Restaurante virtual: entenda essa novidade!

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Nos dias de hoje, é fácil perceber que a tecnologia pode ser usada em restaurantes para trazer eficiência ao empreendimento e atrair mais clientes. Mas como as facilidades de um restaurante virtual conseguem colaborar, de fato, para que um estabelecimento de entrega de comida receba mais pedidos e obtenha melhores resultados?

Não sabe o que é esse conceito? Bom, não se preocupe! Ao longo de nossa conversa, tiraremos todas as suas dúvidas sobre o tema e apresentaremos a você um conceito completamente revolucionário para o setor de delivery!

Neste post, vamos explicar o que são e como funcionam os restaurantes virtuais, que têm foco total no delivery e conseguem oferecer uma proposta de valor adequada às necessidades do novo consumidor. Continue a leitura e confira!

O que é um restaurante virtual?
A tecnologia teve um significativo avanço nos últimos anos. Assim, proporcionou maior eficiência no trabalho, mas, em contrapartida, menos tempo para as pessoas. Clientes que estão 24hs por dia conectados estão dando mais valor à comodidade e agilidade ao comprar um produto ou contratar um serviço.

Diante dessa realidade, os estabelecimentos não precisam mais alugar um espaço para um salão com mesas e cadeiras. É necessário apenas contar com uma cozinha — ou até mesmo só parte de uma.

Basicamente, em um restaurante virtual, basta divulgar seu serviço de entrega de refeições em aplicativos e redes sociais, depois comercializar suas refeições para os consumidores, sem a despesa e a preocupação de contratar garçons ou gastar com toalhas, vasilhames e móveis. Em sua essência, o modelo virtual serve como ponto de preparo de refeições para entrega.

Assim sendo, pode ser que nem passe pela cabeça dos clientes dos aplicativos que o restaurante não existe fisicamente.

Como funciona um restaurante virtual?
Para fazer o pedido, o usuário acessa o aplicativo, checa o cardápio, escolhe o que quer e efetua o pagamento — tudo online. Tão logo recebe a demanda, o restaurante virtual prepara e entrega o pedido para o transportador (que, por sua vez, encarrega-se de levar a refeição ou o lanche diretamente ao endereço solicitado pelo cliente).

Qual a história dos restaurantes virtuais?
Os restaurantes virtuais surgiram em países estrangeiros a partir da popularização dos serviços de delivery. Com o avanço dessa modalidade de serviço, os gestores viram a necessidade de revolucionar os seus negócios e mudar de uma vez por todas o setor.

Com isso, atestaram que era desnecessário manter um ponto aberto aos clientes, já que o maior giro de capital do empreendimento acontecia por meio das entregas remotas. Assim, criaram as “cozinhas fantasmas”, que trazem toda a tecnologia e estrutura de uma cozinha comum, mas com uma diferença: os clientes não sabem onde ela está.

Qual é a diferença entre restaurantes virtuais e tradicionais?
A principal diferença está relacionada ao fato de que é os restaurantes virtuais não contam com local fixo para a compra de comida pessoalmente, ou seja, o negócio se mantém inteiramente online. Além disso, uma mesma cozinha pode ter vários restaurantes virtuais.

Outra diferença importante é a redução dos custos operacionais que o modelo virtual proporciona. Menos funcionários, mais foco nos detalhes do delivery e maior facilidade de expansão, pois a operação é enxuta e facilmente replicável.

Quais são as vantagens e desvantagens desse tipo de negócio?
Tudo na vida tem um lado positivo e um lado negativo. E, claro, esses conceitos dependem muito do ponto de vista de quem observa a situação. No caso dos restaurantes virtuais, isso não é diferente. Eles trazem uma série de vantagens, como:

redução de custos (aluguéis mais em conta, diminuição de equipe para atendimento presencial, ausência da necessidade de investimento em infraestrutura para o recebimento de clientes etc.);
dia a dia mais otimizado, com o foco em apenas uma função: entregar os pedidos via delivery;
uso da tecnologia, o que aumenta a produtividade e melhora as condições de trabalho no ambiente profissional.
No entanto, também há pontos que podem ser vistos como negativos, como a falta da interação do cliente com o ambiente presencial do restaurante. Por isso, é fundamental que o investimento em uma marca eficiente e em boas estratégias de marketing seja constante, a fim de suprir essa ausência na clientela.

Como criar um restaurante virtual?
Agora que você já sabe o conceito de restaurante virtual, apresentamos a seguir um pequeno passo a passo de como criar uma marca forte e obter bons resultados. Acompanhe!

Planeje o negócio
Estruturar uma ideia e colocá-la “no papel” por meio de um plano de negócios ajuda a ter uma visão mais ampla tanto sobre o empreendimento quanto a respeito do mercado no qual ele está inserido. No mesmo sentido, o plano de negócios também especifica o aspecto financeiro e a força de trabalho necessária ao bom desenvolvimento do restaurante.

Para tanto, é preciso agrupar e relacionar todos os investimentos referentes ao maquinário, equipamentos, materiais e pagamentos de colaboradores. Também é importante pesquisar o público que consumirá seu delivery, assim como quem serão os principais concorrentes, para deixar o plano de negócios o mais completo possível.

Pense em ações de marketing
Para esse modelo de restaurante, as ações de marketing devem ser bem mais fortes e inteligentes. Portanto, uma boa estratégia é investir em um bom site, redes sociais, mídias e marketing digital. Afinal, hoje em dia o público consumidor está presente em todos os canais, e o seu negócio deve fazer o mesmo.

Cuide de sua presença online
Como mencionado, uma das principais desvantagens das cozinhas fantasma está na ausência da interação cara a cara do cliente com o negócio. Isso pode gerar um distanciamento, já que não há um ponto físico para que a clientela possa visitar e interagir.

Por isso, é fundamental que você crie uma presença online de forma sólida, constante e, claro, interessante. A interação com os clientes também acontecerá no âmbito virtual. Invista em boas estratégias de marketing e esteja sempre presente para tirar dúvidas e bater um papo nas redes sociais.

Além disso, invista na criação de uma boa marca, com um logo que faça com que o seu negócio seja facilmente identificado pelos clientes e construa, pouco a pouco, uma reputação sólida no mercado.

Selecione os fornecedores
Se o objetivo é ter um delivery de comida de sucesso, não hesite em obter ingredientes e produtos da melhor qualidade.

A verdade é que conseguir manter um certo padrão de excelência no mercado pode até sair mais caro. No entanto, se você souber estabelecer as parcerias certas com fornecedores que ofereçam ingredientes frescos e bem selecionados a um preço justo, fidelizar clientes será uma tarefa muito mais fácil — justamente em função da qualidade do seu produto. Além do que, quanto maior o volume de vendas online, maior o poder de negociação que o restaurante tem com os fornecedores.

Escolha bem os funcionários
Ainda que você não tenha a necessidade de contratar garçons e atendentes para o salão — pois o restaurante virtual não opera dessa maneira —, é preciso selecionar muito bem todos os colaboradores que estarão envolvidos nos processos de preparo e embalagem da comida.

Toda a equipe deve conhecer a fundo o cardápio do restaurante virtual, além de saber preparar com agilidade e qualidade qualquer item que a marca ofereça. Para tanto, invista bastante em cursos, treinamentos e qualificação dos colaboradores.

Cuide das embalagens
Os recipientes usados para transportar o pedido até o endereço do cliente têm uma função que vai além de simplesmente proteger a refeição. Isso porque as embalagens identificam o nome do restaurante, carregam sua marca e são capazes de conquistar os consumidores, considerando que o primeiro contato da pessoa com o seu produto final acontece por meio delas.

Portanto, se você quer agregar valor ao pedido feito pelo comprador, cuide da boa aparência das embalagens, uma vez que o investimento estético reforça a identidade da marca e contribui para a melhor percepção do cliente.

Escolha um serviço de delivery
Fazer parcerias com aplicativos de entrega de comida é uma ótima estratégia de crescimento para restaurantes virtuais. Até porque a venda por telefone pode ser demorada demais, pois muito tempo é perdido com a explicação do cardápio e a informação dos preços.

À medida que a entrega vai ficando mais conveniente e rápida e mais pessoas encomendam refeições para consumir em casa, os aplicativos de comida vão transformando a essência do que significa operar um restaurante. Isso favorece ainda mais o modelo virtual, uma vez que é possível fazer mais entregas.

Vale destacar que, ao aderir a esse formato, você não precisa se preocupar com a localização. Isso significa que a sua cozinha pode perfeitamente ocupar lugares estratégicos, porém com aluguéis em conta.

Conte com ajuda personalizada
Investir em um restaurante virtual é, sem dúvidas, uma estratégia muito interessante. No entanto, criá-lo é algo que demanda planejamento e, claro, eficiência na execução para evitar uma série de problemas e garantir o sucesso de seu negócio.

Para isso, que tal contar com ajuda personalizada e especializada? Conte com a gente! Nós, da Kitchen Central, temos vasta experiência no assunto e somos especializados no conceito de dark kitchens. Estamos aqui para auxiliá-lo em todo esse processo e ajudá-lo a fazer com que os seus sonhos se tornem realidade.

Por fim, apostar em um restaurante virtual é um excelente negócio para uma operação de delivery mais enxuta. Mas, caso você não queira abrir mão do estabelecimento físico, ainda tem a possibilidade de usufruir do serviço de delivery para atender a um volume maior de pessoas e prosperar mais com isso.

Gostou da novidade e quer saber melhor como funciona um restaurante virtual? Então, entre em contato conosco agora mesmo. Será um prazer ter a chance de formar uma parceria de sucesso com você!

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