8 melhores formas de ganhar mais agilidade no atendimento ao cliente

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Dizem que o cliente tem sempre razão. E, sem dúvidas, uma de suas reclamações mais pertinentes diz respeito à demora no atendimento. Afinal, ninguém gosta de ficar esperando, não é mesmo?

Nesse contexto, é muito importante que donos de restaurante e de outros estabelecimentos tenham uma preocupação constante em descobrir maneiras de ganhar mais agilidade no atendimento ao cliente. Esse é um passo fundamental não apenas para a captação e retenção da clientela, mas também para que os processos internos do negócio fluam muito melhor.

Quer saber como isso é possível? Então, continue a leitura e descubra algumas dicas práticas — mas muito eficientes! — de como melhorar o relacionamento de sua equipe com os consumidores, aumentado a satisfação de todos os envolvidos nesse processo. Vamos lá?

1. Treine bem a sua equipe

Investir em um bom treinamento da equipe é o primeiro passo para que tudo dê certo em seu negócio. Esse é um cuidado indispensável para gestores que almejam que seu empreendimento seja um grande sucesso e se torne uma referência em seu segmento. É exatamente isso que você quer, não é mesmo?

O treinamento pode ser feito por você mesmo ou dado por meio de cursos profissionalizantes nas mais diversas áreas. O fator importante, aqui, é nunca deixar de qualificar a sua equipe e deixá-la sempre por dentro das principais tendências de atendimento ao cliente.

2. Busque a padronização de serviços

Durante o treinamento, é importante que você busque outra coisa além da qualificação: a padronização. É essencial deixar os seus padrões de qualidade e técnicos sempre bem claros para seus colaboradores, a fim de tornar o trabalho o mais “certinho” possível.

Quando o assunto é a alimentação, uma padronização é fundamental para que seu cliente saia satisfeito. A quantidade de alimento, sua apresentação, seu ponto de cocção e vários outros fatores devem padronizados nos pratos. E, claro, o atendimento ao cliente também deve ser de primeira linha.

3. Organize o cardápio

É difícil se achar em meio à bagunça, né? E, certamente, em meio à confusão, é muito mais provável que erros aconteçam, gerando situações bem desagradáveis entre os clientes e a sua empresa. Por isso, a organização deve ser uma das prioridades de todos os gestores que buscam um bom atendimento ao cliente.

Ter um cardápio bem pensado e bem definido é um dos primeiros pontos rumo a um restaurante bem qualificado e que seja respeitado por toda a clientela. O cardápio deve ser claro, objetivo e permitir que a equipe da cozinha faça os pratos seguindo as normas de padronização em um tempo razoável. Novidades e adições devem ser bem pensadas e passar por vários testes.

4. Controle bem o estoque

Além da organização do cardápio, é essencial que você se preocupe bastante com um estoque bem controlado e que disponha de tudo o que você precisa para que seus pratos saiam na velocidade e qualidade necessárias.

Sendo assim, um bom controle de estoque e um relacionamento desenvolvido com bons fornecedores são pontos essenciais para manter a qualidade de suas criações e, claro, evitar surpresas desagradáveis. Esse cuidado também é importante para saber quando um prato deve ser retirado do cardápio ao abrir o delivery naquele dia.

5. Invista em tecnologia

A tecnologia é sua amiga em um ambiente de restaurante, seja ele de delivery ou não. No entanto, quando o assunto é um estabelecimento que faz entregas remotas, esse é um investimento que vale ouro e traz um grande retorno financeiro.

A tecnologia, nesse contexto, ajuda no controle de estoque, a organizar o seu cardápio, a garantir que seus clientes recebam o pedido em um período aceitável e dentro do que foi solicitado e muito mais. Por isso, deve ser outra prioridade que não pode ficar de fora do dia a dia dos melhores restaurantes!

6. Ofereça a comanda eletrônica

Ainda falando sobre tecnologia, a comanda eletrônica é uma ferramenta muito interessante que tem como objetivo facilitar a sua vida e otimizar o trabalho da equipe da cozinha. Os pedidos são enviados em tempo real para quem prepara a comida, e a organização de todos os dados fica muito mais fácil e livre de erros.

Esse tipo de cuidado mostra ao cliente que seu estabelecimento está preocupado em fazer um atendimento de primeira e, claro, que estamos falando de um negócio antenado às novidades. Assim, todos saem ganhando!

7. Valorize a equipe de entrega

Um dos principais erros de quem tem um restaurante é achar que apenas os gestores e cozinheiros fazem parte de todo esse processo. Essas pessoas se esquecem de um personagem fundamental: o pessoal da entrega.

Valorizar esse profissional é muito importante para que o seu serviço seja de excelência desde o momento do pedido até a hora em que ele chega à casa de seu cliente. Sendo assim, ao investir em benefícios e bonificações, não se esqueça da galera que está transportando a comida, ok?

8. Fique atento às avaliações online

Por fim, um dos segredos do sucesso de um restaurante (e consequentemente da melhora de seu atendimento ao cliente) é a preocupação com as avaliações feitas pela clientela. Reclamações e elogios têm o mesmo peso e devem ser considerados para que você saiba quais são os seus pontos fracos e fortes.

Por isso, esteja sempre de olho na opinião de quem já usufruiu de seus serviços e aprenda a filtrar o que realmente importa. Com as críticas, você tem todo o material necessário para melhorar e não repetir erros que, caso sejam frequentes, podem acabar com a sua reputação.

Como podemos ver, conseguir agilidade no atendimento ao cliente — mesmo no ambiente online e em delivery — é um grande desafio. No entanto, com uma boa organização e a colaboração de toda a equipe, é possível agradar à clientela e tornar o dia a dia no trabalho muito mais fluido e confortável para todos.

Conhece colegas que lidam com esses desafios em seu cotidiano? Então, que tal compartilhar este artigo em suas redes sociais para que eles também possam conhecer essas dicas? Assim, você ajuda outras pessoas. Até a próxima!

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