março 21, 2022

Entenda de uma vez por todas o que é e como calcular o ROI em delivery

Utilizar indicadores no restaurante é uma iniciativa bastante construtiva, que ajuda a sair de um nível em que você direciona o negócio só a partir de experiência e senso comum. A ideia das métricas é agregar conhecimento gerencial, para que as atividades sejam coordenadas de forma estratégica e inteligente.

Assim, a proposta é focar no presente, mas ir além, avaliando fatores, analisando a eficácia de iniciativas, prevendo tendências e antecipando as necessidades e preferências do mercado. Nesse contexto, saber como calcular o ROI em delivery é indispensável para otimizar sua gestão. 

O cálculo é relativamente simples e ajuda a verificar a efetividade de determinadas iniciativas. Quer aprender mais sobre o assunto? Confira nosso artigo especial sobre o ROI para entender melhor o tema!

O que é ROI e como ele funciona? 

O ROI (Return On Investment, que significa retorno sobre o investimento) é um indicador-chave de desempenho (key perfomance indicator, ou KPI), sendo uma ferramenta importante para mostrar quanto de rendimento foi obtido a partir de uma aplicação. Essa métrica mostra o custo-benefício de um determinado investimento, sendo importante em avaliações e na tomada de decisões.

O ROI pode ser usado para calcular o retorno não só financeiro, mas também de ativos intangíveis, como marketing, número de entregas por dia e entregas com atraso. Possibilita também comparar estratégias adotadas no restaurante. Esse indicador ainda pode ser usado para fazer projeções de longo prazo, sendo essencial no planejamento e na gestão financeira.

É importante fazer o cálculo desse indicador antes de começar um negócio de delivery para estruturar um plano de negócios adequado, com previsões de possíveis cenários. Esse KPI permite enxergar melhor como está funcionando a dinâmica do dinheiro do food service e ajuda a ver quais iniciativas estão alcançando melhores resultados, com um comparativo de canais diferentes.

Como calcular o ROI em delivery?

Para calcular o ROI, é preciso considerar alguns fatores na fórmula. A receita é o que foi ganho, o que foi arrecadado. Já o custo do investimento é o que foi gasto para tornar o investimento possível.

No caso, você subtrai de um rendimento a quantia que investiu. O valor encontrado vai ser dividido pelo valor do investimento. Ou seja, calcula-se a diferença entre o que você gastou e o que retornou disso, divide-se pelo gasto total e multiplica-se por 100. O resultado é uma porcentagem, conforme mostra a fórmula abaixo:

(Receita – Custo do investimento) / Custo do Investimento X 100

Por exemplo, pense em um food service de comida vegetariana que investe 20.000 reais na compra de equipamentos para expandir o restaurante, com uma unidade exclusiva para delivery em uma dark kitchen. O estabelecimento alcançou um retorno de 30.000 reais em dois meses. Assim, o ROI da operação é de 50%, calculado da seguinte maneira, por meio do uso da fórmula:

(30.000 – 20.000) / 20.000 x 100 = 50%

Conforme mencionamos, o ROI pode ser aplicado para avaliar resultados de ativos intangíveis. Por exemplo, você pode utilizá-lo para comparar o volume de entregas em atraso com o delivery que teve resposta pontual. Se no seu restaurante foram realizadas 100 entregas no dia, e 25 delas não chegaram em tempo hábil, a taxa de pontualidade é de:

(100 – 25) / 100 x 100 = 75% 

Ou seja, 75% das entregas foram realizadas dentro do previsto. A taxa de atraso foi de 25%.

Quais são as melhores práticas para o cálculo do ROI?

O cálculo do ROI envolve alguns cuidados, para o alcance de análises melhores e mais construtivas para o negócio. Veja quais são as melhores práticas no gerenciamento dessa métrica!

Considere a sazonalidade para calcular o ROI

O ROI é uma métrica que não considera a sazonalidade. Se você faz um investimento em médio ou longo prazo e calcula esse indicador, o resultado obtido é do processo global. O saldo total pode ter sido positivo, mas não dá para verificar se os resultados foram bons o tempo todo ou não. 

Por exemplo, se as vendas foram ruins em março e abril e, em maio, o valor alcançado compensou os resultados dos dois meses anteriores, o ROI nesses três meses pode ser positivo, mas se a gestão não olhar atentamente, ela pode pensar que está tudo bem. Assim, quem não tiver um olhar apurado pode desconsiderar que era preciso avaliar qual foi o problema em março e abril. 

Ou seja, o cenário real pode ficar mascarado. Para resolver esse problema, lembre-se da sazonalidade, utilize outras métricas e acompanhe indicadores com regularidade.

Encontre o ponto de equilíbrio para calcular o ROI

O ROI possibilita verificar se o seu rendimento não teve retorno, lucrou ou gerou prejuízo. Para isso, basta observar o resultado encontrado. Se o resultado obtido for 0, o retorno é nulo, ou seja, o investimento não gerou nem lucro nem prejuízo. Em caso de valor negativo, a receita foi menor que a despesa envolvida no processo. Na situação de um resultado positivo, significa que a aplicação ou atividade gerou algum tipo de lucro.

Avalie alguns pontos importantes para calcular o ROI

Ao calcular o ROI, avalie alguns pontos importantes, por exemplo, quais ações foram feitas ou deixaram de ser realizadas e que influenciaram no resultado. Pense também se investimentos com grandes retornos estão relacionados, pois eles podem apontar um bom caminho.

Verifique ainda se o que é feito em ações de alto ROI pode ser aplicado também em outras medidas. Além disso, faça comparações dos resultados do seu restaurante com outros food services. Lembre-se de comparar esse indicador em períodos de tempo similares, para evitar análises tendenciosas e para ter uma visão mais realista.

A tecnologia pode ajudar no cálculo do ROI, pois ela permite um monitoramento mais regular e controlado de resultados. Por meio de um sistema para restaurantes, por exemplo, é possível acessar diversas métricas para delivery, verificar os itens de maior saída e acessar relatórios com indicadores. 

A integração de diversos KPIs oferece uma visão mais detalhada dos negócios e da parte financeira. Com informações atualizadas e integradas, é mais fácil realizar análises, identificar tendências e padrões e, com isso, traçar estratégias efetivas para melhores resultados. Calcular o ROI é relativamente simples, mas é necessário fazer uma análise apurada e considerar outros fatores para entender a realidade do negócio e adaptar a estratégia.

Gostou do conteúdo? Aproveite e siga a Kitchen Central nas redes sociais! Estamos no Facebook e Instagram! Palavras utilizadas: 1061


Cozinhas eficientes posicionadas em locais estratégicos

Conheça nossas Dark Kitchens disponíveis em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Economize dinheiro e acelere o seu negócio de forma lucrativa com delivery. Não perca tempo, cadastre-se agora e receba o contato do nosso time com maiores informações!

Pronto para começar a cozinhar com a gente?

Pronto para começar a cozinhar com a Kitchen Central? Venha fazer um tour nas nossas cozinhas para delivery!

Nome
Sobrenome
Telefone pessoal
Email
Nome do Restaurante
Cidade de Interesse
Tipo de Restaurante
Função

Obrigado pelo seu contato.

Muito em breve nosso time entrará em contato para entender melhor suas necessidades.