Inteligência de mercado: saiba como usar esse conceito no delivery

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A inteligência de mercado é um conceito que ajuda a proporcionar condições de tornar o negócio mais estruturado e com decisões precisas, baseadas em dados. A proposta é que você tenha condições de fazer uma leitura do cenário do consumidor, avaliando itens e registros por meio de indicadores, métricas e informações coletadas. 

Essa iniciativa colabora com o desenvolvimento de estratégias mais certeiras e para a otimização de todos os processos de produção, atendimento e delivery. Quer aprender a aplicar a inteligência de mercado no delivery? Continue acompanhando e saiba mais sobre o tema!

O que é inteligência de mercado?

A inteligência de mercado é o processo de coletar informações (sobre itens como cenário de mercado, tendências, concorrentes, vendas, produtos e iniciativas de publicidade) para ter insights, ou seja, para ter uma clareza maior sobre o mercado e o público. É uma estratégia de marketing que ajuda na tomada de decisões e no delineamento da abordagem que a companhia vai adotar. 

Esse processo contribui muito para o desenvolvimento de uma postura mais proativa por parte da empresa. A corporação sai do foco da reação para a antecipação de possibilidades e previsão de comportamentos do mercado consumidor. 

Com o avanço da transformação digital, a inteligência de mercado conta com o apoio de tecnologias avançadas. Ela se apoia também nas pesquisas, sejam as secundárias (que outras instituições fazem e oferecem informações menos específicas) ou primárias (a corporação encomenda uma pesquisa com uma organização especializada).

Por que o conceito de inteligência de mercado é tão importante? 

A inteligência de mercado ajuda a entender mais sobre o negócio e a fazer as análises para tomar as melhores decisões. Com ela, você tem a possibilidade de ter indicadores sobre o cenário do mercado. Assim, é possível traçar estratégias, promover a otimização da cozinha e dos processos e tomar decisões.

Esses pontos são essenciais para a expansão do restaurante e para a criação de uma marca forte. Além disso, as informações são utilizadas para o delineamento de uma estratégia de marketing online mais efetiva, o que contribui para o ganho de visibilidade em um ambiente digital cheio de opções.

Outra questão essencial é que o perfil de consumo das pessoas mudou muito com a pandemia de coronavírus. Sendo assim, é essencial ter ferramentas para estudar os hábitos de compra das pessoas.

Como a inteligência de mercado pode ser usada no delivery?

A inteligência de mercado pode gerar ótimas contribuições para o delivery. Veja a seguir as melhores dicas para aplicá-la no seu restaurante!

Otimize o cardápio

Os dados coletados na inteligência de mercado podem ser utilizados para entender o que os clientes preferem, quais pratos são mais procurados e o que agrada mais o paladar do consumidor. Além disso, as informações contribuem para a construção de um cardápio otimizado, com fotos de comidas que agradam e com os itens que os consumidores desejam acessar. 

Defina os KPIs a serem acompanhados

Os Indicadores-Chave de Desempenho (KPIs, de Key Performance Indicators) são essenciais para um monitoramento constante da performance do delivery. É importante defini-los de forma prévia, antes da implementação das mudanças na estratégia. Eles abordam variáveis como produtividade, custos e feedback.

Alguns exemplos de KPIs são Custo de Aquisição de Clientes (CAC), custo de entrega dos pedidos, feedback (que pode ser monitorado pelas avaliações nos aplicativos), entregas dentro do prazo e ticket médio por pedido. Monitorar esses índices ao longo do tempo ajuda no aprimoramento do desempenho e no ganho de qualidade.

Use dados para otimizar vendas e processos

Com os dados coletados e com o apoio da tecnologia, é possível tornar vendas e processos mais inteligentes e aproveitar mais o potencial dos recursos. A ideia é que você terá como identificar padrões de consumo e de exigência dos consumidores em todo o serviço que é oferecido e avaliar o que nas iniciativas do restaurante não atende a essa demanda. Com isso, você realiza as correções e adaptações necessárias, para o desenvolvimento de uma estratégia 100% focada na experiência do consumidor. O processo continua com as revisões contínuas e mudanças em caso de necessidade.

Interprete os dados

Contar com um grande volume de dados sem saber o que pode ser feito com eles torna a estratégia completamente inviável e gera custos adicionais com esforço improdutivo. Os registros coletados devem ser analisados, para perceber padrões, cruzar informações, identificar perfis e fazer estratégias segmentadas, que alcancem diferentes públicos. Por isso, é muito importante contar com o apoio da tecnologia.

Trace uma estratégia a partir dos dados

Com os dados coletados e processados, é importante definir estratégias e caminhos para contornar as dificuldades encontradas. Um sistema ajuda a ver, por exemplo, como estão os indicadores do negócio depois da pandemia de COVID-19.

O cenário atual é de grande queda no faturamento, e o que manteve as finanças foi o delivery, que já passou a ocupar a maior parcela dos rendimentos. Na maior parte das cidades brasileiras, os restaurantes estão fechados e, devido à crise, muitos desses estabelecimentos não têm capital para investir numa expansão convencional. 

As dark kitchens, nesse contexto, são uma boa alternativa para alcançar mais localidades e clientes e para melhorar os rendimentos. Isso é um exemplo de estratégia, projetada a partir de um cenário que pode ser visível em números com o apoio de dados.

Aposte em ferramentas de informações

Os softwares são essenciais para a coleta e o processamento de dados. Os sistemas analisam volumes maiores de informações, identificam padrões e fornecem relatórios, processo que manualmente seria impossível. Com uma solução de gestão, é possível ter acesso a informações de maneira mais estruturada, construtiva e produtiva, o que contribui para o desenvolvimento de melhores alternativas para solucionar lacunas e potencializar iniciativas de sucesso.

Acompanhe concorrentes

É importante observar quais são as iniciativas da concorrência, até para avaliar se o seu negócio está conseguindo se manter competitivo. Assim, observe as medidas adotadas e, quando decidir realizar algo de forma similar a algum outro delivery, lembre-se de adaptar a iniciativa à realidade e à cultura do seu restaurante.

Conte com o apoio de uma empresa parceira

É muito importante contar com uma empresa parceira que auxilie no uso da inteligência de mercado no delivery, para agregar tecnologia na rotina, facilitar o conhecimento do comportamento do cliente em tempo real e saber a performance dos itens do cardápio. Procure especialistas que tenham conhecimento de mercado e que ofereçam inteligência de negócios e estratégias personalizadas 

A inteligência de mercado é um conceito essencial para gestores de restaurante na atualidade, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias consistentes embasadas em dados estruturados. Contar com tecnologia nesse processo é essencial. 

Aproveite também para aplicar a inteligência de mercado para criar iniciativas que fortaleçam a presença digital do restaurante e incentivam o engajamento de pessoas nas redes sociais do seu delivery. Por último, busque empresas parceiras para ter mais facilidade nas análises.

Gostou do conteúdo? Aproveite e confira também nosso artigo especial sobre o que os clientes esperam de um serviço de delivery! 

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