Como fazer uma boa gestão do delivery? Entenda o que considerar!

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trabalhar com entregas envolve diversos desafios e especificidades em relação ao gerenciamento de um restaurante, e a gestão dp delivery deve ser realizada com muita qualidade, mantendo o alto padrão oferecido para o salão.

Isso envolve a coordenação de processos, ajustes de fluxo de trabalho e a promoção de capacitação para os colaboradores.

Preparamos este conteúdo especial com diversas informações sobre como fazer uma boa gestão do serviço de entrega de comida. Continue acompanhando para aprender mais sobre o assunto!

Qual é a importância de uma boa gestão de delivery?

O delivery pode parecer um serviço mais simples de gerenciar que o salão. Porém, o controle dele também tem um bom nível de complexidade e demanda a consideração de diversas variáveis. Especialmente agora, com a alta dos serviços de entrega devido à pandemia, é preciso fazer uma gestão baseada na excelência, para não falhar nos resultados.

Afinal, um serviço de entrega não pode ser desestruturado, apresentando questões como demoras nos envios dos pedidos, alimentos chegando em estado indesejado para o cliente ou erros de troca de produtos, pois isso gera a rejeição do restaurante.

O que é necessário para realizar uma boa gestão de delivery?

Há várias medidas relevantes para fazer uma boa gestão de delivery. Veja mais a seguir!

Defina o cardápio para delivery com cuidado

A definição de cardápio do delivery deve ser realizada de forma muito cuidadosa. Cardápios longos tendem a gerar indecisão e aumentam o risco de o consumidor desistir da compra. A proposta é fazer um cardápio mais enxuto, com as melhores refeições do restaurante. Dessa forma, a equipe de delivery vai ter mais foco na produção.

Além disso, invista em fotos de comida atraentes e profissionais. As imagens disponibilizadas nos aplicativos pelo restaurante são decisivas para despertar o apetite e levar o cliente a escolher o seu estabelecimento.

Treine a equipe para o atendimento

É preciso oferecer um atendimento de alta qualidade, proporcionando uma boa experiência para o consumidor. Para isso, a equipe tem que estar bem capacitada e passar por treinamentos regulares, para fornecer um serviço de alto padrão. Lembre-se de enfatizar questões como a diversidade e a necessidade de fornecer atendimento respeitoso, cordial e acolhedor para o público.

Conte com uma cozinha especializada

Usar a cozinha do restaurante para salão e delivery pode gerar muitos obstáculos no dia a dia. Os horários de pico do estabelecimento e das entregas são os mesmos, gerando sobrecarga e atrasos. Além disso, a logística dos processos fica difícil para a equipe, repleta de entraves que geram lentidão e equívocos.

Uma boa proposta é ter uma cozinha especializada para delivery e deixar o restaurante só com as demandas do salão. O modelo dark kitchen é ideal para essa proposta. Trata-se de cozinhas comerciais otimizadas, preparadas exclusivamente para operações de delivery. O investimento inicial para a abertura de um serviço de entrega nesse modelo é muito menor do que o de um restaurante convencional.

Seu investimento será o estoque, o aluguel e uma equipe mais enxuta do que se houvesse um salão. O local já vem todo equipado, e você não precisa preocupar-se com aluguel de mesas e cadeiras ou em adquirir um estabelecimento em uma localidade movimentada da cidade, o que seria bem mais caro.

Tenha um sistema de organização

Para o delivery funcionar bem, ele tem que ser muito bem planejado. É preciso ter muita atenção à logística da preparação do prato e da entrega. Por isso, você deve mapear processos, prever possíveis lacunas e estabelecer medidas para evitar problemas.

Além disso, é preciso sistematizar a organização das atividades, com tudo mapeado e coordenado, sendo apresentado para a equipe, com o objetivo de promover clareza, transparência e maior previsibilidade para o fluxo de trabalho. Com protocolos padronizados para cada tarefa, é mais fácil cumprir com as demandas.

Conte com o apoio da tecnologia

Contar com um sistema para gerenciamento do restaurante pode ser uma excelente possibilidade para otimizar processos e ter acesso a relatórios estratégicos fornecidos pela ferramenta.

A Kitchen Central oferece cozinhas comerciais otimizadas exclusivamente para delivery e conta com software próprio, para auxiliar você no gerenciamento dos processos e dos pedidos. A solução permite a tomada de decisões inteligentes e é conectada aos principais aplicativos de delivery, contribuindo para a potencialização da eficiência do seu estabelecimento.

Outra solução que pode ser positiva para o seu serviço de entregas é um sistema de gestão de relacionamento com o cliente: o Customer Relationship Management (CRM). Esse tipo de software ajuda na armazenagem do histórico do consumidor e na criação de uma interação personalizada.

Como se organizar para datas e eventos importantes?

É preciso ter estratégias para conciliar as entregas, os atendimentos e as notas obtidas em aplicativos de delivery. Para isso, é necessário organizar e mapear processos e ter métodos para integrar a informação. Conforme mencionamos, a tecnologia pode ser uma grande aliada.

Além disso, dedique muita atenção para os feedbacks de clientes, seja nas redes sociais, seja nos aplicativos ou em outros canais de comunicação. Isso vai contribuir para o aperfeiçoamento contínuo do negócio.

Com eventos e datas importantes, é necessário estabelecer uma produção mais focada. Assim, separar o delivery e a cozinha do salão é imprescindível. Uma dark kitchen, nesse contexto, contribui para seu restaurante ter mais eficiência operacional, agilidade e qualidade nos processos.

Fazer uma boa gestão de delivery envolve diversos desafios, sendo essencial contar com as estratégias certas para alcançar resultados melhores. A tecnologia se torna uma grande aliada nesse processo, contando com softwares para gerenciamento das atividades e sistemas que auxiliam na coordenação do relacionamento com o cliente.

O delivery tem diversas especificidades em relação ao restaurante com salão, sendo importante, também, avaliar a área de entrega, os procedimentos com aplicativos, a possibilidade de ter aplicativo próprio, a localidade, a gestão de equipe de motoboys, entre vários outros temas. As dark kitchens, nesse contexto, são ótimas soluções de custo relativamente menor para expandir o restaurante com uma área com foco exclusivo no delivery.

Gostou de aprender sobre a gestão de delivery? Aproveite e confira também o nosso post sobre métricas para delivery!

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