5 erros de atendimento delivery que afetam a experiência do cliente

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Para aumentar as vendas e melhorar a experiência do cliente, é essencial se preocupar com o atendimento delivery, garantindo a fidelização do consumidor. Além disso, quando a equipe está preparada para oferecer um atendimento rápido ao seu público, consequentemente vai haver um aumento da credibilidade e confiança.

Assim, as pessoas que consomem os seus produtos darão um feedback relevante — e que pode ser utilizado até mesmo para a divulgação da marca.

Pensando nisso, selecionamos alguns dos erros que devem ser evitados no atendimento, de modo que reduza os riscos de gerar insatisfação por parte de seus clientes. Continue a leitura e saiba mais!

1. Atendimento ruim

Pode até parecer uma dica óbvia, mas muitos deliveries pecam por oferecer um atendimento ruim em seus negócios. Caso isso aconteça, há grandes riscos de manchar a imagem da sua empresa perante o público, principalmente em um contexto de fácil acesso aos principais canais da marca nas redes sociais.

Hoje, muitas pessoas decidem onde vão comprar se baseando justamente nos depoimentos de outros clientes. Quando há um retorno negativo nas redes, as chances de perder oportunidades aumentam de forma significativa.

Mas o que fazer para melhorar nesse sentido? Em primeiro lugar, é preciso tratar os clientes sempre com cordialidade e educação. Eduque seus profissionais para que esse atendimento seja padrão. Além disso, os profissionais devem agir com eficiência, especialmente em momentos mais desafiadores (como em uma reclamação).

Por fim, se houver alguma reclamação nos seus canais, não deixe de responder. Entre em contato com a pessoa, entenda o que aconteceu e ofereça um diferencial em sua próxima compra. Dessa forma, no momento em que outro cliente visualizar a postagem, entenderá que o estabelecimento foi atencioso com o público.

2. Falta de eficiência na produção

A falta de eficiência na produção pode ser um gargalo que prejudicará a entrega de seus produtos. E pode ter certeza: demorar para receber o pedido é uma das coisas que mais gera impaciência entre os clientes, principalmente se o prazo não for respeitado.

Novamente, vale destacar a importância de manter os colaboradores alinhados com o padrão de qualidade do seu negócio. Outro ponto fundamental para o atendimento delivery é o entendimento de quais são os dias de semana com maior movimento. Assim, há a possibilidade de contratar outras pessoas especificamente para essas datas, evitando a sobrecarga de seus profissionais.

Por essa razão, busque sempre registrar suas vendas. Independentemente do ramo de negócio, se destaca positivamente no mercado a empresa que se baseia em dados para suas principais decisões. E não é diferente no mercado de delivery: afinal, quanto mais números você tiver para definir as estratégias, menores as chances de gerar a insatisfação de seus clientes.

3. Canal de atendimento ineficiente

Imagine que seu delivery ofereça atendimento apenas por telefone. Um cliente, que já conhece os produtos e gosta da qualidade fornecida, entra em contato algumas vezes e sempre encontra o número ocupado. Por outro lado, em um delivery concorrente que também oferece atendimento por WhatsApp e outras redes sociais, ele é facilmente atendido.

Nesse caso, mesmo que o produto tenha a qualidade esperada pelo cliente e ele já conheça seus serviços, existem os riscos de optar pelo delivery concorrente, concorda? Afinal, há mais canais de comunicação, o que reduz as chances de ficar muito tempo na espera de conseguir um contato.

Sendo assim, o canal de atendimento ineficiente é outro erro que merece atenção por parte da equipe de delivery. Entenda quais são seus principais meios de comunicação e conheça os clientes: o ideal é fazer uma pesquisa simples, usando até mesmo as redes sociais para perguntar quais são os canais mais utilizados por eles para fazerem pedidos de delivery.

Consequentemente, as estratégias serão pensadas buscando sempre oferecer uma boa experiência ao seu público!

4. Erros nos pedidos

Além do prazo de entrega não cumprido, enviar os pedidos com erros é mais um motivo que gera muita insatisfação ao cliente. Esse tipo de situação pode ocorrer principalmente para os deliveries que fazem os pedidos de forma manual.

Especialmente em períodos de muito movimento, as chances de anotar algum pedido errado ou até mesmo de o endereço ter sido entendido de forma equivocada aumentam consideravelmente (o que também causaria um grande atraso).

Sendo assim, o ideal é buscar por ferramentas que possam automatizar o processo. Afinal, com tanta tecnologia já existente no mercado de delivery, executar essa etapa do trabalho de forma manual pode fazer com que você perca grandes oportunidades de vendas.

Além disso, utilizar ferramentas como aliadas traz como benefícios:

  • ações mais eficazes por parte de sua empresa, uma vez que o trabalho será executado de forma mais rápida;
  • maior comodidade para os clientes;
  • mais rapidez e praticidade para o atendimento;
  • maior controle sobre as vendas (o que garantirá a oportunidade de sua equipe mensurar os resultados).

5. Embalagem mal feita

Preocupar-se com a embalagem é tão importante quanto com a qualidade de seu produto. Afinal, ela é que vai manter o alimento da forma adequada até chegar ao cliente, bem como permitir que seu público o consuma ainda em uma boa temperatura.

Dessa forma, uma embalagem mal feita pode prejudicar a qualidade do item, bem como a percepção que o cliente tem de seu delivery. Preocupe-se em ter uma embalagem personalizada, pois ela traz muitos diferenciais para o seu negócio. Entre eles, destacamos:

  • contribuem para o branding da empresa, ou seja, para o fortalecimento da marca de seu delivery;
  • trabalham como uma ferramenta de marketing;
  • agregam valor ao seu produto.

Neste conteúdo, você pôde conhecer alguns erros do atendimento delivery que devem ser evitados quando o objetivo é oferecer uma boa experiência ao cliente.

Buscar por soluções que permitam ao delivery se conectar com mais clientes e expandir o negócio de maneira rápida e descomplicada é um ponto que trará melhorias para seus resultados. Isso porque será possível até mesmo oferecer produtos a um preço mais baixo.

Se deseja entender um pouco mais sobre o assunto, entre em contato com a nossa equipe e veja como a Kitchen Central pode auxiliar você!

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