agosto 20, 2021

Veja como ter mais inteligência de vendas no delivery com 7 dicas

É realmente difícil fidelizar clientes do restaurante em um ambiente digital cheio de opções, não é mesmo? Os consumidores de hoje apresentam um perfil ainda mais exigente, fator que é incrementado pela influência da tecnologia.

Mais que um prato saboroso, toda a experiência é valorizada. Por isso, contar com a inteligência de vendas é tão importante. Esse recurso possibilita que você aprofunde seu conhecimento sobre o público, promovendo condições para o oferecimento de atendimento diferenciado e personalizado na sua cozinha para delivery.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo especial, com diversas informações sobre o conceito de inteligência de vendas. Continue acompanhando e fique expert no assunto!

O que é inteligência de vendas?

A inteligência de vendas é um conjunto de conhecimentos, recursos, metodologias, técnicas e práticas para ter mais informações sobre o consumidor e, assim, aumentar as vendas. São recursos para aprimorar a sua estratégia, refinando o marketing e estruturando ações de venda e atendimento mais certeiras e personalizadas.

O processo começa com a coleta de dados e a reunião desses registros em um banco de informações. Esse material é integrado e analisado e passa a ser utilizado na tomada de decisões, no marketing e nas vendas de cozinhas comerciais.

Como a inteligência de vendas funciona na prática?

A inteligência de vendas começa com as práticas de coleta de dados, por meio de entrevista com clientes, pedidos de feedbacks, cliente oculto e pesquisas com o consumidor do concorrente.

Esses processos de coleta de informação se apoiam no uso de tecnologia e da transformação digital, como os softwares de gestão integrada, os sistemas de gerenciamento do relacionamento com o consumidor CRM (Customer Relationship Management) e os softwares de Business Intelligence (B.I.). As tecnologias vão ser utilizadas ao longo do processo para gerenciamento dos registros, análises e tomadas de decisão.

Qual a importância do conceito de inteligência de vendas no delivery?

A inteligência de vendas no delivery permite promover a personalização nos atendimentos, com a possibilidade de traçar um perfil e identificar clientes em potencial. Os sistemas auxiliam a perceber sutilezas em comportamentos, equipando a equipe de vendas com dados estratégicos. Isso ajuda na definição de ações de marketing, contribui para as tomadas de decisão e viabiliza a realização de escolhas mais certeiras. 

O processo auxilia também na detecção ágil de falhas na estratégia e no aumento das vendas e da produtividade. Isso porque o banco de dados contribui para a análise e a extração de insights. Com isso, é possível antever ações de consumidores, tendo informações precisas no momento necessário.

Como ter mais inteligência de vendas no delivery?

A inteligência de vendas pode contribuir muito para melhorar o delivery e aumentar a margem de lucro do restaurante. Confira as dicas especiais sobre o assunto que separamos para você!

1. Conheça o perfil dos clientes a fundo

A inteligência de vendas demanda ter bastante informação sobre o cliente. Além de conhecer dados básicos, como nome, idade e profissão, é essencial saber também os hábitos de consumo, valores, vontades, preferências, frustrações e redes sociais que ele frequenta. Reunindo esse tipo de dado, é possível ter um nível relativo de previsibilidade do comportamento do consumidor, o que ajuda a criar uma abordagem e promoções personalizadas.

2. Analise dados

Os dados coletados devem ser cruzados e analisados, buscando a identificação de similaridades, diferenças e se há padrões no tipo de consumidor que procura o serviço de entregas. Conte com o apoio da tecnologia para esse gerenciamento de informação.

Por exemplo, se você trabalha com comida vegetariana e vegana, as preocupações com o meio ambiente vão ser uma constante no conjunto de valores do cliente. Assim, um ponto importante é que a embalagem para delivery não pode ser de isopor ou descartável, certo?

3. Faça ofertas personalizadas

Com informações precisas sobre o público, é possível criar ofertas personalizadas. Esse atendimento diferenciado pode ser um grande atrativo, contribuindo para a fidelização.

Para você que já tem um restaurante e começou a investir mais em delivery, vale começar essa estratégia com a base de clientes que você já conhece e que procura seus serviços com mais frequência. Assim, é possível testar quais iniciativas têm um impacto positivo e promovem uma boa experiência do consumidor.

4. Foque no cliente

O cliente deve ser o centro de toda a estratégia e da sua abordagem, não simplesmente os rendimentos. Os lucros são importantes, mas eles são alcançados a partir de um atendimento de ponta, um prato saboroso e de qualidade e a eficiência nos processos. Com um serviço de alto padrão, é possível fidelizar mais clientes e aumentar o marketing de indicação, o que contribui para a prosperidade do restaurante.

5. Aposte na geração de valor

A geração de valor em todas as etapas do trabalho ajuda a promover uma boa experiência para o cliente e também para o colaborador. A proposta é criar um ciclo virtuoso nas atividades, promovendo a saúde ocupacional e, ao mesmo tempo, investindo na máxima qualidade do serviço e da produção. O resultado disso é a geração de renda, prosperidade e uma visão positiva da marca no mercado.

6. Invista em treinamentos

Colaboradores capacitados ficam mais motivados para as atividades do dia a dia e conseguem realizar as atividades com mais precisão e agilidade. Os treinamentos são importantes também para a atualização de cardápio e para a aprendizagem de alternativas que podem ser mais construtivas para a qualidade do produto. Outra vantagem é que os treinamentos auxiliam a equipe no fornecimento de um bom atendimento. 

Quanto às tecnologias e recursos de inteligência de vendas, é essencial que os colaboradores saibam aplicar as técnicas e manejar os sistemas de informação. Além disso, é importante ter profissionais habilitados para a análise dos dados e a extração de insights a partir dos registros. Por isso, treinar é indispensável.

7. Conte com a ajuda da tecnologia

As tecnologias contribuem muito para a inteligência de vendas. Quando a companhia está começando e a base de clientes é pequena, é possível conduzir as atividades com processos manuais. Porém, rapidamente, os processos se tornam mais complexos. Para quem já tem mais experiência no restaurante e conta com um grande volume de entregas, é imprescindível contar com sistemas de informação para auxiliar na gestão do relacionamento com o consumidor, dos pedidos e do delivery.

O software exclusivo da Kitchen Central ajuda no gerenciamento dos pedidos e nas análises do delivery. Nós também oferecemos cozinhas comerciais otimizadas, preparadas exclusivamente para entregas. Essa é uma ótima alternativa para a expansão a um investimento mais baixo em relação a uma nova unidade com salão. Nosso software ainda contribui para otimizar negócios, promover a inteligência de vendas e auxiliar na modernização das atividades da empresa.

A inteligência de vendas é um conceito essencial para a expansão do restaurante. Para aumentar a presença digital, antes, é imprescindível contar com soluções e recursos adequados para fornecer atendimento e relacionamento sólido e de qualidade para o consumidor. Com uma estratégia consistente, é possível potencializar vendas, fortalecer a marca e maximizar a margem de lucro. A Kitchen Central pode te ajudar nesse processo, por meio das dark kitchens e do nosso software especializado para a gestão do delivery.

Gostou do conteúdo? Aproveite e entre em contato conosco!


Cozinhas eficientes posicionadas em locais estratégicos

Conheça nossas Dark Kitchens disponíveis em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Economize dinheiro e acelere o seu negócio de forma lucrativa com delivery. Não perca tempo, cadastre-se agora e receba o contato do nosso time com maiores informações!

Pronto para começar a cozinhar com a gente?

Pronto para começar a cozinhar com a Kitchen Central? Venha fazer um tour nas nossas cozinhas para delivery!

Nome
Sobrenome
Telefone pessoal
Email
Nome do Restaurante
Cidade de Interesse
Tipo de Restaurante
Função

Obrigado pelo seu contato.

Muito em breve nosso time entrará em contato para entender melhor suas necessidades.