junho 07, 2021

Saiba como reduzir custos no restaurante sem perder a qualidade

Reduzir custos no restaurante e melhorar a qualidade do serviço são grandes desafios para os gestores desse ramo. Em decorrência da crise econômica, é importante investir em opções que fidelizem os consumidores de sempre e atraiam novos clientes.

Para ter bastante sucesso nessa empreitada, é preciso mudar os procedimentos, revisar processos e, principalmente, criar hábitos para evitar o desperdício de dinheiro e matéria-prima. Além disso, manter a qualidade dos serviços é fundamental. Isso porque, quando falamos em restaurantes, servir bons pratos é um diferencial para o aumento de clientes.

Se você deseja saber como reduzir custos no restaurante sem perder a qualidade dos serviços, não perca o nosso post. Boa leitura!

Negocie prazos com os fornecedores

Negociar prazos e preços com os fornecedores é uma ótima maneira de driblar a crise e reduzir os custos do estabelecimento. Essa ação é mais efetiva com os parceiros de longo prazo, que já sabem como você trabalha e podem ver um potencial de ceder nesse momento para manter uma boa relação.

Por exemplo, você pode comprar alguns produtos em uma grande quantidade por um preço menor e ficar um tempo sem adquirir mais unidades desses itens. Outro modo de reduzir os custos é explorar em sua lista de fornecedores os parceiros que podem ser futuros clientes. Nesse caso, a permuta beneficia as contas de ambos os lados.

Invista em tecnologia

A tecnologia chegou para reduzir os custos. Soluções de controle de caixa que se relacionam com o pagamento e estoque estão cada vez mais acessíveis aos donos de restaurante delivery. Ao adotar um software de gestão, por exemplo, você pode descobrir em tempo real quais produtos estão com giro baixo.

Já em relação ao atendimento direto aos clientes, a adoção de um sistema de pedido inteligente garante maior agilidade e reduz possíveis erros nos pedidos. Junto a isso, também é possível investir em um cardápio digital interativo, em que o próprio consumidor faz os pedidos.

Evite desperdícios

A sustentabilidade tem o objetivo de prezar pelos cuidados com o meio ambiente. Além disso, ela representa também um modo inteligente de gerir os próprios recursos, ao reutilizar materiais e evitar o desperdício. Nesse caso, com algumas ações simples, é possível tomar várias atitudes que podem reduzir os gastos do restaurante.

Algumas medidas para ter um restaurante sustentável incluem:

  • invista em mensagens por e-mail, cartazes e WhatsApp para alertar sobre as boas práticas dos funcionários nas dependências do estabelecimento;
  • troque as lâmpadas fluorescentes e comuns por similares e com iluminação LED, que são mais econômicas;
  • apague as luzes de ambientes desocupados;
  • desligue os aparelhos da sua cozinha comercial quando não estiver usando;
  • feche a torneira enquanto usa detergente para higienizar as louças.

Faça parcerias

A construção de uma parceria com outros restaurantes pode parecer improvável em um primeiro momento, já que se trata da concorrência. No entanto, um grupo de compra com outros estabelecimentos facilita a negociação com os fornecedores, pois vários itens podem ser adquiridos em quantidades maiores.

Assim, essa é uma ótima opção para conseguir bons descontos e, por consequência, diminuir o custo com as compras. Esse tipo de parceria também é útil na contratação de serviços diversos.

Gerencie o estoque

Gerenciar de maneira correta o estoque é muito importante para a redução dos custos no seu estabelecimento. Portanto, sempre analise a quantidade de insumos adquiridos, a frequência em que são usados no restaurante, quanto é desperdiçado e em qual situação.

Com isso, você se certificará da demanda real de consumo dos produtos e dos ingredientes que está comprando. Um sistema de gestão projetado especificamente para restaurante pode auxiliá-lo nessa questão, pois isso possibilita acompanhar o volume de vendas e o consumo de alimentos.

Além disso, tente instruir os seus colaboradores sobre o quão grave é desperdiçar ingredientes. Isso pode prejudicar a reputação do seu estabelecimento.

Conte com profissionais capacitados

Todos sabem que os colaboradores são a base do sucesso das empresas. Ao se tratar de estabelecimentos que envolvem atendimento às pessoas, como um restaurante de delivery, a equipe faz toda a diferença. Bons funcionários precisam ser capazes de transmitir profissionalismo durante toda a sua jornada de trabalho.

As principais características de bons profissionais são: capacidade de trabalhar em equipe, facilidade em comunicação, pontualidade, honestidade, paciência e atenção aos clientes. Tudo isso faz diferença e auxilia a reduzir os custos no restaurante, pois você contará com a ajuda daqueles que demonstram interesse e que têm respeito pelo estabelecimento.

Avalie as contas

Mapear os gastos do seu restaurante é uma atividade fundamental para reduzir as contas. Ao fazer um levantamento de despesas, é possível identificar quais consumos podem ser deixados de lado, quais podem ser reduzidos e quais são os mais importantes.

Além disso, essa é uma boa oportunidade para classificar quais são os custos variáveis e fixos de seu restaurante. Ao segregar as despesas desse modo, fica mais fácil avaliar se um custo fixo deve existir.

Faça a manutenção dos equipamentos

Caso não esteja devidamente segura, a cozinha industrial pode ser um local que oferece riscos para todos. E é aí que entra a necessidade de realizar manutenções. Quando a geladeira, freezer e fogão ficam largados, a deterioração se inicia e os prejuízos são enormes.

Para evitar esses problemas, faça uma rotina de vistoria preventiva de seus equipamentos, evitando despesas inesperadas. Detectar peças quebradas e providenciar a sua troca representa economia — afinal, adquirir um novo aparelho é mais caro.

Faça planejamentos estratégicos

Fazer planejamentos estratégicos é importante para definir objetivos e metas que o restaurante deve seguir. Logo, a clareza sobre isso evita que o gestor tome uma atitude equivocada e que traga prejuízos para o estabelecimento.

Por exemplo, um bom planejamento sobre a intenção do restaurante de expandir auxilia a definir o volume de produtos que devem ser adquiridos, o que evita a aquisição desnecessária de alimentos.

Como vimos, reduzir custos no restaurante é muito importante, já que é possível manter a boa qualidade, o que faz toda a diferença para o crescimento do seu negócio. Para isso, aposte na Dark Kitchen, uma excelente opção para expandir o seu estabelecimento sem gastar muito mais no aumento da cozinha. Aqui na Kitchen Central, você encontrará vários layouts que se adaptam às suas necessidades.

Gostou deste post e quer ter mais espaço em sua cozinha por meio da Dark Kitchen? Então, entre em contato conosco para tirar todas as suas dúvidas!


Cozinhas eficientes posicionadas em locais estratégicos

Conheça nossas Dark Kitchens disponíveis em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Economize dinheiro e acelere o seu negócio de forma lucrativa com delivery. Não perca tempo, cadastre-se agora e receba o contato do nosso time com maiores informações!

Pronto para começar a cozinhar com a gente?

Pronto para começar a cozinhar com a Kitchen Central? Venha fazer um tour nas nossas cozinhas para delivery!

Nome
Sobrenome
Telefone pessoal
Email
Nome do Restaurante
Cidade de Interesse
Tipo de Restaurante
Função

Obrigado pelo seu contato.

Muito em breve nosso time entrará em contato para entender melhor suas necessidades.