abril 13, 2020

Otimização para delivery: como adaptar sua produção e faturar mais

Você já parou para pensar sobre otimização de cozinha para delivery? Esse mercado está crescendo vertiginosamente nos últimos anos.

Para se ter uma ideia, em 2016, o número médio de pedidos mensais em todo Brasil era de aproximadamente 1 milhão por mês. Em dezembro de 2019 o Brasil alcançou pela primeira vez a marca de 40 milhões de pedidos mensais.

Mesmo que esse número seja tão expressivo, grande parte dos restaurantes ainda não sabe ou consegue aproveitar a crescente demanda das entregas.

Isso acontece porque a maioria dos estabelecimentos considera o delivery como incremental, apenas um complemento do faturamento do salão, e não dá a devida importância às peculiaridades dos processos de entrega.

É pensando nesse cenário que fizemos esse artigo. Separamos ações práticas para fazer com que o delivery do seu restaurante seja realmente otimizado e que você consiga o máximo de clientes possíveis.

Otimização para delivery: atração de oportunidades

Diferentemente dos clientes do salão, que vão ver a porta do seu restaurante ao passar pela rua, os clientes do delivery estão em casa ou no trabalho e têm centenas de ofertas a poucos cliques de distância.

O primeiro passo do restaurante é instigar a curiosidade e o apetite do cliente e fazer com que ele entre no seu cardápio dentro dos aplicativos.

Redes sociais

Estar presente nas redes sociais é uma obrigação para o restaurante que busca o sucesso online. Hoje em dia, além de permitir contato com os seus seguidores, as redes sociais têm opções de promover suas postagens para pessoas que ainda não conhecem seu restaurante.

Nas opções de promoção das postagens, o restaurante pode filtrar para alcançar pessoas com interesse/perfil específico. Entenda bem quem são seus atuais clientes e promova para pessoas com perfis semelhantes, mas sempre teste diferentes públicos.

Na hora de testar, mude uma variável de cada vez na sua campanha (idade, interesses, páginas que curte) e meça o número de pedidos no seu restaurante no período testado.

Comece investindo pouco, nem que seja R$100 por mês, e meça o crescimento dos pedidos.

Promoções

O consumidor se acostumou com as promoções nos aplicativos, mas os apps nem sempre estão disponibilizando novas ofertas. Se você consegue separar uma verba mensal para absorver essas promoções, seja de cupons de descontos ou de entregas grátis, você vai alcançar mais pessoas.

Importante: meça os resultados de cada promoção e vá testando qual delas funcionou melhor para o seu público!

Seja um restaurante especialista

Se um consumidor final quer pedir uma pizza, com certeza vai preferir pedir da “Pizzaria XXX” do que do “Açaí YYY” que vende pizza. Por demostrar no seu próprio nome o que é sua especialidade, o restaurante passa essa confiança para o consumidor.

Pensando nisso, deixe clara qual é a sua especialidade/produto principal no seu nome nos aplicativos. Se você tem tipos de refeição muito diferentes entre si, como pizzas e marmitas, crie duas marcas no aplicativo e se torne especialista em ambas!

Parcerias com outros restaurantes

Você não é o único restaurante que quer conseguir novos clientes! Assim como você pode ter a sua base de seguidores nas redes sociais, muitos outros estabelecimentos também se esforçam para tal.

Fazer parcerias com alguns desses restaurantes e indicá-los para sua base pode ser uma boa alternativa para comunicar e alcançar a base do restaurante parceiro.

Cardápio digital otimizado: conversão dos clientes

Não adianta atrair muitas pessoas para o seu cardápio sem conseguir realmente que essas pessoas efetuem o pedido. Sendo assim, além do marketing bem feito, os restaurantes têm que pensar em cardápios que convertam.

Cardápio enxuto e direto, menos é mais

Quanto mais opções o consumidor estiver sujeito, mais confuso e indeciso ele ficará! Deixe o seu cardápio com no máximo 10 opções.

Além disso, seja direto! O pedido tem que ser feito com o mínimo de cliques possível, quanto mais cliques, mais clientes são perdidos no meio do caminho.

Seja claro na comunicação

Diferentemente do salão, onde o cliente pode chamar o garçom para tirar um dúvida sobre algum prato, o atendimento no delivery é totalmente online. Deixe seu cardápio com todas informações necessárias.

Um cliente na dúvida não vai pedir e terá milhares de outras opções em outros restaurantes.

Fotos vendem

Uma foto bem tirada faz com que o consumidor tenha mais vontade de pedir no seu restaurante! Mantenha sempre fotos atualizadas em todos os cardápios.

Dica: nunca assuma que uma foto está boa. Sempre teste novas fotos e veja qual gera mais vendas.

Métricas para delivery: melhoria constante dos resultados

“Dados são o novo petróleo”. A frase do matemático londrino nunca se mostrou tão verdade como nos dias de hoje. E no mundo dos restaurantes esse cenário não é diferente.

Se o gestor consegue acompanhar os diferentes números do seu restaurante e trabalhar esses dados para melhorar a operação do estabelecimento, melhor serão os resultados do delivery.

Dentre as métricas para se acompanhar, essas são algumas das principais:

  • Faturamento gerado em campanha de marketing trouxe de receita;
  • Ticket médio de cada pedido;
  • Conversão de pessoas que entram no seu cardápio e realmente pedem;
  • Taxa de pedidos que chegam no tempo prometido;

Tecnologia para cozinhas

Muitas dessas métricas são medidas pelos aplicativos, mas algumas tecnologias feitas para cozinhas comerciais facilitam ainda mais a mensuração de dados.

Hubster, por exemplo, é uma empresa que tem um software que integra todos os principais aplicativos de delivery. Na parte de hardware, a empresa fornece uma impressora que padroniza a impressão de todos os pedidos, para facilitar a vida do cozinheiro, e um scanner para leitura e controle das métricas do delivery, como tempo de preparo e tempo de espera do motoboy.

Esses são os principais pontos de otimização para delivery que farão o seu restaurante ter mais resultados com o delivery.

Mesmo assim, o que diferencia um restaurante que performa bem nas plataformas de delivery é o foco e atenção dado para essa modalidade. É por esse motivo que é cada vez mais comum a criação de restaurantes focados somente em delivery, as chamadas Ghost Kitchens.

Quer entender melhor como podemos ajudar seu restaurante nesse processo? Então, entre em contato agora mesmo e saiba o que podemos fazer para atrair mais clientes e facilitar seus processos de produção!


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