Indicadores de desempenho para delivery: métricas que te farão ter mais sucesso no delivery

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Como o mercado de alimentação é altamente dinâmico, você precisa pensar constantemente em estratégias que garantam o sucesso de seu negócio. Uma forma de otimizar seu restaurante, por exemplo, é o uso de indicadores de desempenho no delivery. Essas métricas, também conhecidas como KPIs, são essenciais para você descobrir quais áreas de seu restaurante precisam ser melhoradas e quais mantêm retornos satisfatórios.

No caso dos serviços de delivery, o uso desses indicadores é ainda mais importante, afinal, existem muitas opções disponíveis e consumidores cada vez mais exigentes tanto em relação à qualidade dos pratos quanto no que diz respeito à excelência do atendimento. É por isso que existem alguns KPIs pensados especialmente para os serviços de delivery.

Neste post, apresentamos a você 6 indicadores de desempenho que podem ajudá-lo a gerenciar melhor o seu negócio e a vender mais pelo delivery. Vamos lá?

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Mais vantagens do uso das métricas

Antes de apresentarmos as métricas mais importantes para os restaurantes de delivery, vamos falar um pouco mais sobre outras vantagens dos indicadores de desempenho. Confira:

Ajudam a aperfeiçoar o desempenho

As métricas permitem que você identifique as forças e fraquezas de seu negócio, garantindo o aprimoramento constante do seu serviço;

Aumentam a eficiência

Com o uso dos indicadores de desempenho, você pode oferecer aos seus colaboradores metas que podem ser alcançáveis e mensuráveis. Com isso, a equipe tem uma ideia clara do que precisa ser feito, melhorando a eficiência geral do negócio.

Muitos restaurantes, além de traçar e acompanhar as metas, incentivam os funcionários a alcançá-las por meio de bônus.

Contribui para a redução de custos

Quando o restaurante passa a utilizar as métricas, ele consegue identificar os setores que levam ao déficit no orçamento. A partir daí, é possível rever as estratégias para reduzir as despesas desnecessárias;

Oferecem resultados mensuráveis

Chega de achismo! Com o uso dos KPIs, você obtém resultados quantificáveis e mensuráveis, o que permite a criação de ações para melhorar os processos.

Além de definir quais indicadores serão utilizados em seu negócio, você não pode se esquecer de realizar o monitoramento constante desses KPIs. No caso do restaurante digital, esse acompanhamento é mais prático e eficiente, pois você pode verificar em tempo real as informações sobre todas as etapas do processo, acrescentando um novo dado sempre que necessário.

São esses detalhes constantemente melhorados que vão fazer com que o seu restaurante se destaque e ganhe cada vez mais clientes.

Indicadores de desempenho para o seu delivery

É você quem decide quais são as métricas que merecem ser monitoradas em seu negócio. Tudo vai depender do planejamento estratégico criado para seu restaurante. Reunimos, a seguir, 6 exemplos de indicadores de desempenho que você pode adotar em seu delivery. Vamos conhecê-los?

1 – Crescimento por período

É possível monitorar o percentual de crescimento do seu restaurante por períodos e comparar o resultado com taxas de crescimento do setor, por exemplo. Se o número de pedidos por delivery tem expandido, mas o seu restaurante não conseguiu apresentar resultados semelhantes, é preciso reavaliar suas estratégias.

Essa métrica pode ser acompanhada a partir da fórmula: crescimento = (receita do ano atual – receita do ano anterior) ÷ receita do ano anterior x 100%.

Esse indicador oferece um índice simplificado de crescimento por ano de atividade. Caso queira resultados mais completos, você pode incluir uma análise a partir dos índices da inflação ou avaliar o crescimento por períodos mais curtos.

Para saber o crescimento do número de pedidos por delivery no mercado, você pode perguntar ao seu contato dentro dos aplicativos.

2 – Custo de aquisição de clientes (CAC)

Conquistar novos consumidores para o seu restaurante digital é um desafio que exige o uso de estratégias de marketing para a apresentação e divulgação do seu negócio. Essas estratégias vão desde posts patrocinados nas redes sociais até campanhas de promoção nos aplicativos.

Para calcular o valor que você tem investido a fim de atrair cada cliente, você vai adotar a fórmula a seguir: CAC= total investido em marketing ÷ número de clientes conquistados.

Analisar esse indicador de desempenho ajuda você a identificar se o investimento e as ações de marketing realizadas têm ajudado a trazer novos consumidores.

3 – Custo de entrega dos pedidos

Em um restaurante digital, os custos referentes às entregas envolvem, por exemplo, o serviço dos entregadores, a taxa paga aos aplicativos para entrega e os materiais utilizados para o armazenamento e o transporte dos pedidos. Esse indicador pode ser identificado a partir do cálculo: custo de entrega dos pedidos = (custo total das entregas ÷ receita dos pedidos) x 100%.

Medir bem esse custo pode ajudar a entender se vale a pena deixar toda a logística por conta dos aplicativos ou não.

O ideal é que ele apresente os menores índices possíveis. Caso os custos estejam elevados, pense em soluções para diminuir as despesas com o frete e a embalagem dos alimentos, trocando o fornecedor ou negociando descontos na aquisição dos produtos.

4 – Feedbacks dos consumidores

Esse indicador ajuda a avaliar a eficiência do seu delivery, oferecendo ao consumidor uma ótima experiência. Ele pode ser observado a partir das avaliações presentes nos aplicativos de delivery e nos comentários deixados nas redes sociais utilizadas na divulgação de seu restaurante, por exemplo.

Quanto maior for o percentual de feedbacks positivos, maior é o grau de satisfação dos consumidores com a qualidade da comida e o tipo de serviço que você oferece. No entanto, a maior riqueza desse indicador está justamente nos comentários negativos e queixas dos clientes. Eles trazem informações valiosas dos setores que precisam de melhorias.

Você pode traçar metas relacionadas à sua nota média nos aplicativos e à quantidade de novas avaliações por semana, por exemplo. Quando dividimos essas metas com o time focado na produção e bonificamos caso o sucesso seja atingido, eles acabam tendo uma motivação extra para trabalhar.

5 – On-time delivery (OTD)

Esse indicador serve para acompanhar o percentual de entregas realizadas dentro do prazo estipulado por você e esperado pelo cliente. Para obtê-lo, você precisa definir esse tempo estimado para entrega e atualizar o registro com os horários.

O cálculo é realizado a partir da seguinte equação: OTD = (número de entregas realizadas dentro do prazo ÷ número total de entregas) x 100%.

Seu OTD será positivo sempre que o consumidor receber o pedido antes ou no horário estipulado no momento da compra. Se o percentual de entregas realizadas depois do prazo for recorrente, você precisa avaliar outras etapas do processo do delivery, como o tempo para a elaboração do pedido.

6 – Ticket médio por pedido

Você pode até ter uma ideia do custo médio de cada pedido em seu restaurante digital, mas é possível encontrar a margem de lucro gerada por cada prato a partir da métrica do ticket médio.

Você pode calculá-lo a partir da equação: ticket médio por pedido = valor total das vendas ÷ número de pedidos atendidos.

Não existe um índice ideal para esse indicador de desempenho, já que ele varia de acordo com o planejamento estratégico de cada estabelecimento. Caso o ticket médio apresente resultados muito baixos ou exista uma grande variação entre um mês e outro, é hora de revisar as estratégias e até mesmo pensar em inovar o cardápio.

Se você tem controle do seu ticket médio, você consegue montar estratégias para aumentá-lo, como a utilização de combos/combinados. Mais produtos vendidos = mais dinheiro entrando.

Não é possível administrar um delivery de sucesso sem o auxílio dos indicadores de desempenho. Ao dispor de informações precisas sobre diferentes setores de seu restaurante digital, você pode identificar e resolver os pontos que precisam de ajustes. Não se esqueça de garantir o registro atualizado dos dados para que eles ajudem você a manter a lucratividade de seu delivery.

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