Como montar um restaurante delivery? Confira passo a passo

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Você sabe como montar um restaurante delivery? A demanda por comidas entregues na porta do trabalho ou de casa é muito grande, ainda mais no momento atual em que vivemos, com a pandemia do novo coronavírus. Por isso, investir nesse segmento tem se tornado uma excelente opção para aqueles que desejam ter o próprio negócio.

Além disso, o ritmo de vida corrido, as longas horas de trabalho e o cansaço ao final do dia atingem diretamente o comportamento de todos. Logo, para acompanhar essa rotina moderna, o serviço de delivery é fundamental para atender às pessoas que não têm tempo de cozinhar.

No entanto, a criação desse processo não é feita da noite para o dia, ainda mais para quem deseja ter um empreendimento de sucesso. É por essa razão que, neste post, apresentaremos o passo a passo de como montar um restaurante delivery. Confira!

Faça um planejamento detalhado

O planejamento detalhado é muito importante para que o gestor tenha uma ampla visão sobre o negócio e o mercado em que está inserido. Assim, é necessário detalhar os recursos humanos e a questão financeira, que são essenciais para o desenvolvimento do delivery.

Para fazer o planejamento, é preciso juntar todos os investimentos de maquinário, pagamento de funcionários, equipamentos e materiais. Além disso, é importante pesquisar sobre o público que pedirá comida em seu restaurante, quem são os seus concorrentes etc.

Defina o local

Uma das grandes vantagens do delivery é que a sua operação pode ser menor, incluindo uma locação mais enxuta e funcional. Assim, o ideal é que o local escolhido comporte uma grande cozinha, deixando um espaço pequeno para o atendimento e a administração.

O seu restaurante não precisa estar em uma excelente localidade. Afinal, o cliente fará os pedidos por meio da internet e dos aplicativos e, na maioria dos casos, não chegará a passar perto do estabelecimento. De toda forma, é bom ter espaço suficiente e um balcão para que os pedidos possam ser retirados no local pelos consumidores interessados em buscá-los.

Nesse caso, uma boa dica é optar pela dark kitchen, uma cozinha comercial otimizada para operar delivery. Nesse modelo, o dono do restaurante aluga a estrutura de uma cozinha apenas para a realização do delivery. Não há salão, somente aquilo que é importante para a montagem das refeições que serão entregues.

Adquira os equipamentos necessários

Comprar os equipamentos necessários é uma das partes mais custosas de montar um restaurante delivery, já que eles costumam ser um pouco caros, mas isso depende do tamanho do seu estabelecimento. No entanto, tenha em mente que nem sempre o barato é o que vale a pena.

No momento de adquirir os principais aparatos e maquinários, tente contrastar o valor com outros atrativos, como a eficiência e a durabilidade. Não se engane com preços baixos e dê preferência ao melhor custo-benefício. Os equipamentos iniciais para o seu estabelecimento são:

  • talheres;
  • refrigeradores;
  • pratos;
  • potes de armazenamento;
  • pia;
  • fogão;
  • embalagens e caixas para transporte;
  • máquinas de cartão de crédito;
  • impressora;
  • computador;
  • telefone.

Use embalagens adequadas

Uma grande preocupação dos empreendedores que iniciam no ramo da alimentação é a qualidade dos alimentos quando eles chegam à casa dos clientes. Alguns problemas muito comuns são bebidas mornas ou quentes, pizza com recheios misturados e sopas vazando da embalagem.

Nesse caso, não existe escapatória: é fundamental investir em recipientes adequados para as refeições que você deseja entregar. Para isso, tenha o apoio de empresas especializadas em criar embalagens que preservem todas as características dos pratos. Todo esse cuidado demonstra que o gestor se importa com a experiência dos clientes.

Invista na publicidade

Não adianta nada oferecer uma comida de qualidade e que pode ser entregue em casa se ninguém souber disso, não é mesmo? Por isso, é importante investir na publicidade, realizando propagandas atraentes.

Uma boa opção é veicular uma promoção nas propagandas. Assim, você não só faz com que os clientes tomem conhecimento da existência do seu restaurante, pois eles também vão se interessar por determinados pratos do cardápio ou pelos baixos preços.

Outra opção é realizar anúncios nas redes sociais. Ao fazer essa segmentação, você atingirá somente o público local, que trabalha ou vive nos bairros em que o seu delivery atenderá. Uma das vantagens é que essas ações são mensuráveis e, com isso, é possível investir naquilo que realmente dá resultados.

Faça cadastro nos aplicativos de entrega

Se no passado o serviço de entrega se resumia ao telefone, atualmente o cenário é outro. É difícil que o seu restaurante tenha sucesso se não estiver presente nos aplicativos de delivery. Afinal, esse setor tem a ver com praticidade e mobilidade.

Assim, faça o cadastro do seu empreendimento nos principais apps, como Rappi, Uber Eats e iFood. Caso seja possível, invista na criação de um software próprio, o que garante um alcance maior e a fidelidade dos clientes. No início do empreendimento, faça uma pesquisa de mercado e analise em quais plataformas os seus maiores concorrentes estão presentes e quais se adéquam ao seu público.

Encontre bons fornecedores

Para garantir o sucesso do restaurante delivery, é muito importante obter ingredientes e produtos de qualidade. Para isso, verifique qual empresa oferece o melhor preço e se consegue abastecer o seu estoque na frequência certa.

Uma boa alternativa é ter o auxílio de fornecedores menores, já que grandes companhias costumam proporcionar produtos com um preço mais elevado. Além disso, lembre-se de que muitos consumidores dão preferência aos alimentos orgânicos.

Portanto, atender a essa demanda pode ser fundamental para atrair uma parcela do público. O importante aqui é optar por ingredientes de qualidade e frescos, o que faz toda a diferença para quem deseja se sobressair no ramo do delivery.

Agora que você já sabe como montar um restaurante delivery, não se esqueça de seguir as nossas dicas para ter êxito nesse novo empreendimento. Além disso, busque ajuda de quem tem expertise no assunto, como nós, da Kitchen Central. Oferecemos um serviço de qualidade, como a dark kitchen, que conta com a infraestrutura necessária para o seu sucesso.

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