março 27, 2023

Taxa de entrega: como definir o valor ideal para seu delivery

A definição de valores em um serviço é algo que depende de diversos pontos. Além da mão de obra, devem ser considerados fatores como gasto de material e energia elétrica, entre outros. Por que, então, seria diferente com as entregas do restaurante? A taxa de entrega do delivery precisa ser estabelecida de maneira correta e justa, garantindo a cobertura dos custos envolvidos para levar a refeição até o consumidor.

Mesmo assim, é preciso ter cuidado, pois esse valor também não pode ser alto demais. Afinal, um preço muito elevado pode afastar o cliente. Mas como chegar a essa definição sem ter prejuízo nas entregas ou trazer custos desnecessários para quem solicitou o serviço?

Continue a leitura e confira dicas simples que facilitarão sua vida e trarão destaque ao seu restaurante!

Por que é necessário estipular uma taxa de entrega?

Delivery é a popular entrega do produto em casa, recurso que ganhou grande popularidade em restaurantes, especialmente durante a pandemia de coronavírus.

É preciso estipular uma taxa de entrega para a realização do delivery. Afinal, o restaurante tem diversos custos para assegurar que o alimento chegue em bom estado na casa do consumidor.

Sem um cálculo adequado, o estabelecimento pode definir uma taxa inadequada, não conseguir cobrir as despesas envolvidas e ter prejuízo.

Quais são os veículos mais comuns de realização de delivery?

O delivery é comumente realizado de moto, que é um veículo ágil, econômico e de dimensões pequenas, bastante viável para desviar de problemas no trânsito e engarrafamentos.

A desvantagem da moto é que ela não é tão segura quanto um carro. De toda forma, há como contratar um seguro para o profissional e o veículo.

Outra opção é a bicicleta, também útil para a entrega, além de passar uma boa imagem de sustentabilidade e tem baixo custo de manutenção. Porém, como ela depende do esforço físico do profissional, a região de cobertura das entregas acaba sendo menor.

O carro transporta mais entregas de uma vez por ser maior. Porém, ele é pouco ágil, consome mais combustível e está suscetível a ficar preso em engarrafamentos e problemas no trânsito. Assim, a taxa de entrega fica mais cara.

Como calcular taxa de entrega: Confira 6 dicas

O cálculo da taxa de entrega leva em conta vários pontos importantes. Acompanhe as dicas sobre esse assunto a seguir!

1. Calcule o custo com o transporte

O primeiro passo para definir o valor da entrega do seu delivery é levar em consideração os custos com o transporte.

Qual será o tipo de veículo utilizado? E o combustível? Há um consumo médio ou exagerado? Estabelecer relações entre esses fatores é o ponto de partida para toda a definição.

2. Avalie a distância percorrida

A distância também conta! Afinal, quanto mais longe, maior será o custo para a realização da entrega. Por isso, estabeleça raios nos quais determinado valor será válido e aumente progressivamente conforme a distância for crescendo.

Trata-se de um ponto essencial para a otimização de seus serviços! Você pode utilizar um aplicativo de mapas para facilitar os cálculos, ou definir valores fixos para as localidades que o restaurante atende.

3. Leve em conta a remuneração do entregador

A pessoa responsável por intermediar o processo de compra e venda, levando o produto da sua cozinha comercial ao consumidor, também deve ser valorizada.

Independentemente de esse profissional ser contratado ou terceirizado, como no caso dos aplicativos de pedidos pelo celular, é fundamental incluir na taxa uma parcela apropriada referente aos serviços do profissional. Considere também o seguro e os benefícios do colaborador.

4. Observe o preço cobrado pela concorrência

Uma boa dica para estabelecer um preço justo é olhar para sua concorrência e ver qual é o valor cobrado por ela.

Assim, você pode colocar cifras mais atraentes no seu frete, mas sem sair no prejuízo ao abaixar muito o valor da taxa de entrega no delivery. Dessa forma, tanto você quanto o seu cliente saem ganhando!

5. Avalie o valor gasto de combustível por quilômetro

Para saber quanto o carro ou moto consomem, você deve abastecer e, em seguida, zerar o hodômetro. Anote quantos foram os litros abastecidos. Quando o combustível acabar, divida a quantidade de quilômetros rodados pelo volume consumido. O número que resulta dessa operação é o consumo médio de combustível por quilômetro rodado.

Para saber o valor gasto de combustível para rodar cada quilômetro, basta multiplicar a média encontrada pelo preço do combustível. Lembre-se de que essa taxa pode sofrer variações devido à maior instabilidade do momento atual com as constantes alterações no preço da gasolina.

6. Considere que há cálculos mensais e outros anuais

Custos como pagamento do entregador, seguro e distância percorrida são mensais. Já as despesas de veículo, como impostos e documentos, são anuais.

Considere calcular esses valores em separado. Depois, você define uma média anual para cada um desses gastos. Ao final, basta dividir o custo anual total pelo número de entregas realizadas por dia.

Como a taxa de entrega grátis pode ser uma forma de conseguir mais clientes?

Que a taxa de entrega é um custo não é novidade para ninguém. Mesmo assim, pensando em conseguir mais clientes, manter a taxa de entrega como gratuita pode ser uma ótima estratégia de marketing e fazer o seu restaurante ganhar mais dinheiro.

Ao fornecer entregas gratuitas, além de fazer com que mais clientes acessem o seu cardápio naturalmente, mais os aplicativos de delivery vão subir o seu restaurante no aplicativo. 

Mesmo que isso vá diminuir a sua margem de lucro, o volume de vendas delivery aumenta. Assim, você conseguirá ter poder de barganha para negociar com os fornecedores (diminuindo o seu CMV) e com os apps (melhorando as suas taxas).

Essa é uma estratégia de marketing! Pense em aumentar ligeiramente o preço dos seus produtos para cobrir a entrega grátis.

Como podemos ver, a taxa de entrega do delivery é muito mais do que um valor cobrado para a reposição da gasolina. Esse fator é primordial para a qualidade e velocidade do serviço prestado, garantindo segurança para o restaurante, o entregador e, claro, o cliente!

Por sinal, o cliente sempre tem razão. Sendo assim, precisamos estar constantemente atentos aos aspectos que podem indicar satisfação ou insatisfação e fazer as coisas de uma maneira que agrade completamente a quem é atendido, certo?

Com o cálculo adequado, você consegue determinar uma taxa de entrega que seja favorável para o restaurante e que não seja um problema para o consumidor. 

Gostou de aprender sobre como calcular a taxa de entrega de delivery? Aproveite e compartilhe sua opinião deixando um comentário!


Cozinhas eficientes posicionadas em locais estratégicos

Conheça nossas Dark Kitchens disponíveis em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Economize dinheiro e acelere o seu negócio de forma lucrativa com delivery. Não perca tempo, cadastre-se agora e receba o contato do nosso time com maiores informações!

Pronto para começar a cozinhar com a gente?

Pronto para começar a cozinhar com a Kitchen Central? Venha fazer um tour nas nossas cozinhas para delivery!

Nome
Sobrenome
Telefone pessoal
Email
Nome do Restaurante
Cidade de Interesse
Tipo de Restaurante
Função

Obrigado pelo seu contato.

Muito em breve nosso time entrará em contato para entender melhor suas necessidades.