Remarketing para restaurantes: veja como aplicar no delivery

6 minutos para ler

O remarketing gera ótimos resultados para um negócio, como o aumento do engajamento de clientes, estimulando o retorno ao site e a adesão às ofertas. Além disso, permite construir um relacionamento entre o restaurante e o cliente, sendo essencial que a empresa se esforce para manter o contato ativo. A prática também estimula o crescimento da taxa de conversão e a retomada de carrinhos abandonados. 

Porém, é muito importante tomar alguns cuidados na realização dessa modalidade de publicidade, já que falhas no planejamento e excessos podem gerar repúdio à empresa. Neste conteúdo especial que preparamos, explicamos melhor o tema e oferecemos diversas dicas sobre o remarketing para restaurantes.

Continue acompanhando para aprender mais sobre o assunto!

O que é o remarketing e como ele funciona na prática?

O marketing consiste em um conjunto de estratégias e metodologias, desenvolvido a partir de diversos conhecimentos da área da publicidade, com o objetivo de divulgar uma marca. O remarketing é a tática de fazer marketing novamente para um mesmo usuário, a fim de promover sua conversão

A proposta é bastante consistente, já que um indivíduo dificilmente efetua a compra logo na primeira visita ao site ou aplicativo. Com o delivery isso é ainda mais relevante, já que as pessoas, quando não conhecem o restaurante, tendem a ter menos confiança para realizar um pedido na primeira vez que visitam a página.

Na prática, o remarketing funciona pelo envio de mensagens personalizadas, com o objetivo de relembrar o usuário dos itens mais interessantes e próximos ao que ele procurou. Assim, a via utilizada é o e-mail marketing

Essa tática é diferente do retargeting, que consiste nos anúncios pagos estratégicos de temáticas e itens que estão associados às buscas mais recentes da pessoa na internet. Uma questão a ser lembrada é que a ferramenta de retargeting do Google se chama “remarketing”, por isso alguns confundem os termos. Mas trata-se de práticas distintas, que inclusive podem ser associadas.

Quais são os diferentes tipos de estratégia de remarketing?

O remarketing pode ser realizado com diferentes estratégias. O remarketing sequencial, por exemplo, consiste na segmentação da lista de contatos de acordo com as páginas visitadas. Dessa forma, você define ofertas distintas para cada etapa da jornada do consumidor: o conteúdo enviado a um visitante da página que nunca encomendou refeições com o restaurante vai ser diferente do material para um cliente regular do estabelecimento.

Outra estratégia que pode ser usada é a mudança da proposta de valor. A ideia é encaminhar ofertas distintas para o visitante do site. Você pode disponibilizar conteúdos de blogs, e-books, testes, infográficos, camisetas e diversos outros recursos.

Mesmo que a conversão não ocorra de forma imediata, é possível fortalecer o relacionamento com o visitante e começar a criar um vínculo. Trata-se de uma ótima possibilidade para quando o restaurante está começando e quer ampliar a cartela de clientes.

Outra opção é o remarketing de reengajamento, que busca visitantes que abandonaram a marca há mais tempo. É importante apresentar uma alternativa que não exige nada em retorno, com uma oferta mais atraente, pois esse usuário traz um histórico de ter perdido o interesse ou se esquecido da marca.

Como aplicar a estratégia de remarketing no delivery de restaurantes?

A estratégia de remarketing pode promover muitos benefícios no delivery de restaurantes. Vamos detalhar esse assunto com valiosas dicas a seguir. Veja mais!

Considere seu público-alvo

Para fazer um bom remarketing, é fundamental estudar o comportamento do público-alvo do restaurante. Assim, você pode estruturar um bom planejamento, que associa a qualidade do conteúdo à disponibilização de possibilidades que combinem com as demandas e necessidades das pessoas que sua marca deseja atingir.

Personalize os conteúdos

É fundamental fornecer conteúdos personalizados, de forma a proporcionar uma experiência positiva ao potencial cliente. Esse procedimento também é associado ao estudo do público-alvo e deve ser acompanhado de uma linguagem cuidadosa, que se encaixa no perfil do visitante do site. 

Lembre-se também de incluir imagens atraentes dos pratos e refeições oferecidos pelo estabelecimento. Faça uma publicidade rica em conteúdo e informação, que realmente desperte o desejo de consumir os alimentos do restaurante. Todo o material deve ser produzido em sintonia com a identidade e o carisma da marca, sempre colocando a experiência do cliente em primeiro lugar.

Ofereça vantagens

Lembra-se da pesquisa do seu público? Ela também é importante agora, porque vai ajudar a identificar o que seu cliente acha realmente vantajoso. Disponibilize oportunidades e promoções que combinem com o seu público-alvo.

Além disso, sempre se preocupe em fornecer, junto a uma excelente entrega de refeição (com todo o cuidado e boa conservação do alimento), uma experiência única, de conforto e comodidade. A ideia é que cada ponto de interação seja positivo e o cliente realmente tenha benefícios ao interagir com seu restaurante.

Programe os e-mails

As ferramentas automatizadas para o envio de e-mails são muito úteis, basta saber utilizá-las bem. É preciso ter cuidado com a elaboração de conteúdos, garantindo que sejam de qualidade e tenham a forma adequada para cada fase do funil de vendas.

Invista em uma boa linguagem, no carisma e em realmente proporcionar boas experiências para os destinatários dos e-mails. Assim, você aumenta a chance de conversão dessas pessoas em clientes fiéis do restaurante.

Tenha cuidado com excessos 

O e-mail marketing é uma estratégia muito positiva, mas a publicidade deve ser feita de forma dosada. Qualquer excesso de e-mails ou anúncios pode ser muito invasivo e causar um repúdio ao restaurante. Assim, envie materiais com moderação e respeite o limite do usuário.

Avalie os resultados e faça as melhorias necessárias

Por último, é importante monitorar os resultados alcançados com o remarketing por meio de soluções especializadas. Observe as estratégias que mais funcionam e descarte as propostas que não geraram tanto retorno. O remarketing passa por um aprimoramento contínuo e deve envolver esforço para a criação de um bom relacionamento com o potencial cliente do restaurante.

O remarketing é uma prática estruturada, que utiliza o e-mail marketing como via principal para a concretização de um relacionamento com o visitante da página da empresa. A estratégia promove diversos resultados positivos, incentivando o aumento das vendas e a conversão de visitantes em clientes.

Todo o processo deve ser estruturado de forma alinhada com a identidade e linguagem da marca, o que contribui para o fortalecimento do vínculo e a melhora da imagem da organização diante do público.

E então? Gostou de aprender sobre o remarketing? Saiba mais sobre o marketing de indicação e fortaleceça a publicidade do seu restaurante!

 

 

Posts relacionados

Deixe um comentário