março 07, 2021

Remarketing para restaurantes: veja como aplicar no delivery

O remarketing gera ótimos resultados para um negócio, como o aumento do engajamento de clientes, estimulando o retorno ao site e a adesão às ofertas. Além disso, permite construir um relacionamento entre o restaurante e o cliente, sendo essencial que a empresa se esforce para manter o contato ativo. A prática também estimula o crescimento da taxa de conversão e a retomada de carrinhos abandonados.

Porém, é muito importante tomar alguns cuidados na realização dessa modalidade de publicidade, já que falhas no planejamento e excessos podem gerar repúdio à empresa. Neste conteúdo especial que preparamos, explicamos melhor o tema e oferecemos diversas dicas sobre o remarketing para restaurantes.

Continue acompanhando para aprender mais sobre o assunto!

O que é o remarketing e como ele funciona na prática?

O marketing consiste em um conjunto de estratégias e metodologias, desenvolvido a partir de diversos conhecimentos da área da publicidade, com o objetivo de divulgar uma marca. O remarketing é a tática de fazer marketing novamente para um mesmo usuário, a fim de promover sua conversão.

A proposta é bastante consistente, já que um indivíduo dificilmente efetua a compra logo na primeira visita ao site ou aplicativo. Com o delivery isso é ainda mais relevante, já que as pessoas, quando não conhecem o restaurante, tendem a ter menos confiança para realizar um pedido na primeira vez que visitam a página.

Na prática, o remarketing funciona pelo envio de mensagens personalizadas, com o objetivo de relembrar o usuário dos itens mais interessantes e próximos ao que ele procurou. Assim, a via utilizada é o e-mail marketing.

Essa tática é diferente do retargeting, que consiste nos anúncios pagos estratégicos de temáticas e itens que estão associados às buscas mais recentes da pessoa na internet. Uma questão a ser lembrada é que a ferramenta de retargeting do Google se chama “remarketing”, por isso alguns confundem os termos. Mas trata-se de práticas distintas, que inclusive podem ser associadas.

Quais são os diferentes tipos de estratégia de remarketing?

O remarketing pode ser realizado com diferentes estratégias. O remarketing sequencial, por exemplo, consiste na segmentação da lista de contatos de acordo com as páginas visitadas. Dessa forma, você define ofertas distintas para cada etapa da jornada do consumidor: o conteúdo enviado a um visitante da página que nunca encomendou refeições com o restaurante vai ser diferente do material para um cliente regular do estabelecimento.

Outra estratégia que pode ser usada é a mudança da proposta de valor. A ideia é encaminhar ofertas distintas para o visitante do site. Você pode disponibilizar conteúdos de blogs, e-books, testes, infográficos, camisetas e diversos outros recursos.

Mesmo que a conversão não ocorra de forma imediata, é possível fortalecer o relacionamento com o visitante e começar a criar um vínculo. Trata-se de uma ótima possibilidade para quando o restaurante está começando e quer ampliar a cartela de clientes.

Outra opção é o remarketing de reengajamento, que busca visitantes que abandonaram a marca há mais tempo. É importante apresentar uma alternativa que não exige nada em retorno, com uma oferta mais atraente, pois esse usuário traz um histórico de ter perdido o interesse ou se esquecido da marca.

Como aplicar a estratégia de remarketing no delivery de restaurantes?

A estratégia de remarketing pode promover muitos benefícios na sua cozinha para delivery. Vamos detalhar esse assunto com valiosas dicas a seguir. Veja mais!

Considere seu público-alvo

Para fazer um bom remarketing, é fundamental estudar o comportamento do público-alvo do restaurante. Assim, você pode estruturar um bom planejamento, que associa a qualidade do conteúdo à disponibilização de possibilidades que combinem com as demandas e necessidades das pessoas que sua marca deseja atingir.

Personalize os conteúdos

É fundamental fornecer conteúdos personalizados, de forma a proporcionar uma experiência positiva ao potencial cliente. Esse procedimento também é associado ao estudo do público-alvo e deve ser acompanhado de uma linguagem cuidadosa, que se encaixa no perfil do visitante do site.

Lembre-se também de incluir imagens atraentes dos pratos e refeições oferecidos pelo estabelecimento. Faça uma publicidade rica em conteúdo e informação, que realmente desperte o desejo de consumir os alimentos do restaurante. Todo o material deve ser produzido em sintonia com a identidade e o carisma da marca, sempre colocando a experiência do cliente em primeiro lugar.

Ofereça vantagens

Lembra-se da pesquisa do seu público? Ela também é importante nessa etapa do remarketing, porque vai ajudar a identificar o que seu cliente acha realmente vantajoso. Disponibilize oportunidades e promoções que combinem com o seu público-alvo.

Além disso, sempre se preocupe em fornecer, junto a uma excelente entrega de refeição (com todo o cuidado e boa conservação do alimento), uma experiência única, de conforto e comodidade. A ideia é que cada ponto de interação seja positivo e o cliente realmente tenha benefícios ao interagir com seu restaurante.

Programe os e-mails

As ferramentas automatizadas para o envio de e-mails são muito úteis, basta saber utilizá-las bem. É preciso ter cuidado com a elaboração de conteúdos, garantindo que sejam de qualidade e tenham a forma adequada para cada fase do funil de vendas.

Invista em uma boa linguagem, no carisma e em realmente proporcionar boas experiências para os destinatários dos e-mails. Assim, você aumenta a chance de conversão dessas pessoas em clientes fiéis do restaurante.

Tenha cuidado com excessos

O e-mail marketing é uma estratégia muito positiva para remarketing, mas a publicidade deve ser feita de forma dosada. Qualquer excesso de e-mails ou anúncios pode ser muito invasivo e causar um repúdio ao restaurante. Assim, envie materiais com moderação e respeite o limite do usuário.

Avalie os resultados e faça as melhorias necessárias

Por último, é importante monitorar os resultados alcançados com o remarketing por meio de soluções especializadas. Observe as estratégias que mais funcionam e descarte as propostas que não geraram tanto retorno. O remarketing passa por um aprimoramento contínuo e deve envolver esforço para a criação de um bom relacionamento com o potencial cliente do restaurante.

O remarketing é uma prática estruturada, que utiliza o e-mail marketing como via principal para a concretização de um relacionamento com o visitante da página da empresa. A estratégia promove diversos resultados positivos, incentivando o aumento das vendas e a conversão de visitantes em clientes.

Todo o processo deve ser estruturado de forma alinhada com a identidade e linguagem da marca, o que contribui para o fortalecimento do vínculo e a melhora da imagem da organização diante do público.

E então? Gostou de aprender sobre o remarketing? Saiba mais sobre o marketing de indicação e fortaleceça a publicidade do seu restaurante!


Cozinhas eficientes posicionadas em locais estratégicos

Conheça nossas Dark Kitchens disponíveis em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Economize dinheiro e acelere o seu negócio de forma lucrativa com delivery. Não perca tempo, cadastre-se agora e receba o contato do nosso time com maiores informações!

Pronto para começar a cozinhar com a gente?

Pronto para começar a cozinhar com a Kitchen Central? Venha fazer um tour nas nossas cozinhas para delivery!

Nome
Sobrenome
Telefone pessoal
Email
Nome do Restaurante
Cidade de Interesse
Tipo de Restaurante
Função

Obrigado pelo seu contato.

Muito em breve nosso time entrará em contato para entender melhor suas necessidades.