dezembro 22, 2021

Confira 7 passos para implementar um delivery de sucesso no restaurante

O ramo da alimentação sempre é uma excelente alternativa para quem deseja empreender. O momento atual, com a pandemia do novo coronavírus, exige que os estabelecimentos repensem o seu modelo de negócio. As pessoas estão em casa e não podem ir diretamente ao local e, portanto, saber como implementar o delivery no restaurante é fundamental para impulsionar as vendas.

Ao oferecer esse tipo de serviço, o seu negócio de cozinha para delivery já sairá na frente, pois ele auxilia a fidelizar clientes e a aumentar o faturamento, o que é muito importante para o sucesso de qualquer empreendimento.

É verdade que as mudanças exigem trabalho e esforço significativo. No entanto, com as nossas dicas, o resultado vai valer a pena. Quer saber como montar um delivery de sucesso? Então, continue a leitura!

1. Faça um planejamento preciso do processo

O planejamento é a primeira etapa que deve ser levada em conta para implementar o sistema de delivery no restaurante. Ele atua como um guia, evitando que a logística do empreendimento se perca.

Dessa maneira, é essencial traçar objetivos e metas sobre a contratação de funcionários, aquisição de veículos, reestruturação da dinâmica de trabalho dos colaboradores e preparação de um local destinado à carga e descarga. Além disso, é necessário descrever detalhadamente o quanto você tem para gastar e seguir esse caminho para não ultrapassar o orçamento.

No início de um empreendimento, é bom ser realista. Em muitos casos, o lucro pode ser demorado, e é fundamental ficar preparado caso isso aconteça.

2. Defina o cardápio

Deixar todo o cardápio à disposição para o delivery é um grande erro para quem está começando a montar o serviço de entregas. É provável que o restaurante não tenha embalagens suficientes para cada item do menu, e isso faz com que os funcionários percam tempo durante esse processo.

Além disso, alguns pratos saem caro, e pode ser que os clientes não escolham essa opção. Por isso, é preciso levar em conta a possibilidade de sair perdendo. Logo, na maior parte das vezes, não vale a pena correr riscos. A dica é optar por um cardápio mais básico, mas com bastante qualidade.

Para definir um menu estratégico, pense no seu público e no modelo de negócio da sua cozinha comercial. Se o estabelecimento abre durante o dia, inclua pratos atrativos para o almoço, como kits de refeições prontas ou combos.

3. Organize os processos internos

Com a implementação de um serviço de delivery, o seu restaurante deve se estruturar para lidar com o aumento das vendas. É importante lembrar que o estabelecimento não atenderá somente aqueles que estão dispostos a sair de casa. Em um dia de pouco movimento, os funcionários ainda podem ter muito trabalho ao lidar com as preparações que devem sair para a entrega.

Assim, é muito importante simplificar todos os processos. É bom garantir que uma tarefa simples não se torne longa e complicada, trazendo erros e frustrações ao longo da jornada. Analise qual o melhor modo de executar atividades internas, sempre levando em consideração a excelência na entrega.

4. Prepare a equipe

Um dos pontos mais importantes para o sucesso de qualquer delivery é ter uma equipe preparada e capacitada. Portanto, é fundamental analisar quais são as demandas do restaurante e contratar um número certo de entregadores para evitar atrasos.

Se aos finais de semana os pedidos aumentam e durante a semana o ritmo de entregas é mais lento, uma boa opção é contratar mais colaboradores para reforçar a equipe durante a sexta-feira, sábado e domingo. Também é interessante contratar entregadores por turno, tentando estruturar a rotina de trabalho de cada um com o número médio de entregas.

Lembre-se também de treinar toda a equipe nos processos importantes do negócio. Isso proporciona uma segurança maior para que o empreendimento cresça.

5. Escolha as embalagens apropriadas

A escolha das embalagens corretas é um dos principais cuidados que os gestores devem ter para entregar as refeições com um padrão alto de qualidade. Servir a comida no próprio restaurante pode ser uma tarefa fácil, já que você tem um controle maior sobre a apresentação.

Entretanto, para que o delivery funcione, é preciso investir em embalagens apropriadas e que permitam que os alimentos sejam entregues com uma boa aparência e que chamem a atenção dos clientes. Assim, investir em recipientes personalizados é uma boa maneira de garantir a apresentação dos produtos e diferenciar o seu negócio dos concorrentes.

Imagine que você tem um restaurante e os seus pratos não chegam até a clientela com a mesma aparência que está nas fotos? Logo de início, isso pode acabar com o sucesso do delivery. Portanto, lembre-se de que as embalagens são peças-chaves para propiciar uma ótima experiência ao consumidor.

6. Divulgue o seu serviço

Para que o delivery tenha resultados, é importante que a clientela conheça essa nova opção. Com o poder da internet, a melhor alternativa é investir nas redes sociais. Para garantir que essa divulgação chegue até as pessoas, escolha o perfil do seu público-alvo e a área que quer atingir.

No entanto, não se limite a isso. O “boca a boca” também é fundamental nesse processo. Logo, invista nos panfletos e nas recomendações dos próprios clientes.

7. Ofereça um atendimento de qualidade

Outro ponto importante é definir uma estrutura de atendimento para o seu delivery. Os aplicativos, por exemplo, facilitam o cadastro dos clientes, garantem uma visão global de todo processo, permitem a fidelização dos consumidores e evitam problemas com linha telefônica ocupada.

A clientela provavelmente vai gostar de toda comodidade proporcionada por esse tipo de serviço, já que o pedido pode ser feito rapidamente, sem a necessidade do contato por telefone. Além disso, existe a possibilidade de visualizar a imagem dos pratos, o que facilita a escolha.

Agora que você já sabe como implementar um delivery de sucesso no restaurante, saiba que a cozinha é parte fundamental desse processo. Por isso, leve em conta a implementação da dark kitchen, uma cozinha comercial otimizada para operar delivery. Com o serviço que a Kitchen Central oferece, você terá mais comodidade e segurança para realizar os seus serviços de entrega!

Gostou deste post e tem alguma dúvida sobre a dark kitchen e como implementá-la em seu restaurante? Então, entre em contato conosco. Será um prazer respondê-lo!


Cozinhas eficientes posicionadas em locais estratégicos

Conheça nossas Dark Kitchens disponíveis em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Economize dinheiro e acelere o seu negócio de forma lucrativa com delivery. Não perca tempo, cadastre-se agora e receba o contato do nosso time com maiores informações!

Pronto para começar a cozinhar com a gente?

Pronto para começar a cozinhar com a Kitchen Central? Venha fazer um tour nas nossas cozinhas para delivery!

Nome
Sobrenome
Telefone pessoal
Email
Nome do Restaurante
Cidade de Interesse
Tipo de Restaurante
Função

Obrigado pelo seu contato.

Muito em breve nosso time entrará em contato para entender melhor suas necessidades.