fevereiro 10, 2022

Quais os problemas no delivery mais comuns e como me livrar deles?

O delivery está em constante crescimento no momento atual, especialmente devido à pandemia de coronavírus. Com a necessidade do isolamento social e a facilidade de fazer pedidos em aplicativos no smartphone, a entrega de comida ficou mais presente no dia a dia dos brasileiros.

Essa foi a chance dos food services saírem do cenário de crise com o restaurante fechado devido às medidas restritivas. Porém, ainda assim, há dificuldades. Os problemas em cozinhas para delivery afetam o fluxo de trabalho e prejudicam os resultados no final do mês. 

Mas há alternativas para solucionar essas dificuldades, simplificar a operação e melhorar o serviço. Continue acompanhando e fique expert no assunto!

Por que é importante entender quais são os problemas mais comuns no delivery?

É natural que haja desafios no trabalho, mas se há dificuldades repetitivas na rotina de entregas, é essencial construir estratégias para solucionar esses problemas. Questões travando o delivery prejudicam a equipe e o fluxo de operações, desencadeando atrasos e queda de qualidade, afetando negativamente o fluxo de caixa e resultando em prejuízos. Assim, conhecer esses obstáculos e achar alternativas para atravessá-los é indispensável para alcançar melhores resultados e prestar um serviço de maior qualidade.

Quais são os problemas no delivery mais comuns e como solucioná-los?

Os problemas no delivery mais comuns são muitos e não acontecem só em um restaurante. Há vários gestores de food services enfrentando essas questões. Continue acompanhando para entender essas dificuldades e descobrir formas de contorná-las!

Baixa produtividade

A baixa produtividade pode vir de diversas fontes. Pode ser uma mão de obra muito enxuta para uma demanda que se ampliou, falhas no preparo de pratos e falta de capacitação, por exemplo. 

Outro ponto é que o fluxo de trabalho pode estar organizado de forma pouco produtiva. A cozinha engloba os pedidos do salão e do delivery e, nos horários de pico, a demanda nos dois aumenta muito, gerando atrasos para ambos os serviços. Isso pode ser sinal de que é preciso expandir, mas é necessário crescer de forma mais inteligente e com custo reduzido, já que o caixa ainda está se recuperando da crise.

As dark kitchens são uma boa alternativa para solucionar esse problema. Elas são cozinhas comerciais preparadas e otimizadas exclusivamente para delivery. O investimento nelas é relativamente menor que uma expansão convencional, e você tem a oportunidade de separar os serviços. Ou seja, a dark kitchen fica com as entregas e o restaurante cozinha só para o salão. Essa é uma ótima possibilidade para melhorar o desempenho da operação.

Dificuldades de crescimento

A pandemia de coronavírus trouxe muitas dificuldades financeiras para os restaurantes. Os food services ficaram um grande tempo fechados, com despesas contínuas. Quando há reabertura, o movimento no salão vai se recuperando gradativamente. 

O delivery, ao contrário, não para de crescer, mas em um cenário de ampla concorrência nos aplicativos, com taxas elevadas e que pressiona o restaurante a reduzir preços, já que os apps estão deixando as entregas mais baratas. Há a necessidade de expandir, mas sem muito capital disponível para essa iniciativa, certo? Por isso, conforme mencionamos, as dark kitchens são uma boa possibilidade para contornar a situação.

Falta de visibilidade

A concorrência nos aplicativos de delivery é muito alta. E, às vezes, é difícil alcançar visibilidade em um ambiente digital cheio de opções. Por isso, é importante criar uma estratégia de marketing bem estruturada e fazer uma boa gestão das redes sociais. Além disso, mantenha o cardápio atualizado e invista em fotos de comidas atraentes.

Destacamos também que, como os aplicativos estão deixando o delivery mais barato que o salão, há uma pressão para reduzir o preço. Mas, para conseguir cobrar menos, é importante criar estratégias para diminuir o custo da operação, sem impactar o nível de qualidade. Isso pode ser feito por meio do lean kitchen e das cozinhas comerciais.

Má qualidade do atendimento

As refeições podem estar saborosas, mas se o atendimento não for de qualidade, o cliente não volta. O objetivo é promover uma experiência do consumidor positiva em todos os momentos, desde o pré até o pós-venda. 

Um atendimento de má qualidade pode resultar do fato de a equipe estar cansada e desmotivada. Em momentos como a pandemia, isso é especialmente relevante, já que muitas pessoas estão realmente preocupadas com o risco de perda de emprego e a crise econômica. Assim, é preciso promover diálogo e uma cultura de apoio mútuo e colaboração entre os funcionários.

Outro fator que pode motivar um atendimento de má qualidade é a sobrecarga de trabalho. Dessa forma, organizar o fluxo de atividades de forma otimizada e, se necessário, contratar mais pessoas pode ser relevante. 

Destacamos ainda que a falta de capacitação pode contribuir para o baixo desempenho. Desse modo, o investimento em treinamento é importante para evitar esse cenário.

Falta de feedbacks por parte dos clientes

Não contar com o feedback por parte do cliente gera incerteza em relação ao desempenho. Nesse ponto, os aplicativos são uma boa alternativa, já que no final o cliente dá uma nota para o restaurante. Mesmo assim, às vezes é bom acrescentar estratégias para conversar diretamente com o consumidor, para escutar exatamente quais são os pontos positivos e quais são as questões a melhorar.

Falta de informação sobre os produtos

É preciso oferecer as informações necessárias sobre os produtos para o cliente. O cardápio precisa informar ingredientes e recursos utilizados, por exemplo. Se houver alguma mudança, a alteração precisa ser informada, para evitar a frustração do consumidor no momento de fazer o pedido. Assim, monte um cardápio online com fotos atraentes e detalhes sobre ingredientes e forma de preparo.

Lentidão nos processos operacionais

Muitas vezes, os processos operacionais são lentos porque o fluxo de trabalho não está bem-ordenado. Um planejamento de estoque pouco eficiente também pode contribuir para esse cenário. O gerenciamento de pedidos de forma manual também colabora com muitos equívocos e a falta de agilidade no atendimento da demanda. Para resolver esses problemas, é importante utilizar tecnologias para modernizar a gestão e facilitar a realização das atividades.

A Kitchen Central pode contribuir para essas questões, já que nós ajudamos deliveries a crescerem, deixando a parte burocrática com a gente. Nossa empresa oferece cozinhas comerciais otimizadas e preparadas exclusivamente para operações de delivery. Além disso, disponibilizamos tecnologia especializada para facilitar a gestão dos negócios no restaurante.

Há diversos problemas no delivery que são realmente comuns e que podem ser melhorados com o apoio das iniciativas certas. Atualmente, as tecnologias são ótimas possibilidades para desburocratizar o serviço e facilitar as atividades. Além disso, lembre-se de capacitar a equipe e criar uma cultura de colaboração. Outro ponto essencial é deixar o fluxo de trabalho bem estruturado e otimizado.

Gostou do conteúdo? Aproveite e entre em contato com a Kitchen Central!


Cozinhas eficientes posicionadas em locais estratégicos

Conheça nossas Dark Kitchens disponíveis em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Economize dinheiro e acelere o seu negócio de forma lucrativa com delivery. Não perca tempo, cadastre-se agora e receba o contato do nosso time com maiores informações!

Pronto para começar a cozinhar com a gente?

Pronto para começar a cozinhar com a Kitchen Central? Venha fazer um tour nas nossas cozinhas para delivery!

Nome
Sobrenome
Telefone pessoal
Email
Nome do Restaurante
Cidade de Interesse
Tipo de Restaurante
Função

Obrigado pelo seu contato.

Muito em breve nosso time entrará em contato para entender melhor suas necessidades.