Margem de lucro de restaurante: como aumentar?

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É comum que os donos busquem aumentar a margem de lucro do restaurante, para que o negócio fique mais rentável e ganhe espaço no mercado. Entretanto, com a grande competitividade, nem sempre isso é fácil.

A boa notícia é que, com medidas simples, é possível que a empresa consiga aumentar a cartela de clientes, fidelizá-los e ampliar os lucros recebidos. Por isso, você verá agora as melhores dicas para conseguir atingir seu objetivo.

Quer aumentar os lucros? Então, veja o que fazer. Boa leitura!

Utilizar o serviço de delivery

Com um dia a dia extremamente corrido, muitas pessoas chegam em casa cansadas do trabalho e não desejam sair novamente para comer em um restaurante. Muita vezes, a preguiça de cozinhar ou fazer compras também bate. Por isso, acabam utilizando o serviço de delivery.

Com a entrada dos aplicativos de entrega no mercado, essa ação foi ainda mais intensificada. Como a distribuição de cupons é alta, frequentemente as pessoas que não planejavam pedir alguma refeição no dia acabam fazendo a compra, um novo hábito de consumo está sendo criado.

Por isso, um restaurante deve considerar a opção de delivery para aumentar a demanda e, consequentemente, o lucro da empresa. Além disso, nesses casos, o custo por cliente pode ser ainda menor, já que o consumidor não utilizará as dependências ou os bens do negócio.

Reduzir custos

A redução de custos também é uma estratégia interessante para aumentar a margem de lucro da empresa. Algumas ações que podem ser realizadas são:

  • adaptar o cardápio aos alimentos que são facilmente encontrados na estação;
  • implementar uma política para reduzir os desperdícios;
  • encontrar estratégias para negociar com os fornecedores;
  • adaptar a quantidade de funcionários de acordo com as necessidades.

Focar nos pratos mais rentáveis

Pensar em estratégias para dar maior visibilidade aos pratos que são mais lucrativos é um dos grandes passos para conseguir aumentar os lucros do restaurante. Para tanto, primeiramente, é preciso definir quais são os pratos que mais agradam aos usuários e têm uma produção fácil e lucrativa.

Depois disso, tenha atenção aos seguintes detalhes:

  • destaque os itens no cardápio para que os clientes tenham maior interesse em pedir o prato com segurança, usando descrições interessantes e imagens que incentivem o consumo;
  • na utilização em aplicativos, ordene os itens de acordo com a prioridade de vendas definida;
  • faça promoções eventuais para que os pratos mais lucrativos possam ser experimentados e, depois, comercializados com o valor desejado e maior frequência.

Contabilizar os detalhes

Há custos que, normalmente, não são percebidos pelos donos de restaurantes. Quanto custa, por exemplo, oferecer um copo com gelo e limão ou os sachês de sal, ketchup e maionese?

Embora o custo possa não ser elevado se considerado individualmente, ao final do mês, a conta pode ficar pesada. Ainda que não seja interessante cobrar do consumidor pelos itens, é necessário que a empresa contabilize o custo na composição dos preços dos lanches e pratos.

Agora que você sabe como é possível aumentar a margem de lucro do restaurante, é hora de colocar as dicas em ação. Levando em consideração nossas orientações e mudando a forma como os processos acontecem, é possível ter bons resultados. Vale lembrar que é necessário aplicá-las ao tipo de cliente e de serviço que você fornece.

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