Restaurante mexicano: como montar o seu e ganhar dinheiro

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Entre os restaurantes étnicos mais conhecidos, o restaurante mexicano sempre figura entre os mais populares e com grande aceitação do público brasileiro.

São pratos extremamente saborosos, normalmente apimentados, coloridos e rápidos. Por isso, se difundiu através de algumas redes de fast food, especialmente no exterior. 

Nos EUA, eles fazem sucesso principalmente por conta da quantidade de imigrantes mexicanos que residem no país, mas, analisando um pouco mais, vemos que a culinária mexicana é milenar e que ajudou a disseminar alguns ingredientes, temperos e até técnicas de cocção. 

No entanto, estamos aqui para falar da melhor parte: de como você pode montar um restaurante mexicano e ganhar dinheiro com esse tipo de negócio.

Se você pretende abrir um empreendimento desse tipo, fique conosco que daremos algumas dicas valiosas para que você seja bem sucedido. 

O tempero é a alma do negócio 

Considerada desde de 2010 patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO, a culinária mexicana é cheia de personalidade e possui um sabor marcante que encanta os mais exigentes paladares.

Pela simplicidade no preparo dos alimentos, é possível que você comece pequeno, talvez com um carrinho em uma esquina do seu bairro, ou com um food truck, até em alguma praça de alimentação com um cardápio reduzido,  para que, com o tempo, você possa diversificar mais de acordo com o gosto dos seus fregueses. 

Os ingredientes mais conhecidos da cozinha mexicana estão fortemente ligados aos povos indígenas: milho, feijão, abacate, tomate, abóbora e as famosas pimentas e pimentões (chili). Já a influência dos colonizadores espanhóis, trouxe a carne bovina, o vinho, o arroz e as especiarias. Essa mistura compõe pratos deliciosos como os burritos (tortilhas enroladas com recheio), os nachos (tortilhas crocantes que inspiraram o Doritos), os tacos e a guacamole (feita de abacate, tomate, pimenta e cebola). 

Já entre as bebidas mais conhecidas nos bares mundo afora, estão a tequila (muito consumida em forma de shot) acompanhada de sal e limão, e o mescal, bebida exótica que vem com um verme na garrafa!

Quando o assunto é sobremesa, logo lembramos das paletas mexicanas, que são picolés recheados feitos à base de frutas. Elas se tornaram uma febre no Brasil e fazem bastante sucesso. A influência ibérica também trouxe os churros, que normalmente são servidos com chocolate ou doce de leite e sorvete de creme. 

Decoração de restaurante mexicano

As caveiras fazem sucesso na decoração dos restaurantes mexicanos. Elas são típicas na cultura do país que, inclusive, celebra o Dia dos Mortos no dia 2 de novembro, com festividades, altares, velas, flores, cruzes e oferendas. Elas representam as almas dos mortos que podem voltar durante as festividades para visitar seus entes queridos.

Os sombreiros, chapéus que compõem os trajes masculinos, o violão ou guitarrón mexicano e alguns elementos das vestimentas tradicionais, que vêm das raízes espanolhas e maias, normalmente ornamentam as paredes dos resutaurantes mexicanos, assim como os cactos e plantas nativas da região.

Tudo isso ajuda a criar um ambiente menos formal, que complementa a identidade visual do seu negócio e foca em um nicho de consumidores que gostam de descobrir novas culturas através da culinária. Essa segmentação é fundamental para explorar um público-alvo específico, criando um diferencial natural para o seu empreendimento.

O que você precisa para abrir um restaurante mexicano?

Antes de começar, é necessário que se faça uma pesquisa de mercado detalhada para que se minimizem as ameaças inerentes que todo negócio implica. Dependendo da sua experiência, esse investimento pode ser considerado de risco, mas nada que uma análise SWOT não ajude. Mapeie bem as forças e fraquezas da sua empresa e avalie as oportunidades e ameaças relacionadas ao mercado como um todo. 

Apesar da segmentação do restaurante em comida mexicana já dar um norte sobre o seu público-alvo, é fundamental que se crie uma persona baseada nesse target. Que tipo de pessoa você espera atender? Quais são os gostos e hábitos que essa pessoa tem? Qual seria o seu cargo e a sua faixa salarial? Tendo essas informações, é possível definir como você irá se comunicar com esse público. Se usará um tom de voz mais informal e despojado ou não, por exemplo. Isso facilitará na hora de criar a identidade visual do restaurante e dar uma diretriz para a sua comunicação de uma maneira geral.

A localização é muito importante. Será apenas um restaurante para delivery ou também terá salão? Existe concorrência direta e indireta? No caso do delivery, a facilidade de deslocamento dos serviços de entrega e a proximidade do seu público-alvo podem fazer toda a diferença na satisfação dos seus clientes, e para isso, você pode contar com uma das unidades da Kitchen Central que foram pensadas com essa finalidade: estarem presentes em locais estratégicos para os seus parceiros nas principais cidades do país.  

No caso do restaurante com salão, é necessário um local de grande movimentação de possíveis clientes para que a frequência seja sempre alta. Por exemplo: no local tem mais movimentação de pessoas durante a semana, na hora do almoço ou nos finais de semana, à noite? Esses momentos de pico devem estar mapeados para que você tenha uma previsibilidade de faturamento e possa atender bem a demanda do local. 

Não são necessários equipamentos e utensílios específicos para um restaurante mexicano, mas, sim, itens básicos para qualquer restaurante, como fogão a gás, micro-ondas, liquidificador, balcões e pias, utensílios de cozinha, além de computador, sistema de som, caso tenha salão, mesas e cadeiras. 

Sobre a Kitchen Central 

A Kitchen Central é uma empresa de cozinhas e pontos de vendas inteligentes em locais estratégicos de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, que utiliza inteligência de vendas especializada para expandir o seu delivery.

Nossas cozinhas e pontos de vendas inteligentes são projetados para atender a todas as necessidades do mercado delivery, diminuindo os altos custos dos espaços tradicionais e as burocracias. Como cada negócio tem suas particularidades, os layouts podem ser personalizados e adaptados de acordo com as suas necessidades. 

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