fevereiro 12, 2020

Margem de lucro de restaurante: como aumentar?

É comum que os donos busquem aumentar a margem de lucro do restaurante, para que o negócio fique mais rentável e ganhe espaço no mercado. Entretanto, com a grande competitividade, nem sempre isso é fácil.

A boa notícia é que, com medidas simples, é possível que a empresa consiga aumentar a cartela de clientes, fidelizá-los e ampliar os lucros recebidos. Por isso, você verá agora as melhores dicas para conseguir atingir seu objetivo.

Quer aumentar os lucros? Então, veja o que fazer. Boa leitura!

Utilizar o serviço de delivery

Com um dia a dia extremamente corrido, muitas pessoas chegam em casa cansadas do trabalho e não desejam sair novamente para comer em um restaurante. Muita vezes, a preguiça de cozinhar ou fazer compras também bate. Por isso, acabam utilizando o serviço de delivery.

Com a entrada dos aplicativos de entrega no mercado, essa ação foi ainda mais intensificada. Como a distribuição de cupons é alta, frequentemente as pessoas que não planejavam pedir alguma refeição no dia acabam fazendo a compra, um novo hábito de consumo está sendo criado.

Por isso, um restaurante deve considerar a opção de delivery para aumentar a demanda e, consequentemente, o lucro da empresa. Além disso, nesses casos, o custo por cliente pode ser ainda menor, já que o consumidor não utilizará as dependências ou os bens do negócio.

Reduzir custos

A redução de custos também é uma estratégia interessante para aumentar a margem de lucro de cozinhas industriais. Algumas ações que podem ser realizadas são:

  • adaptar o cardápio aos alimentos que são facilmente encontrados na estação;
  • implementar uma política para reduzir os desperdícios;
  • encontrar estratégias para negociar com os fornecedores;
  • adaptar a quantidade de funcionários de acordo com as necessidades.

Focar nos pratos mais rentáveis

Pensar em estratégias para dar maior visibilidade aos pratos que são mais lucrativos é um dos grandes passos para conseguir aumentar os lucros do restaurante. Para tanto, primeiramente, é preciso definir quais são os pratos que mais agradam aos usuários e têm uma produção fácil e lucrativa.

Depois disso, tenha atenção aos seguintes detalhes:

  • destaque os itens no cardápio para que os clientes tenham maior interesse em pedir o prato com segurança, usando descrições interessantes e imagens que incentivem o consumo;
  • na utilização em aplicativos, ordene os itens de acordo com a prioridade de vendas definida;
  • faça promoções eventuais para que os pratos mais lucrativos possam ser experimentados e, depois, comercializados com o valor desejado e maior frequência.

Contabilizar os detalhes

Há custos que, normalmente, não são percebidos pelos donos de restaurantes. Quanto custa, por exemplo, oferecer um copo com gelo e limão ou os sachês de sal, ketchup e maionese?

Embora o custo possa não ser elevado se considerado individualmente, ao final do mês, a conta pode ficar pesada. Ainda que não seja interessante cobrar do consumidor pelos itens, é necessário que a empresa contabilize o custo na composição dos preços dos lanches e pratos.

Agora que você sabe como é possível aumentar a margem de lucro do restaurante, é hora de colocar as dicas em ação. Levando em consideração nossas orientações e mudando a forma como os processos acontecem, é possível ter bons resultados. Vale lembrar que é necessário aplicá-las ao tipo de cliente e de serviço que você fornece.

Gostou do nosso conteúdo? Então, assine agora mesmo nossa newsletter e receba materiais em primeira mão diretamente na sua caixa de e-mail!


Cozinhas eficientes posicionadas em locais estratégicos

Conheça nossas Dark Kitchens disponíveis em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Economize dinheiro e acelere o seu negócio de forma lucrativa com delivery. Não perca tempo, cadastre-se agora e receba o contato do nosso time com maiores informações!

Pronto para começar a cozinhar com a gente?

Pronto para começar a cozinhar com a Kitchen Central? Venha fazer um tour nas nossas cozinhas para delivery!

Nome
Sobrenome
Telefone pessoal
Email
Nome do Restaurante
Cidade de Interesse
Tipo de Restaurante
Função

Obrigado pelo seu contato.

Muito em breve nosso time entrará em contato para entender melhor suas necessidades.