O que os clientes esperam de um serviço de delivery?

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Em qualquer serviço, as vontades dos consumidores estão em constante evolução. Isso significa que as práticas mais inovadoras e eficientes de hoje poderão não ser tão interessantes amanhã. Por isso, o serviço de delivery deve sempre considerar as tendências atuais para montar a melhor estratégia.

Neste texto, você entenderá um pouco melhor o que os clientes esperam do serviço de delivery e o que pode ser feito para otimizar suas ações. Boa leitura!

O que é esperado de um bom serviço de delivery?

Embora a vontade dos consumidores mude com o tempo, há uma série de comportamentos que são sempre bem-vindos nos restaurantes que oferecem o delivery. Entenda agora!

Apresentação coerente

O início de qualquer consumo é a apresentação. Se o item não parecer gostoso, a tendência é que a experiência do consumidor não seja tão agradável. Então, é necessário que a entrega do prato seja condizente com as imagens que o cliente viu antes de comprar o item pelo aplicativo.

Nunca é demais lembrar que é necessário fazer testes para entender se a apresentação será comprometida com a viagem. Muitas vezes, é necessário adaptar o cardápio para evitar que a refeição seja desconfigurada.

Entrega do pedido correto

Um dos maiores problemas relacionados ao delivery é a entrega incorreta dos itens. Ao fazer uma compra, o cliente fica com a expectativa de consumir aquele prato no menor prazo possível. A expectativa cresce até que a refeição seja entregue. Caso haja algum item incorreto, toda a experiência será prejudicada.

Tenha atenção, também, aos pedidos especiais dos clientes, verificando quais ingredientes devem ser excluídos da preparação do prato. Em alguns casos, além do gosto pessoal, até mesmo a saúde de quem consumirá a refeição pode ser afetada. Todo cuidado é pouco!

Cumprimento de prazos

Além de evitar erros, é essencial cumprir os prazos. A informação apresentada nos aplicativos deve ser cumprida, já que, ao escolher seu restaurante, o cliente já espera receber a refeição no período informado. Atrasos minam a experiência do consumidor.

Para piorar, é possível que a refeição chegue fria. Com isso, o alimento poderá ter um sabor diferente, deixando de agradar ao cliente como o esperado.

Como otimizar os serviços de delivery?

Os serviços de delivery estão em pleno crescimento. Para conseguir melhorar ainda mais os resultados, é possível adotar medidas para conseguir aumentar o número de pedidos. Confira o que fazer!

Oferecer cupons de desconto

Cupons de desconto são medidas pontuais para aumentar o número de pedidos realizados. Muitas vezes, os consumidores não tinham interesse em comprar uma refeição naquele dia ou momento, mas, com o cupom, acabam mudando de ideia.

Nesse caso, é importante avaliar quais são os períodos em que há menor quantidade de pedidos. No caso de empresas de aplicativos, eles mesmos são responsáveis pelo envio dos cupons utilizando a inteligência artificial.

Uma preocupação neste ponto é conseguir trabalhar as promoções sem comprometer a sua margem de lucro. O que muitos restaurantes estão fazendo hoje é separar a operação de delivery e salão, pois a estrutura de custos de delivery é bem menor e permite este tipo de ação mantendo os ganhos do restaurante.

Fazer pesquisas de mercado

Para agradar ainda mais aos consumidores, é essencial fazer pesquisas de mercado. Com elas, fica mais fácil entender quais são as demandas dos clientes e o que pode ser feito para conquistá-los ainda mais. A pesquisa pode e deve incluir vários itens, que vão desde a elaboração do cardápio até a entrega dos alimentos.

Ao entender possíveis problemas e lacunas, a empresa poderá oferecer serviços ainda melhores para os consumidores. Então, veja as críticas como oportunidades.

Priorizar os produtos mais vendidos

É comum que os restaurantes tentem fazer um menu variado para ganhar os clientes. Entretanto, isso faz com que seja necessário ter todos os ingredientes disponíveis, o que pode aumentar os custos e acarretar eventuais faltas de insumos ou desperdício de comida.

A melhor maneira de contornar isso é priorizar os produtos mais vendidos e que trazem maior retorno para a empresa. Dessa maneira, os consumidores verão o restaurante como referência naquele tipo de prato. É possível investir em pizzas, massas em geral, hambúrgueres, comidas veganas etc.

Já está claro que investir no delivery é uma ótima ideia. Entretanto, com a grande concorrência, é necessário que todas as ações sejam pensadas com cuidado, para que o cliente tenha a melhor experiência com o restaurante. Colocando o consumidor em primeiro lugar, pode-se garantir maior lucratividade, já que isso faz com que as pessoas se fidelizem à marca.

E você, como tem melhorado o serviço de delivery do seu restaurante? Comente suas experiências!

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