Como encontrar oportunidades comerciais para seu negócio?

6 minutos para ler

É muito importante identificar oportunidades comerciais, sendo necessário conhecer o cenário macroeconômico e, principalmente, as tendências futuras. Para quem trabalha com restaurante, é preciso ter muita atenção, já que esse é um mercado que se atualiza com constância. Inovações sempre surgem e podem promover facilidade na rotina de trabalho. Além disso, se você não acompanhar as mudanças, o seu estabelecimento pode ficar obsoleto e pouco competitivo

Preparamos este conteúdo especial com diversas informações sobre como identificar oportunidades de negócios para o seu estabelecimento. Continue acompanhando para entender mais sobre o assunto!

Como encontrar oportunidades comerciais para o restaurante?

Há várias formas de encontrar oportunidades comerciais para o seu restaurante. Vamos explicar melhor o tema nos tópicos a seguir. Acompanhe!

Realize um diagnóstico

Certamente você enfrenta muitos problemas na rotina do restaurante. É preciso avaliar essas questões para o desenvolvimento de soluções. Algumas questões muito recorrentes são os horários de pico, em que o salão fica sobrecarregado e os pedidos de delivery também aumentam. Custos com aluguel e funcionários são, também, pontos relevantes e que geram grande impacto na contabilidade. 

Além disso, você pode estar em busca de ampliar o restaurante, atender mais pessoas e localidades, porém o investimento da iniciativa é muito alto. Outra questão importante associada ao assunto é que a pressão para reduzir preços é uma constante, já que os aplicativos de delivery deixam o segmento mais barato que o salão.

Avalie bem todos esses pontos, para buscar estratégias positivas para melhorar essas lacunas. As dark kitchens, por exemplo, são uma ótima alternativa para quem enfrenta essas dificuldades no dia a dia do restaurante. Vamos trazer mais dicas sobre o assunto e explicar sobre esse modelo de negócio a seguir.

Faça uma análise de mercado

A análise de mercado fornece informações estratégicas para a identificação de oportunidades para a empresa. Isso envolve reunir informações demográficas, para saber mais sobre faixa etária, preferências, potencial de consumo, interesses e hábitos de compra do público-alvo. É importante avaliar, também, o tamanho do mercado e o quanto o público em potencial está disposto a pagar.

Você deve buscar dados sobre o mercado, como os preços de serviços, a saturação em termos de disponibilidade de possibilidades semelhantes à sua ideia e a demanda pelo seu serviço ou produto. Algumas boas fontes de informações, nesse processo, são as redes sociais e o meio virtual.

Invista em um negócio inovador como as dark kitchens

As inovações buscam melhorar um processo já existente ou implementar uma proposta completamente nova no mercado. As dark kitchens são um exemplo de oportunidade no ramo alimentício que tem crescido exponencialmente nos últimos tempos, especialmente após a pandemia. 

Tratam-se de cozinhas otimizadas, preparadas exclusivamente para o delivery. Elas contam com uma estrutura pronta, e o dono do restaurante entra exclusivamente com o aluguel, a mão de obra e os ingredientes. É uma cozinha sem salão, preparada para o preparo de alimentos apenas para entregas. 

Essa possibilidade de empreendimento, ou de ampliação do restaurante, traz muitos benefícios, por contar com um investimento inicial muito mais baixo do que o restaurante convencional, além de ser uma ótima alternativa para fazer entregas mais rápidas, mesmo que o salão esteja cheio.

Outra questão relevante é que, no isolamento social implantado devido à pandemia de coronavírus, se adaptar a esse modelo de negócio é uma verdadeira necessidade. Isso acontece especialmente por causa do fechamento inicial dos restaurantes e da lenta reabertura, que conta com restrições que impedem o atendimento de um grande contingente de pessoas ao mesmo tempo.

Avalie se você tem relacionamentos que podem contribuir com a ideia

Contar com relacionamentos que possam contribuir com a ideia, como potenciais investidores, clientes ou fornecedores, é uma excelente alternativa para ter mais facilidade na implementação da proposta em seu restaurante. No caso das dark kitchens, a Kitchen Central é uma ótima parceria, que auxilia você na realização dos estudos do ponto ideal para delivery na região.

Analise a capacidade de gerenciar fluxo de caixa

É essencial ter capital disponível para o gerenciamento e a sustentação da nova ideia no início do processo, já que, no princípio, o retorno pode não ser tão rápido. Por isso, é importante ter alguma reserva ou formas de manutenção da oportunidade. A proposta das dark kitchens é bem positiva nesse ponto, porque o investimento inicial é pequeno, se comparado ao restaurante convencional. Além disso, se você já tem um restaurante, a matriz pode sustentar a dark kitchen no começo, sendo que ambas vão funcionar de forma complementar.

Veja as qualificações dos envolvidos

Neste ponto, é necessário avaliar se você já tem colaboradores com os conhecimentos necessários para o investimento na nova proposta ,ou se vai precisar capacitar o time, ou contratar mais pessoas. Faça estudos cuidadosos nesse processo, para que a implementação da ideia seja realizada com sucesso.

Como a Kitchen Central pode ser a melhor solução para encontrar oportunidades comerciais?

A Kitchen Central fornece cozinhas comerciais inteligentes, individualizadas e otimizadas exclusivamente para delivery. Contribuímos para o seu restaurante se conectar com uma rede maior de clientes, expandindo de maneira ágil e descomplicada. Nossas cozinhas são construídas para tornar a operação mais eficiente e integrada, de forma que o seu foco seja no preparo de pratos de ótima qualidade. 

Contamos com amplo controle sanitário dos nossos estabelecimentos e auxiliamos na realização dos estudos iniciais do ponto ideal para o delivery na região, para uma implementação bem-sucedida da iniciativa. Além disso, nosso apoio é personalizado de acordo com as necessidades dos pequenos e grandes negócios.

As ideias relacionadas ao empreendimento são várias, mas é preciso estruturá-las para criar oportunidades comerciais. Trabalhar com restaurantes traz vários desafios para a rotina, e é preciso ter atenção e buscar alternativas para as dificuldades encontradas. As dark kitchens são excelentes alternativas para expandir o estabelecimento com facilidade e menor investimento, um modelo de negócio moderno e que aumenta a capacidade de atendimento do restaurante. 

A Kitchen Central é a parceira ideal nessa trajetória, contribuindo para encontrar ótimas oportunidades comerciais e, consequentemente, a prosperidade e o sucesso do estabelecimento por meio de cozinhas comerciais otimizadas e estruturadas exclusivamente para delivery.

Gostou de aprender sobre como identificar oportunidades comerciais? Aproveite e entre em contato com a Kitchen Central. Teremos prazer em ajudar!

Posts relacionados

Deixe um comentário