Marketing de indicação para restaurantes: o que é e como fazer?

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Sua empresa tem uma estratégia de marketing de indicação bem estruturada e eficiente? Em tempos de crise, esse pode ser o diferencial para que seu delivery continue crescendo.

Um problema comum é que os negócios pensam somente em vender para a maior quantidade de pessoas, sem estratégias para que cada uma delas queira consumir mais no futuro. Por isso, no conteúdo a seguir, você entenderá o que é marketing de indicação e quais são seus principais benefícios para um negócio.

Continue a leitura e confira!

O que é marketing de indicação?

O marketing de indicação é um conjunto de estratégias que visa levar o atual cliente a recomendar os produtos e serviços de uma empresa para seus amigos e familiares. Antigamente, a forma mais comum para isso era o boca a boca.

Hoje, com as redes sociais, as possibilidades para fazer indicações são variadas, incluindo: o uso de aplicativos de mensagens, a postagem de fotos dos pratos nas redes sociais e até mesmo os fóruns especializados ou páginas de avaliação.

Quais são os benéficos do marketing de indicação para os restaurantes?

As empresas que investem em marketing de indicação têm várias vantagens. Veja alguns exemplos:

  • gastar menos para anunciar os serviços e produtos, uma vez que os próprios clientes vão trabalhar para isso;
  • ter uma estratégia ainda mais eficiente, já que é mais fácil acreditar na palavra de alguém que realmente testou a comida do que em modelos que recebem para isso;
  • utilizar os recursos da empresa para impressionar os atuais clientes, de forma que eles queiram compartilhar a experiência positiva;
  • aumentar o número de clientes de maneira orgânica e sustentável, evitando picos que não se repetem;
  • manter os clientes por um longo tempo, aumentando a previsibilidade de receita da empresa.

Como pode ajudar um restaurante a se destacar?

O marketing de indicação pode trazer a visibilidade necessária ao restaurante. É comum que as empresas tentem divulgar o negócio por meio de flyers, panfletos e até mesmo carros de som. Embora essa estratégia tenha sua validade, a mais eficiente é quando um cliente conta com detalhes as experiências positivas que ele teve.

Nesse sentido, se cada pessoa satisfeita indicar mais uma, rapidamente o restaurante terá vários clientes para atender. O principal benefício será um crescimento orgânico, ou seja, natural. Assim, é possível ter uma estimativa de pedidos para que todos sejam atendidos da melhor maneira.

Quais são as melhores práticas?

O marketing de indicação só dá resultados positivos quando a empresa investe no seu cliente. Caso contrário, a pessoa fará questão de criticar o negócio. Veja abaixo o que fazer!

Programas de fidelidade

Os programas de fidelidade são uma boa maneira para incentivar os clientes a consumirem com frequência os pratos da empresa. As opções mais frequentes são descontos acumulados por consumo (quanto mais consumir, mais descontos ganha) e prato gratuito após certo número de pedidos (depois do 5º pedido, por exemplo, o 6º é gratuito).

Premiação por indicação

Premiar a indicação também é uma ótima estratégia. Nesse caso, quem indicou pode participar de sorteios e até mesmo ganhar cupons de descontos.

Experiência do cliente

Embora os programas de fidelidade e indicação sejam importantes, o que mais vai impactar as recomendações do restaurante é a experiência do cliente. Nesse ponto, os aspectos abaixo contam bastante:

  • facilidade ao realizar os pedidos;
  • taxa de entrega;
  • tempo para entrega;
  • sabor do alimento;
  • prato otimizado para entrega;
  • imagens condizentes o que foi divulgado.

Para que tudo isso aconteça, o delivery deve primar pela qualidade e excelência nos serviços. Portanto, tente surpreender o consumidor com uma sobremesa ou mesmo um recadinho para deixar o dia do cliente melhor.

O marketing de indicação sempre foi relevante para as empresas e restaurantes. Entretanto, com as redes sociais, a importância se tornou ainda maior. Há espaços específicos para que o consumidor mostre quais foram suas sensações e experiências, como o Google Meu Negócio. Por isso, incentive a avaliação depois do consumo.

Falando em experiência, você sabe o que é o overdelivery? Descubra como essa estratégia pode impulsionar os resultados do marketing de indicação.

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