julho 05, 2021

Quais são os riscos de investimento ao expandir o negócio?

A expansão do restaurante com foco no delivery é uma boa possibilidade no momento atual. Apesar disso, existe um grau de risco de investimento a ser superado com apoio de uma boa avaliação e estudos. Conhecer as principais ameaças ao crescimento da empresa e criar estratégias para contorná-las é uma medida importante para o sucesso e o alcance de bons resultados na aplicação. 

Preparamos este conteúdo especial com diversas informações sobre os riscos de investimento para expandir o negócio e como reduzir essa incerteza na hora de ampliar o seu restaurante. Saiba mais sobre o assunto, a seguir!

O que é risco de investimento no contexto empresarial?

Risco de investimento é um nível de incerteza relacionado a algum investimento na área empresarial. A realização de uma expansão, nesse contexto, é atravessada por várias condições e variáveis que podem afetar o sucesso ou não da aplicação realizada. Exemplos de fatores que exercem influência no risco são diversos. 

A sazonalidade é o fator de diferenciação na demanda do produto ao longo do ano. Em alguns momentos, a procura é alta, em outros, ela se torna escassa. Os efeitos da economia, no cenário atual, são bastante visíveis na crise econômica diante da pandemia.

Já os controles governamentais inserem limitações para alguns setores, e as normativas são alteradas com frequência, tornando a atuação na área mais complexa. Alguns segmentos também são monopolizados, o que não é o caso do delivery de restaurante. Quanto ao fator de retração ou estagnação, ele não afeta o segmento de entregas de comida na atualidade. Isso porque, com o isolamento social, houve crescimento do mercado de delivery.

Outra barreira comum é a falta de capital para a expansão do negócio, especialmente com as dificuldades que o setor de bares e restaurantes está enfrentando devido à pandemia. Nesse caso, é possível buscar opções de crescimento mais baratas e focadas exclusivamente em delivery, como as Dark kitchens.

Quais são os principais riscos de investimento na expansão empresarial do restaurante?

Há vários riscos de investimento para fazer o restaurante crescer. Confira os principais, a seguir!

Controle inadequado dos gastos

Um controle inadequado de gastos pode gerar diversos problemas para o negócio. Quando o fluxo de caixa não é feito com regularidade, por exemplo, as informações faltam, o que gera erro de cálculo, estimativas erradas, falta de previsões sobre resultados. A ausência de indicadores financeiros e a documentação imprecisa levam a um grau de incerteza muito grande nas atividades. Como a expansão envolve um investimento alto, é possível que o empresário contraia dívidas e não tenha produção suficiente para resolver esse problema.

Falta de previsão adequada da demanda 

Um planejamento de estoque incipiente pode gerar desperdícios, pois os alimentos são recursos perecíveis. Algumas sobras podem ser estocadas e aproveitadas em outras atividades, mas muita coisa se perde rapidamente.

Outro problema que pode acontecer é a falta de material, o que desencadeia a reposição às pressas, compras a preços mais altos. Além disso, provavelmente, o processo vai envolver atraso, o que pode prejudicar a experiência do cliente. Destacamos, também, que a demanda deve ser avaliada e calculada com cuidado, para que seja possível prever o número de colaboradores que serão necessários na nova unidade.

Despreparo dos empresários

Empresários despreparados podem cometer muitos erros ao tentar expandir um negócio. Um equívoco comum é misturar as finanças pessoais com as da empresa. Outros exemplos de falhas são encadear a expansão sem planejamento adequado, não projetar cenários, não prever custos operacionais e com equipamentos e instalações essenciais, não se capacitar e não criar metas para a iniciativa. 

Uma questão que também pode ocorrer é a perda de foco na expansão, com queda na qualidade. Isso ocasiona perda de clientes para a concorrência. Um financiamento mal planejado também pode ser um problema, pois, se a iniciativa não tiver o retorno esperado, será difícil quitar a dívida.

O que fazer para minimizar o risco de investimento na expansão?

A expansão empresarial pode ser um processo complexo, mas ela também tem possibilidades de trazer efeitos positivos para o restaurante. Mas, para minimizar o risco de investimento e ter sucesso na aplicação, é preciso ter alguns cuidados. 

Para isso, é necessário desenvolver um plano de expansão detalhado, com delimitações sobre prazos, objetivos (comerciais, de marketing), informações operacionais e dados financeiros com previsões de vendas e despesas e uma projeção para o fluxo de caixa. Além disso, faça uma boa gestão financeira para restaurantes e opte por soluções com baixo risco de investimento.

As dark kitchens são cozinhas comerciais otimizadas, voltadas exclusivamente para operações de delivery. Uma empresa fornecedora desse espaço oferece diversas cozinhas individualizadas para cada empresa, com espaços de convivência comuns.

Um dark kitchen é uma boa opção para a expansão do restaurante porque ela necessita de um grau de risco de investimento menor. O custo de manutenção dela é bem mais baixo do que o de um estabelecimento convencional, porque não há salão, o que significa que muitos custos são dispensados (locação de mesas e cadeiras, manutenção, escolha de espaço bem localizado na cidade). A mão de obra também fica mais enxuta, o que significa menos despesas com folha de pagamento.

Investir em aluguel de cozinha é uma ótima possibilidade na pandemia, já que os restaurantes estão enfrentando muitas restrições para ficarem abertos. Assim, você garante as operações de entregas a um custo menor do que seria em um local tradicional.

Como as dark kitchens da Kitchen Central podem ser uma boa alternativa para a expansão empresarial?

A Kitchen Central oferece cozinhas comerciais especializadas e otimizadas para operações de delivery. Trabalhamos também com tecnologia integrada e contamos com especialistas que utilizam análise de dados e desenvolvem estratégias personalizadas para as necessidades da sua operação. Nossos serviços são uma opção de baixo risco de investimento. Assim, é possível desenvolver melhores alternativas e minimizar o grau de incerteza.

A empresa que se expande pode ter vantagens na compra de matéria-prima e conseguir melhores condições com fornecedores. O volume de negócios aumenta, o que proporciona mais lucro. As possibilidades de alcançar novos mercados e de mostrar que a empresa está ampliando perspectivas ao se atualizar também são muito benéficas.

Para isso, é muito importante reduzir o risco de investimento ao expandir o empreendimento. É natural que algum grau de incerteza exista. Mas é necessário reunir fatores que contribuam com o sucesso da expansão. As dark kitchens são um bom caminho para ampliar, por serem exclusivas para o delivery, já que as entregas são a maior fatia do faturamento dos restaurantes, especialmente após a pandemia.

Gostou do conteúdo? Aproveite e entre em contato com a Kitchen Central!


Cozinhas eficientes posicionadas em locais estratégicos

Conheça nossas Dark Kitchens disponíveis em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Economize dinheiro e acelere o seu negócio de forma lucrativa com delivery. Não perca tempo, cadastre-se agora e receba o contato do nosso time com maiores informações!

Pronto para começar a cozinhar com a gente?

Pronto para começar a cozinhar com a Kitchen Central? Venha fazer um tour nas nossas cozinhas para delivery!

Nome
Sobrenome
Telefone pessoal
Email
Nome do Restaurante
Cidade de Interesse
Tipo de Restaurante
Função

Obrigado pelo seu contato.

Muito em breve nosso time entrará em contato para entender melhor suas necessidades.