Descubra o que pode ser feito para ter um restaurante sustentável

6 minutos para ler

O impacto das práticas sustentáveis chegou aos serviços de delivery de alimentos e fez com que muitos negócios tradicionais adotassem o modelo de restaurante sustentável. Os clientes também são uma parte importante dessa transformação e têm exigido dos restaurantes um compromisso com o meio ambiente, com uma produção e um atendimento mais conscientes.

Quer adaptar seu restaurante a essa tendência? Continue a leitura e conheça 7 dicas práticas para deixar seu delivery sustentável.

O que é um restaurante sustentável?

É um negócio que se preocupa em minimizar o impacto ambiental e social de suas operações. Para isso, esse modelo de restaurante investe em medidas que evitam desperdícios e promovem um consumo sustentável, por exemplo.

Esse tipo de restaurante não serve apenas para atrair um público consumidor cada vez mais consciente dos produtos e serviços que ele utiliza. Ao adotar práticas ecologicamente sustentáveis, você também ajuda a promover outros participantes de sua cadeia produtiva e pode até reduzir custos.

Quais as melhores práticas para deixar o delivery sustentável?

A transformação de um delivery tradicional em um restaurante sustentável é uma grande mudança, mas é possível iniciar esse processo a partir de pequenos passos. Conheça a seguir algumas práticas que podem ajudar você a implementar uma cultura de sustentabilidade na sua cozinha.

Evite o desperdício

De todos os alimentos disponíveis no Brasil, 10% vão direto para o lixo. A maior parte desse desperdício está concentrada no final da cadeia alimentar, ou seja, no preparo dos pratos. Por isso, é importante planejar as compras dos insumos que serão utilizados em seu delivery.

Ter um controle do estoque de alimentos e manter os produtos nas condições de armazenamento e temperatura adequadas são fatores que ajudam a diminuir o desperdício no restaurante.

Também é possível utilizar determinado ingrediente em outra receita para não desperdiçar o produto. Comprou mais cenouras que o necessário para os pratos salgados? Que tal incluir um bolo de cenoura como sobremesa? Ajude também seu cliente que mora sozinho ou não consegue comer um prato todo e acaba jogando o que sobra fora. Para minimizar esse desperdício, você pode oferecer porções com tamanhos reduzidos.

Reaproveite os alimentos

Uma prática bastante utilizada em restaurantes que defendem a sustentabilidade é o trash cooking. Também conhecida como cozinha de aproveitamento, ela transforma alimentos esteticamente feios em pratos saborosos. Um tomate que está muito maduro e que não serve para uma salada pode ser a base para o molho, por exemplo.

Essa técnica também é válida para aproveitar os alimentos em toda sua integridade. Cascas de legumes e hortaliças se transformam em aperitivos; restos de um queijo derretidos com leite podem incrementar uma massa. Já restos de carne são uma ótima base para caldos.

Dê preferência aos fornecedores de sua região

Privilegie os produtores locais. Assim, você terá produtos frescos à disposição e vai colaborar com o meio ambiente, fortalecer a agricultura local e evitar a emissão de poluentes durante o transporte desses produtos.

A sustentabilidade deve estar em todos os ciclos do seu negócio. Por isso, a escolha dos fornecedores precisa estar alinhada a outras práticas sustentáveis, como a agricultura familiar ou os pequenos produtores de alimentos orgânicos e agroecológicos. Lembre-se de que fazer parte de uma cadeia produtiva sustentável é um grande diferencial que você pode anunciar ao seu cliente.

Escolha embalagens sustentáveis

As embalagens têm um grande impacto na produção de lixo no mundo todo. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), 80% desse material é descartado após um único uso.

Seu restaurante depende de embalagens para armazenar e transportar os pratos, mas é possível adotar soluções mais sustentáveis. Já estão disponíveis no mercado modelos de embalagens para delivery e de talheres que são recicláveis, biodegradáveis e até reutilizáveis. 

Reavalie o sistema de entrega

O deslocamento entre o restaurante e a casa do cliente também pode ser mais sustentável. As entregas do delivery de curta distância podem ser feitas com bicicletas, zerando a emissão de poluentes, por exemplo.

Os aplicativos de entrega também têm organizado as viagens para diminuir a espera do consumidor e evitar um consumo maior de combustível e, consequentemente, a poluição.

Melhore a gestão de resíduos

Um restaurante também produz uma boa quantidade de resíduo não orgânico, como caixas de papelão, latas, garrafas pet ou de vidro. Deixe seu delivery sustentável participando dos projetos de reciclagem e coleta seletiva em sua região.

Em muitas cidades, também existem pontos de coleta de óleo de cozinha, transformando esse rejeito em sabão e biodiesel. Além disso, há organizações que recolhem os restos de alimentos para a formação de compostagens.

Invista em uma cozinha comercial

O próprio ambiente de preparo dos pratos pode prejudicar as ações sustentáveis em seu restaurante. Equipamentos elétricos mais antigos costumam ter baixa eficiência energética, consumindo mais energia elétrica, por exemplo. Pisos difíceis de limpar e ambientes muito escuros disparam o consumo de água e eletricidade.

Em vez de reformar seu espaço e substituir todos os aparelhos de sua cozinha, você pode ir para uma dark kitchen. Adaptadas às necessidades do delivery, essas cozinhas oferecem toda a infraestrutura necessária para operar o seu restaurante de modo mais sustentável e econômico.

Quer uma cozinha comercial à sua disposição?

Chegou a hora de conhecer a Kitchen Central. Somos uma empresa 100% nacional que atende os principais polos de delivery do Brasil. Nosso objetivo é permitir que donos de restaurantes de delivery tenham acesso a cozinhas comerciais preparadas para atender às necessidades do seu negócio, garantindo que você ofereça o melhor atendimento ao seu cliente.

Por isso, além de uma dark kitchen à sua disposição, você pode contar com nosso software, que está conectado aos principais aplicativos de pedidos. Centralizar todos esses canais em uma única ferramenta reduz o trabalho operando diferentes aplicativos e sites, permitindo que toda a equipe se concentre na produção e qualidade dos pratos. A Kitchen Central conta ainda com um time de especialistas com conhecimento de mercado que vão ajudar você a criar as melhores estratégias de operação. A boa notícia é que é necessário um baixo investimento inicial para aproveitar todos esses benefícios.

Tornar um restaurante sustentável é uma importante atitude social, ecológica e inovadora. Monte seu delivery em uma das cozinhas profissionais da Kitchen Central e coloque seu negócio à frente da concorrência. Entre em contato conosco. Nós podemos otimizar o seu restaurante! 

Posts relacionados

Deixe um comentário