Saiba como criar promoções de restaurantes ideais para atrair clientes

5 minutos para ler

A captação de clientes — e a sua posterior fidelização — é um ponto essencial para o sucesso de qualquer negócio. Quando falamos sobre o setor de gastronomia, então, isso se torna ainda mais impactante, devido à alta competitividade observada nesse meio. Nesse contexto, investir em promoções de restaurantes é uma excelente estratégia.

A margem de lucro no mercado de restaurantes é baixa! Desse modo, garantir que os clientes mantenham uma recorrência nos pedidos ajuda a manter o faturamento mais alto.

Utilizar promoções de restaurantes periódicas é uma forma interessante de fazer marketing. Com elas, há a união de vários conceitos, desde o marketing sazonal e digital ao boca a boca, que consiste na divulgação de um negócio pelos próprios cliente.

Mas, afinal, como criar opções interessantes e criativas de promoções para o delivery? Pensando nessa dúvida, preparamos um post com várias dicas que podem ajudá-lo na construção de estratégias ideais para o seu empreendimento. Boa leitura!

Conheça bem o seu público

O primeiro passo para a criação de promoções bem-sucedidas é conhecer o estilo de seu público-alvo. Isso pode ser feito, por exemplo, por meio de pesquisas de opinião, que o ajudarão a traçar um perfil e a criar uma persona, algo indispensável para qualquer negócio.

Com isso, fica muito mais fácil atender às expectativas da clientela, aumentar a experiência do consumidor e, claro, criar promoções personalizadas e que realmente combinem com aquilo que os clientes esperam receber.

Seja criativo

A criatividade é uma habilidade indispensável para quem trabalha com delivery e precisa, constantemente, reinventar-se. Por isso, não economize nela na hora de criar promoções!

Você pode utilizar conceitos já existentes e moldá-los, por exemplo, às necessidades e demandas de seu público. Não há nenhum problema nisso! No entanto, sempre seja ousado e original, mesmo ao modificar uma ideia que já existe.

Invista em programas de fidelidade

Os programas de fidelidade são utilizados por grandes companhias há algum tempo, com ótimos resultados. Isso, no entanto, não quer dizer que negócios da área de delivery de alimentos não possam se beneficiar com essa estratégia.

Esses clubes consistem na adesão espontânea de clientes que recebem, a cada compra, um crédito ou brinde. As regras são feitas pela casa: por isso, mais uma vez, seja criativo e dê ao cliente aquilo que ele deseja.

Faça promoções sazonais

Realizar promoções em épocas de datas comemorativas também é uma ótima maneira de captar clientes e, posteriormente, fidelizá-los ao seu negócio.

Aproveite, portanto, períodos como o Natal, o Ano Novo, o Dia dos Namorados, o Dia das Mães e o Dia dos Pais para fazer promoções temáticas, que beneficiarão tanto o seu cliente quanto o seu negócio!

Utilize estratégias infalíveis

Por fim, não deixe de utilizar estratégias que são consideradas infalíveis no mundo das promoções de restaurantes. Alguns exemplos são os cupons de desconto, os produtos em dobro e a oferta do dia.

Outra dica importante é sobre a divulgação desses eventos. Utilize as mídias sociais e faça uma boa disseminação da promoção, garantindo que ela seja visualizada pelo maior número possível de pessoas.

Além de chamar atenção dos clientes que já conhecem vocês, participar de promoções dentro dos aplicativos garante mais evidência para atrair pessoas que ainda não conhecem seu estabelecimento! Não deixe de participar delas usando também a sua verba de marketing.

Utilizar a estratégia de promoções vai ajudar a aumentar a conversão de pedidos no seu restaurante nos cardápios online.

Benchmark: analise os concorrentes e outros exemplos

Um restaurante não está sozinho no mercado! Avalie o que os concorrentes estão fazendo e entenda como você pode adaptar/melhorar as campanhas deles para o seu marketing.

Além de analisar os seus concorrentes, descubra o que restaurantes em outras regiões, cidades ou até países estão fazendo. Siga-os nas redes sociais, veja o que eles estão fazendo nos cardápios online e como está a repercussão nos comentários dos clientes. Lembre-se sempre: o dono de restaurante é o empresário responsável pela estratégia do negócio!

Agora que você já conhece algumas dicas interessantes para começar a criar suas promoções de restaurante, não se esqueça: analisar seus resultados, por meio de métricas e pesquisas de opinião, também deve se tornar um hábito do gestor. Assim, será possível conhecer mais sobre o seu próprio negócio e seu público-alvo!

Para que mais pessoas conheçam essas dicas sobre a criação de promoções de restaurantes, compartilhe este artigo em suas redes sociais! Dessa forma, outros negócios também serão beneficiados pelas informações passadas ao longo do texto!

Posts relacionados

Deixe um comentário