abril 16, 2021

Por que é tão importante apostar na automação para restaurante?

A tecnologia progride continuamente, por isso, é essencial atualizar a gestão do restaurante. As novas ferramentas digitais disponíveis ampliam oportunidades e tornam os processos de gerenciamento mais claros, concisos e ágeis. A automação para restaurante deixou de ser um ponto a mais, e é uma verdadeira necessidade para garantir consistência, confiabilidade e escalabilidade para o negócio.

Além disso, para se inserir no mercado e contar com as parcerias de aplicativos de delivery, é fundamental ter sistemas robustos para sustentarem as atividades, que são atravessadas pelo virtual. Neste conteúdo especial que preparamos, vamos apresentar diversas informações sobre a automação para restaurante. Venha com a gente para aprender mais sobre o tema!

Como a automação dos processos de um restaurante funciona?

A automação para restaurantes está presente em múltiplos contextos nos serviços de alimentação. Ela pode ser aplicada na otimização de uma série de processos. Veja, a seguir:

  • automação da reserva de mesas — processo indispensável, especialmente após a pandemia de coronavírus, que demanda um maior controle de contingente de pessoas no restaurante;
  • gestão de custos de alimentos — para avaliação da margem de lucro de cada prato, baseada nas análises do impacto de custo de mão de obra e dos custos fixos envolvidos no preparo de cada refeição;
  • gerenciamento de estoque — por meio da automação, o sistema permite programar adequadamente as compras, evitando faltas de ingredientes e, também, promovendo um manejo mais sustentável do abastecimento do estoque, e contribui no planejamento e nas compras em massa, facilitando a economia e minimizando os desperdícios;
  • gestão de relacionamento com o cliente — softwares de CRM armazenam informações sobre o consumidor, facilitando o atendimento personalizado;
  • gestão financeira, contábil e fiscal — facilita o alinhamento com as exigências das autoridades estatais e a manutenção de uma contabilidade estável e correta;
  • controle do processo de compras — faz apontamentos das necessidades de estoque e demandas baseadas em histórico e perfil de consumo do estabelecimento, além de dados sobre entrega, estoque e metas de vendas;
  • business intelligence — promove o gerenciamento de performance pela via de indicadores-chave de desempenho.

Assim, podemos dizer que a automação de processos contribui na tomada de decisões, no pensamento de rede em termos de gestão de franquias, ou dark kitchens, além de promover uma melhor experiência do usuário, facilitando o trabalho da sua equipe e simplificando o contato com o cliente.

Por que a automação para restaurante é tão importante?

A automação para restaurante permite facilitar diversos processos e ampliar a capacidade de atendimento. Vamos explicar melhor os benefícios que a inserção de tecnologia traz para o estabelecimento. Acompanhe!

Ajuda a evitar erros

Processos operacionais equivocados em meio a comandas de papel e informações dispersas são uma realidade constante nos restaurantes que não contam com o apoio da tecnologia. Depender muito de processos manuais também gera risco maior de falha nos lançamentos de dados em planilhas, o que traz problemas na contabilidade e na prestação de contas para o fisco.

Com a automação para restaurante, você conta com uma estrutura robusta e confiável de informações interconectadas. Dessa forma, é mais fácil analisar as variáveis e realizar os procedimentos operacionais da rotina no estabelecimento.

Agiliza os pedidos

A automação para restaurante proporciona condições de otimizar o fluxo operacional no estabelecimento, com informações integradas e plataformas velozes e responsivas. Assim, sua equipe fica instrumentalizada com as ferramentas necessárias para a realização das tarefas de forma mais rápida e precisa.

Destacamos que os dados entre setores são transmitidos com velocidade, proporcionando condições para o recebimento da demanda e a prontidão na comunicação com a cozinha, para o desencadeamento do preparo da refeição e o fornecimento da refeição pronta, ou encaminhamento de encomenda em um tempo que supera as expectativas do consumidor.

Aumenta o controle da gestão

A automação de processos permite ter dados em mãos, sendo mais fácil gerenciar a informação e coordenar as tarefas. Tudo é armazenado, registrado e integrado no sistema, fornecendo condições para o acesso a relatórios e indicadores de desempenho, o que facilita análises e estudos da realidade do negócio. O resultado disso é uma gestão mais robusta, com um maior controle das variáveis, coordenada em direção à produtividade e ao aprimoramento contínuo.

Traz modernidade ao atendimento

A oportunidade de fornecer atendimento com tablets, ou via dispositivos móveis no salão e no delivery, traz muitos resultados positivos para o negócio. Além de demonstrar a capacidade de atualização e abertura ao novo do restaurante, a medida permite agilizar o atendimento e promover uma maior rotatividade de mesas. Outro benefício desse recurso é a integração com a cozinha, facilitando o envio dos pedidos e evitando desencontros de informação. Dessa forma, os equívocos são minimizados, e os clientes ficam mais satisfeitos com o serviço.

Melhora a gestão de estoque

O gerenciamento de estoque também é beneficiado pela automação de processos. O mapeamento do estoque de restaurante tem que ser muito cuidadoso, com reposições regulares, para evitar desperdícios. A gestão tem que passar, também, por uma análise cuidadosa e estratégica dos itens mais pedidos e os de menor saída, para que o volume de itens comprados seja planejado de acordo com a demanda, minimizando os riscos de perda do alimento.

A automação de processos permite ter essas informações em mãos. Os softwares fornecem relatórios estruturados, que facilitam as análises e permitem um melhor planejamento com a gestão de estoque. O resultado são compras de acordo com a necessidade, na periodicidade adequada e com um bom aproveitamento dos itens.

Integra os processos

A logística dos processos no restaurante fica mais interligada, com diferentes dispositivos se intercomunicando. Para quem trabalha com sistema em nuvem, o processo é ainda mais fácil, pois você pode acessar a plataforma digital de qualquer dispositivo que tenha acesso à internet. Assim, você não precisa baixar softwares e fazer downloads de novas configurações, pois a empresa provedora do serviço atualiza o sistema por si própria.

A automação para restaurante permite ter distintos módulos que se intercomunicam. O lançamento de informação na área de estoque já gera uma atualização no financeiro, por exemplo. Isso otimiza a sua rotina e simplifica as tarefas no serviço de alimentação.

Aumenta a satisfação de clientes

A automação de processos permite oferecer um melhor atendimento, com a logística das atividades funcionando de modo mais ágil e rápido. As lacunas são eliminadas, dando lugar a um atendimento preciso e de prontidão. Os colaboradores têm melhores condições de trabalho, sendo que cada um tem a possibilidade de realizar suas atividades em um cenário mais estruturado.

O resultado disso é que cada funcionário pode focar melhor em realizar um bom serviço, pois os problemas e ruídos de comunicação são eliminados, o que proporciona uma melhor experiência do consumidor.

Como implementar a automação para restaurante?

A automação para restaurante deve ser implementada com um bom planejamento e uma pesquisa profunda, para encontrar o fornecedor de tecnologia que mais se encaixa às necessidades e à cultura do negócio. Todo o processo deve ser precedido de uma etapa diagnóstica, na qual há um mapeamento das dificuldades e lacunas enfrentadas na rotina do serviço de alimentação com os recursos e as tecnologias atuais. Essa análise vai servir de orientação para as pesquisas, auxiliando na realização de análises mais concisas e coerentes com a realidade do negócio.

Continuar com processos manuais no restaurante pode levar a um cenário de baixa capacidade de expansão e com grandes ruídos na comunicação. Isso gera um atendimento mais moroso e uma maior propensão a equívocos, desencadeando na progressiva perda de clientes para a concorrência.

A automação para restaurante demanda investimentos, mas gera grandes oportunidades para o empreendimento. Ela amplia a capacidade de atendimento e promove um gerenciamento mais robusto de todos os processos e as variáveis do negócio. Buscar essa alternativa é uma grande oportunidade de melhorar a qualidade dos processos e ter mais eficiência no serviço de alimentação.

Gostou de aprender sobre a importância de apostar na automação para restaurante? Aproveite e confira também nosso artigo especial sobre a transformação digital para estabelecimentos de alimentação!


Cozinhas eficientes posicionadas em locais estratégicos

Conheça nossas Dark Kitchens disponíveis em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Economize dinheiro e acelere o seu negócio de forma lucrativa com delivery. Não perca tempo, cadastre-se agora e receba o contato do nosso time com maiores informações!

Pronto para começar a cozinhar com a gente?

Pronto para começar a cozinhar com a Kitchen Central? Venha fazer um tour nas nossas cozinhas para delivery!

Nome
Sobrenome
Telefone pessoal
Email
Nome do Restaurante
Cidade de Interesse
Tipo de Restaurante
Função

Obrigado pelo seu contato.

Muito em breve nosso time entrará em contato para entender melhor suas necessidades.