Por que é tão importante apostar na automação para restaurante?

8 minutos para ler

A tecnologia progride continuamente, por isso, é essencial atualizar a gestão do restaurante. As novas ferramentas digitais disponíveis ampliam oportunidades e tornam os processos de gerenciamento mais claros, concisos e ágeis. A automação para restaurante deixou de ser um ponto a mais, e é uma verdadeira necessidade para garantir consistência, confiabilidade e escalabilidade para o negócio.

Além disso, para se inserir no mercado e contar com as parcerias de aplicativos de delivery, é fundamental ter sistemas robustos para sustentarem as atividades, que são atravessadas pelo virtual. Neste conteúdo especial que preparamos, vamos apresentar diversas informações sobre a automação para restaurante. Venha com a gente para aprender mais sobre o tema!

Como a automação dos processos de um restaurante funciona?

A automação para restaurantes está presente em múltiplos contextos nos serviços de alimentação. Ela pode ser aplicada na otimização de uma série de processos. Veja, a seguir:

  • automação da reserva de mesas — processo indispensável, especialmente após a pandemia de coronavírus, que demanda um maior controle de contingente de pessoas no restaurante;
  • gestão de custos de alimentos — para avaliação da margem de lucro de cada prato, baseada nas análises do impacto de custo de mão de obra e dos custos fixos envolvidos no preparo de cada refeição;
  • gerenciamento de estoque — por meio da automação, o sistema permite programar adequadamente as compras, evitando faltas de ingredientes e, também, promovendo um manejo mais sustentável do abastecimento do estoque, e contribui no planejamento e nas compras em massa, facilitando a economia e minimizando os desperdícios;
  • gestão de relacionamento com o cliente — softwares de CRM armazenam informações sobre o consumidor, facilitando o atendimento personalizado;
  • gestão financeira, contábil e fiscal — facilita o alinhamento com as exigências das autoridades estatais e a manutenção de uma contabilidade estável e correta;
  • controle do processo de compras — faz apontamentos das necessidades de estoque e demandas baseadas em histórico e perfil de consumo do estabelecimento, além de dados sobre entrega, estoque e metas de vendas;
  • business intelligence — promove o gerenciamento de performance pela via de indicadores-chave de desempenho.

Assim, podemos dizer que a automação de processos contribui na tomada de decisões, no pensamento de rede em termos de gestão de franquias, ou dark kitchens, além de promover uma melhor experiência do usuário, facilitando o trabalho da sua equipe e simplificando o contato com o cliente.

Por que a automação para restaurante é tão importante?

A automação para restaurante permite facilitar diversos processos e ampliar a capacidade de atendimento. Vamos explicar melhor os benefícios que a inserção de tecnologia traz para o estabelecimento. Acompanhe!

Ajuda a evitar erros

Processos operacionais equivocados em meio a comandas de papel e informações dispersas são uma realidade constante nos restaurantes que não contam com o apoio da tecnologia. Depender muito de processos manuais também gera risco maior de falha nos lançamentos de dados em planilhas, o que traz problemas na contabilidade e na prestação de contas para o fisco.

Com a automação para restaurante, você conta com uma estrutura robusta e confiável de informações interconectadas. Dessa forma, é mais fácil analisar as variáveis e realizar os procedimentos operacionais da rotina no estabelecimento.

Agiliza os pedidos

A automação para restaurante proporciona condições de otimizar o fluxo operacional no estabelecimento, com informações integradas e plataformas velozes e responsivas. Assim, sua equipe fica instrumentalizada com as ferramentas necessárias para a realização das tarefas de forma mais rápida e precisa.

Destacamos que os dados entre setores são transmitidos com velocidade, proporcionando condições para o recebimento da demanda e a prontidão na comunicação com a cozinha, para o desencadeamento do preparo da refeição e o fornecimento da refeição pronta, ou encaminhamento de encomenda em um tempo que supera as expectativas do consumidor.

Aumenta o controle da gestão

A automação de processos permite ter dados em mãos, sendo mais fácil gerenciar a informação e coordenar as tarefas. Tudo é armazenado, registrado e integrado no sistema, fornecendo condições para o acesso a relatórios e indicadores de desempenho, o que facilita análises e estudos da realidade do negócio. O resultado disso é uma gestão mais robusta, com um maior controle das variáveis, coordenada em direção à produtividade e ao aprimoramento contínuo.

Traz modernidade ao atendimento

A oportunidade de fornecer atendimento com tablets, ou via dispositivos móveis no salão e no delivery, traz muitos resultados positivos para o negócio. Além de demonstrar a capacidade de atualização e abertura ao novo do restaurante, a medida permite agilizar o atendimento e promover uma maior rotatividade de mesas. Outro benefício desse recurso é a integração com a cozinha, facilitando o envio dos pedidos e evitando desencontros de informação. Dessa forma, os equívocos são minimizados, e os clientes ficam mais satisfeitos com o serviço.

Melhora a gestão de estoque

O gerenciamento de estoque também é beneficiado pela automação de processos. O mapeamento do estoque de restaurante tem que ser muito cuidadoso, com reposições regulares, para evitar desperdícios. A gestão tem que passar, também, por uma análise cuidadosa e estratégica dos itens mais pedidos e os de menor saída, para que o volume de itens comprados seja planejado de acordo com a demanda, minimizando os riscos de perda do alimento.

A automação de processos permite ter essas informações em mãos. Os softwares fornecem relatórios estruturados, que facilitam as análises e permitem um melhor planejamento com a gestão de estoque. O resultado são compras de acordo com a necessidade, na periodicidade adequada e com um bom aproveitamento dos itens.

Integra os processos

A logística dos processos no restaurante fica mais interligada, com diferentes dispositivos se intercomunicando. Para quem trabalha com sistema em nuvem, o processo é ainda mais fácil, pois você pode acessar a plataforma digital de qualquer dispositivo que tenha acesso à internet. Assim, você não precisa baixar softwares e fazer downloads de novas configurações, pois a empresa provedora do serviço atualiza o sistema por si própria.

A automação para restaurante permite ter distintos módulos que se intercomunicam. O lançamento de informação na área de estoque já gera uma atualização no financeiro, por exemplo. Isso otimiza a sua rotina e simplifica as tarefas no serviço de alimentação.

Aumenta a satisfação de clientes

A automação de processos permite oferecer um melhor atendimento, com a logística das atividades funcionando de modo mais ágil e rápido. As lacunas são eliminadas, dando lugar a um atendimento preciso e de prontidão. Os colaboradores têm melhores condições de trabalho, sendo que cada um tem a possibilidade de realizar suas atividades em um cenário mais estruturado.

O resultado disso é que cada funcionário pode focar melhor em realizar um bom serviço, pois os problemas e ruídos de comunicação são eliminados, o que proporciona uma melhor experiência do consumidor.

Como implementar a automação para restaurante?

A automação para restaurante deve ser implementada com um bom planejamento e uma pesquisa profunda, para encontrar o fornecedor de tecnologia que mais se encaixa às necessidades e à cultura do negócio. Todo o processo deve ser precedido de uma etapa diagnóstica, na qual há um mapeamento das dificuldades e lacunas enfrentadas na rotina do serviço de alimentação com os recursos e as tecnologias atuais. Essa análise vai servir de orientação para as pesquisas, auxiliando na realização de análises mais concisas e coerentes com a realidade do negócio.

Continuar com processos manuais no restaurante pode levar a um cenário de baixa capacidade de expansão e com grandes ruídos na comunicação. Isso gera um atendimento mais moroso e uma maior propensão a equívocos, desencadeando na progressiva perda de clientes para a concorrência.

A automação para restaurante demanda investimentos, mas gera grandes oportunidades para o empreendimento. Ela amplia a capacidade de atendimento e promove um gerenciamento mais robusto de todos os processos e as variáveis do negócio. Buscar essa alternativa é uma grande oportunidade de melhorar a qualidade dos processos e ter mais eficiência no serviço de alimentação.

Gostou de aprender sobre a importância de apostar na automação para restaurante? Aproveite e confira também nosso artigo especial sobre a transformação digital para estabelecimentos de alimentação!

Posts relacionados

Deixe um comentário