Covid-19 e restaurantes: como a pandemia trouxe a necessidade de adaptação?

8 minutos para ler

A pandemia provocada pela Covid-19, nome oficial do coronavírus, também tem afetado de forma bastante significativa o mercado no Brasil e no mundo. Nem os restaurantes ficaram imunes. Entre as medidas para o combate à disseminação do coronavírus, está a política de distanciamento social adotada por governos estaduais e municipais, que obrigou muitos estabelecimentos a fecharem as portas.

Para driblar o fechamento, a solução encontrada por alguns restaurantes foi aderir ao serviço de delivery. No entanto, é preciso ter atenção redobrada para garantir a segurança dos consumidores.

Neste artigo, você encontra dicas para reduzir o risco de contaminação e propagação do coronavírus em seu restaurante, tanto na manipulação dos alimentos quanto na entrega dos pratos. Também vamos mostrar como aumentar a lucratividade do negócio em meio à crise. Fique ligado!

O que mudou nos restaurantes após a Covid-19?

Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Nacional de Restaurantes (ANR), 76% dos estabelecimentos consultados já demitiram funcionários em razão da crise provocada pela pandemia. Isso quer dizer que um milhão de postos de trabalho em restaurantes foram encerrados desde a chegada do coronavírus ao país.

Se por um lado a necessidade de distanciamento social afetou diretamente o movimento dos restaurantes de salão, por outro houve uma explosão dos pedidos de refeições por delivery. Até estabelecimentos que não adotavam serviços de entrega precisaram se adaptar.

Além da concorrência, não podemos nos esquecer do consumidor. Apesar de crescente, esse público está cada vez mais criterioso e atento aos protocolos adotados por restaurantes e serviços de entrega durante a pandemia Portanto, intensificar o bom atendimento e redobrar os cuidados com a manipulação de alimentos devem ser os principais objetivos do seu negócio nesse contexto.

O novo cenário do delivery durante o COVID

A demanda aumentou. O número de pedidos por delivery cresceu abruptamente durante a quarentena, adiantando os números que eram esperados em anos. Mesmo assim, outro fenômeno aconteceu: a concorrência nos apps também aumentou.

Mesmo os restaurantes que não eram adaptados ou não contavam com o serviço de delivery se viram numa situação na qual não tinham outra opção. Com a receita do salão indo à 0, os restaurantes correram para oferecer alimentos em casa para os consumidores.

Com certeza o aumento da competição travou o crescimento de alguns estabelecimentos, mas quem consegue “jogar conforme as regras do jogo” com certeza saiu na frente. São os restaurantes que conseguem fazer um marketing bem feito e otimizar os seus cardápios nos aplicativos.

Como realizar a higienização correta do seu delivery?

Confira os cuidados que devem ser tomados em relação à limpeza do seu restaurante e às melhores práticas para o serviço de entrega durante a pandemia. 

Converse com sua equipe

Engaje a equipe para as adaptações necessárias em seu restaurante. Reforce a importância de seguir os procedimentos de higiene na cozinha, orientando o colaborador a:

  • manter os cuidados com a limpeza das mãos e dos antebraços durante todo o expediente;
  • cobrir a boca sempre que tossir ou espirrar, higienizando as mãos e os braços em seguida;
  • usar a máscara sem manuseá-la, descartando o produto após o uso.

Certifique-se de abastecer seu restaurante com álcool gel 70%, água, sabão e papel-toalha. Caso algum funcionário apresente qualquer sintoma de resfriado ou gripe, dispense-o até que ele se recupere.

Redobre os cuidados com o manuseio de alimentos

Quando receber as compras, oriente a limpeza de todas as embalagens e caixas com álcool 70%. Coloque as verduras, frutas e legumes de molho em uma solução com 25 ml de água sanitária diluída em um litro de água por 15 minutos. Em seguida, enxágue os alimentos.

Mantenha o ambiente de preparo arejado e limpo

Garanta a boa ventilação da cozinha. Também é hora de aumentar a frequência da limpeza no espaço, especialmente nas bancadas. Se possível, deixe alguém da equipe apenas nessa função.

Individualize as embalagens

Para oferecer ao cliente uma percepção maior dos cuidados de limpeza do seu restaurante, embale cada preparo separadamente e certifique-se de que o alimento esteja bem lacrado. Caso ofereça talheres, o ideal é enviá-los em embalagens fechadas, para se sejam abertas pelo consumidor.

Aumente os cuidados na entrega dos pratos

Os serviços de entrega já oferecem as orientações necessárias aos entregadores, mas é importante ressaltar cuidados que tornam o delivery mais seguro:

  • deixe o álcool gel 70% à disposição de seus entregadores;
  • higienize a parte interna do box a cada vez que ele retornar ao restaurante. A limpeza pode ser feita com detergente neutro, álcool 70% ou uma solução de 25 ml de água sanitária para cada litro de água. Ao final da jornada, a higienização precisa ser feita também na parte exterior do box;
  • o entregador deve utilizar máscara durante o trabalho, para transmitir mais segurança ao consumidor;
  • no momento da entrega, o box não deve ser colocado no chão;
  • quando chegar ao local indicado, tocar o interfone ou campainha e manter uma distância de 1,5 m do cliente.

Proteja os consumidores durante o pagamento dos pedidos

Incentive o pagamento online, mas se o cliente preferir usar dinheiro, envie o troco em um saquinho fechado. O ideal é envelopar as máquinas portáteis de pagamento com filme plástico, trocando a casa uso. Se não for possível, faça a limpeza com álcool 70%.

De que forma aumentar os lucros mesmo durante a pandemia?

Nesse momento, as principais preocupações dos donos de restaurante se concentram no bom atendimento e nos cuidados para a higienização dos pratos e a entrega. No entanto, é possível aproveitar essa situação atípica para melhorar ou iniciar seu delivery.

Se você já realiza a entrega de pratos, pense em uma estratégia para deixar suas embalagens ainda mais seguras e atraentes. Use as redes sociais do seu restaurante para apresentar aos consumidores os cuidados que têm sido tomados durante o preparo e a entrega das refeições. Adote o overdelivery e também diferentes porções para os pratos, de maneira a atender tanto famílias maiores quanto pessoas que moram sozinhas.

Caso você ainda não adote o delivery, comece divulgando o serviço via redes sociais e entregando aos clientes próximos do restaurante. No início, você ou alguém da equipe pode se encarregar do trabalho. Aumente a área de atendimento assim que o restaurante conseguir se adaptar à dinâmica de produção de pratos para delivery. Não deixe de se cadastrar nos apps.

Crescer como forma de sobreviver no mercado

Num momento que a maioria dos restaurantes está se adaptando, ser mais rápido pode significar ter o espaço do mercado que poderia ser do seu concorrente. Além de otimizar o seu marketing e cardápio para conseguir vender mais, cogite crescer sua operação.

O formato de dark kitchen pode te possibilitar crescer investindo bem pouco, aumentar a área de atuação do seu restaurante, aumentar suas receitas e aproveitar funcionários e equipamentos ociosos.

Qual é a importância de uma cozinha segura e com custos operacionais reduzidos?

Em tempos de coronavírus, é preciso ter à disposição uma cozinha inteligente, desenvolvida para otimizar o preparo dos pratos e que siga todas as normas sanitárias. Esse espaço já existe e a boa notícia é que ele pode ser adaptado às necessidades do seu negócio com um baixo investimento inicial.

Estamos falando da Kitchen Central, uma empresa 100% nacional que oferece cozinhas comerciais totalmente preparadas para o serviço de delivery e atua em todos os principais polos de entrega de alimentos do Brasil. Nosso objetivo é garantir que você ofereça o melhor atendimento ao cliente.

Por isso, desenvolvemos também um software que está conectado aos principais aplicativos de pedidos. Assim, é possível eliminar a necessidade de acompanhar a movimentação do restaurante em diferentes sites ou aplicativos ao mesmo tempo. 

O coronavírus intensificou a responsabilidade dos restaurantes dentro da cozinha e no atendimento ao cliente. Com isso, é preciso reforçar as práticas de higiene no preparo dos pratos e na entrega.

Para diminuir o impacto da Covid-19 no seu negócio, reinvente-se otimizando ou adotando o delivery. Não se esqueça de que as cozinhas comerciais da Kitchen Central podem ajudar você a se destacar no preparo de alimentos para o serviço de entregas em domicílio.

Entre em contato conosco e conquiste os melhores resultados com o seu delivery!

Posts relacionados

Deixe um comentário