordo com as normas de segurança alimentar. Esse cuidado ajuda a conhecer não somente a procedência e a origem das matérias-primas que você usará em seu restaurante, mas também os laudos, as adequações e o cadastramento a respeito dos alimentos.

Fique de olho no cumprimento de prazos

Todos os restaurantes precisam que as entregas dos seus fornecedores sejam feitas pontualmente e diariamente. Assim, não menospreze a importância da preparação dos alimentos servidos aos clientes com insumos frescos e novos. Isso porque, dessa maneira, a qualidade esperada pelos consumidores será alcançada.

Assim, é importante que a sua gestão se certifique de que os parceiros cumpram os acordos e fiquem atentos aos prazos de entrega estabelecidos. Isso é fundamental tanto para o funcionamento do negócio quanto para a qualidade dos seus pratos.

Escolha bons parceiros

Identificar o número de parceiros que você precisará é essencial. Isso porque é mais simples conseguir ter um relacionamento com poucos fornecedores do que quando há várias pessoas envolvidas no processo.

Assim, opte por um fornecedor que seja de qualidade e sério. Ele poderá conhecer a sua necessidade, além de desenvolver uma relação de parceria e proporcionar um melhor atendimento na sua cozinha comercial.

Como vimos, a gestão de fornecedores é algo fundamental para a qualidade dos pratos e a boa experiência dos clientes. Por isso, lembre-se de mapear as necessidades do seu negócio, avaliar a prestação de serviço dos fornecedores e ficar de olho no cumprimento dos prazos. Com isso, é possível oferecer os melhores produtos aos consumidores.

Gostou deste post? Então, compartilhe o conteúdo em suas redes sociais para que seus amigos também saibam a importância da gestão de fornecedores!


Cozinhas eficientes posicionadas em locais estratégicos

Conheça nossas Dark Kitchens disponíveis em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Economize dinheiro e acelere o seu negócio de forma lucrativa com delivery. Não perca tempo, cadastre-se agora e receba o contato do nosso time com maiores informações!

Pronto para começar a cozinhar com a gente?

Pronto para começar a cozinhar com a Kitchen Central? Venha fazer um tour nas nossas cozinhas para delivery!

Nome
Sobrenome
Telefone pessoal
Email
Nome do Restaurante
Cidade de Interesse
Tipo de Restaurante
Função

Obrigado pelo seu contato.

Muito em breve nosso time entrará em contato para entender melhor suas necessidades.