Restaurante take-out: veja agora como inovar nesse serviço

6 minutos para ler

Você sabe como funciona um restaurante take-out? Já pensou em elaborar um negócio dessa maneira ou expandir o seu empreendimento para que ele possa funcionar dessa forma? Ainda não? Então, você veio ao lugar certo — estamos aqui para ajudá-lo em todo esse processo!

Os restaurantes do tipo take-out são aqueles que não oferecem necessariamente uma estrutura para que as refeições aconteçam no próprio estabelecimento, mas os clientes podem retirar os seus pedidos presencialmente. Eles também são chamados de restaurantes take-away.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura, tire as suas dúvidas e saiba como inovar em seu espaço, tornando-o muito mais atraente para a clientela. Vamos lá?

Quais são as diferenças entre um delivery e um restaurante take-out?

Os restaurantes delivery são aqueles em que o cliente faz o pedido via telefone ou aplicativo e recebe a comida diretamente em sua casa.

Os take-out, por sua vez, também podem ou não envolver um pedido feito remotamente. O cliente pode até escolher a comida “na boca do caixa”, mas retirará o prato, por não ser um espaço que comporte a alimentação no local.

Em tempos de pandemia de COVID-19, inclusive, esse é um tipo de negócio que mostrou ainda mais o seu potencial e cresceu bastante devido às restrições de funcionamento dos estabelecimentos da área da alimentação.

É possível mesclar os dois tipos de serviço?

Claro que sim!

Para otimizar ainda mais os seus lucros e fazer com que seu negócio funcione mais e melhor, é perfeitamente possível mesclar o atendimento de delivery e de um restaurante take-out.

Assim, você amplia as maneiras de atendimento e atende aos mais variados tipos de clientela, aumentando a sua cartela de possibilidades!

O que não pode faltar nesses restaurantes?

Alguns pontos que não podem ficar de fora nesse tipo de restaurante são:

  • uso de tecnologias e inovações;
  • atendimento humanizado e de primeira;
  • boas instalações para o recebimento dos clientes;
  • infraestrutura para a execução dos pratos;
  • cardápio simples, porém diversificado e com opções para todos os gostos!

Com essas dicas, o seu negócio — seja ele um delivery com take-out ou exclusivamente um restaurante do tipo take-away — será visto como uma grande referência em sua região de atuação.

A seguir, falaremos mais sobre algumas maneiras de otimizar o seu negócio!

Como inovar no restaurante take-out?

Agora, veremos algumas dicas para otimizar a inovação de seu negócio e torná-lo uma referência de atendimento em sua região!

Tenha um espaço funcional na cozinha

Independentemente de qual seja o tipo de seu restaurante, funcionalidade na cozinha é sempre uma palavra-chave para o sucesso. Nos deliveries, as dark kitchens são uma ótima opção!

Elas também podem ser implementadas em um contexto de take-out, já que utilizam um espaço diminuto para trazer toda a funcionalidade exigida por uma cozinha comercial. Assim, você consegue utilizar o restante de seu espaço para a área de atendimento ao cliente, economizando em todos os sentidos!

Padronize o atendimento

O atendimento ao cliente deve ser sempre uma prioridade de seu negócio. Para que ele seja de excelência, é essencial padronizar todo o processo, investindo em treinamentos para que todos os membros de sua equipe falem a mesma língua.

Lembrando que um bom atendimento deve ser feito em todos os âmbitos, ou seja, no WhatsApp, ao telefone e, claro, presencialmente. Os padrões não devem mudar independentemente do recurso utilizado para dialogar com o cliente.

Invista em tecnologia

O uso da tecnologia é sempre uma vantagem para qualquer tipo de negócio e, com exemplos tão inovadores quanto os deliveries e take-outs, ela se torna ainda mais imprescindível.

Recursos tecnológicos são úteis não apenas para organizar o atendimento ao cliente e torná-lo mais padronizado, rápido e eficiente, mas também para pontos como: controle de comandas, cardápio digital, controle de estoque, organização das finanças e muito mais!

Organize o cardápio

Já que mencionamos o cardápio, nada mais justo do que dedicarmos um tempinho para falar exclusivamente sobre ele. A inovação de um restaurante take-out também deve levar esse fator em consideração, um ponto crucial para o sucesso de seu empreendimento!

O cardápio deve ser simples e funcional, de fácil execução para a equipe da cozinha e com o uso integral dos ingredientes comprados. No entanto, isso não é tudo: é interessante que ele também seja criativo e atenda aos mais diferentes tipos de grupos, como vegetarianos e, se possível, pessoas com algum tipo de intolerância alimentar.

Garanta a segurança da comida

Aproveitando, que tal conversarmos um pouco sobre a segurança da comida? O investimento em uma cozinha funcional e no treinamento adequado de sua equipe é crucial para que os alimentos estejam adequados para o consumo e sempre seguros para a sua clientela!

A ideia é sempre oferecer alimentos frescos e cuidar do condicionamento dos que forem previamente preparados. Tome muito cuidado e sempre oriente seus colaboradores a conferirem todo o produto antes de enviá-lo ao cliente.

Pense nas embalagens

As embalagens também são um importante ponto de seu sucesso. Para muitos empreendedores, o investimento nesse setor é uma grande bobagem. Mal sabem eles como estão equivocados!

Uma embalagem bonita e funcional faz toda a diferença para a imagem de seu negócio. O ideal é que ela seja também sustentável, demonstrando a preocupação de seu negócio com o meio ambiente e otimizando ainda mais a presença de sua marca no mercado.

Capriche na divulgação

Por fim, não deixe de trabalhar a divulgação de seu restaurante. Além das embalagens, que são uma boa forma de marketing, é imprescindível que você cuide também da imagem digital de seu negócio.

Estar presente nas redes sociais, interagir com a clientela, criar promoções, oferecer brindes… Há muitas opções viáveis e que podem fazer com que o seu restaurante ganhe cada vez mais visibilidade em sua região. Invista no setor e observe os resultados!

Agora que você já sabe como organizar o seu restaurante take-out e deixá-lo superequipado para atender a sua clientela, não perca tempo! Comece quanto antes as mudanças para melhorar ainda mais o serviço prestado em seu negócio e alcançar seus objetivos profissionais!

Tem alguma dúvida ou sugestão? Então, não deixe de contar tudo para a gente nos comentários abaixo. Será um prazer conversar com você!

Posts relacionados